A cozinha é sem dúvida o coração de uma casa. Local para execução das tarefas do dia a dia, mas também o ponto de encontro para reuniões familiares e com amigos nos momentos de lazer. A verdade é que a comida reúne as pessoas, e nos últimos anos, as mudanças no comportamento, acompanhadas de problemas inerentes às grandes cidades, como o trânsito e a violência, fizeram com que este espaço tivesse ainda mais destaque nos lares mundo afora.
No entanto, embora exerça grande importância na decisão de compra de um imóvel, a cozinha, assim como os demais ambientes da casa têm sofrido uma redução drástica de tamanho, e plantas menores pedem projetos inteligentes para valorizar o espaço e tornar o local, o mais funcional possível.
Para conferir sensação de amplitude e para não deixar a cozinha isolada do restante da casa, sempre que possível, as plantas integradas, ou as chamadas cozinhas americanas, são a melhor opção. Geralmente interligadas à lavanderia, também vale investir em uma bancada única e marcenaria que siga uma mesma linguagem para dar a sensação de um espaço maior e mais organizado.
Leia mais: 45 Inspirações Para Usar o Subway Tiles, o Azulejo do Metrô
Organização também é a palavra chave para espaços pequenos, em locais com capacidade menor de armazenamento, é muito importante repensar nos itens que são essenciais para o cotidiano e determinar o local onde cada coisa deve ser guardada. Cozinhas abarrotadas de coisas vão parecer menores, e sem dúvida, não são nada funcionais.
Leia mais: 32 ideias inspiradoras para usar porcelanatos na sala
Atenção também ao tamanho e posição dos eletrodomésticos da cozinha. Uma geladeira enorme pode ser o sonho de consumo de muitas pessoas, mas pode não funcionar tão bem em uma cozinha pequena. Uma boa ideia é tentar embutir alguns deles na marcenaria para dar a impressão de um ambiente mais limpo visualmente. Cooktop, coifa e micro-ondas podem ser colocados em uma ilha, por exemplo, que também pode receber banquinhos de um dos lados para realização refeições rápidas no dia a dia.
Confira 39 projetos de cozinhas pequenas com soluções inteligentes para se inspirar.
1. Cozinha escandinava, com nichos na ilha para decoração e armazenar atividades das crianças.
2. Cozinha de canto, toda em branco e com linhas simples para ampliar o espaço. Ilha central serve como apoio ao preparo de refeições e bancada de refeições rápidas.
3. Cozinha minúscula traz eletrodomésticos pequenos com ilha central que de um lado serve como espaço extra de armazenamento, do outro para refeições.
4. Um espaço pequeno não precisa ser branco. Nesta cozinha, os proprietários apostaram em elementos industriais e um toque de amarelo.
5. Cozinha com linhas retas, base em branco e madeira para aquecer o ambiente. Para fugir do básico, a aposta foi o revestimento azul, com paginação espinha de peixe.
6. Marcenaria de linhas retas ocupa todo espaço, do chão ao teto, e traz eletrodomésticos embutidos para deixar espaço livre nas bancadas. Mais uma vez, a escolha do revestimento foi pensada para criar um ponto de destaque.
7. Preto e Amarelo dão o tom desta cozinha compacta, além de segmentar as cores entre a parte de cima e debaixo, o armário superior é levemente menos profundo para garantir melhor circulação.
8. Neste espaço, cozinha e lavanderia foram totalmente integradas pela marcenaria e bancadas. Os moradores optaram pela ausência de puxadores, que além de conferir uma linguagem mais fluída do ambiente, também dá um toque retro.
9. A cozinha americana apresenta uma bancada estreita onde não seria possível incluir eletrodomésticos. A solução foi aproveitá-la para refeições rápidas e integrá-la ao estar, como espaço para apoiar pequenos objetos e decoração.
10. Em cozinhas pequenas, vale a pela aproveitar todos os espaços. Neste projeto moderninho, com armários em azul pastel e revestimento de metrô, o espaço sobre a geladeira recebeu uma adega e um nicho para decorações.
11. Superfícies espelhadas ajudam a ampliar ambientes.
12. Em estilo americano, este é um exemplo de como a iluminação pode ajudar a ampliar ambientes e tornar o espaço mais funcional. Neste caso, o teto inteiro traz spots de luz, na ilha central, os pendentes modernos conferem uma iluminação mais focada.
13. Outro exemplo de aproveitamento de espaço. Acima da geladeira o armário e o nicho podem guardar louças menos utilizadas no dia a dia e decorações, na parte lateral a marcenaria estreita foi reservada como despensa para temperos.
14. Eletrodomésticos e acessórios no mesmo tom da marcenaria ajudam conferir uma estética homogênea à cozinha pequena.
15. Com o desejo de ter uma ilha na cozinha, a aposta foi utilizá-la como elemento vazado para não dar a sensação de um espaço com muitas divisões. Os armários foram colocados até o teto, priorizando tons claros na parte superior para alongar o pé direito.
16. Apesar de pequena, esta cozinha com características industriais e tons de madeira apresenta soluções inteligentes. Os armários seguem até o teto e a ilha central foi delimitada em dois níveis, o mais alto para bancada de refeições rápidas e o mais baixo, para suporte nos preparos e armazenamento
17. Com bastante espaço para armazenamento, poucos e funcionais eletrodomésticos, a cozinha mescla revestimentos geométricos, madeiras quentes e tons claros.
18. Com paleta de cores básica, o projeto prioriza uma marcenaria menos profunda na altura da cabeça para trazer a sensação de mais espaço para circulação.
19. Cozinha brinca com a ideia de claro e escuro, com uma base branca e marcenaria escura com linhas retas.
20. Com temática industrial, esse projeto brinca com volumes, na qual os eletrodomésticos não são exatamente do mesmo tamanho dos eletrodomésticos. Para com a temática, cimento, preto e azulejo de metrô foram as escolhas do arquiteto.
21. Marcenaria Colorida também é permitida em espaços pequenos. Neste caso, a tom de azul harmonizou com as linhas retas e discretas do restante do projeto.
22. Vários elementos foram combinados de maneira harmoniosa. Destaque o tom de rosa da marcenaria, mesclado à madeira clara e geometria do revestimento.
23. Com leve toque e cor, na tonalidade verde menta, cozinha ganhou amplitude com entrada de luz natural através do cobogó, que separa sem isolar completamente a lavanderia.
24. A iluminação surge como aliada para valorizar espaços pequenos. Posicionada em três locais diferentes: geral colocada no teto, em rasgo na marcenaria para iluminar a bancada de trabalho e focada em pendentes para criar ponto de destaque na superfície de refeições.
25. Com estilo escandinavo, cozinha apresenta vários elementos em alta no décor: madeiras claras, tons de cobre e azulejo de metrô.
26. Cozinha moderna com marcenaria preta, tijolo aparente e toques de cor no mobiliário.
27. Projeto com temática industrial, com bancada central que abriga cooktop e coifa.
28. Iluminação embutida chama atenção para o pé direito alto. A Bancada de refeições foi integrada a uma área de apoio ao preparo dos alimentos.
29. Com marcenaria mais simples, os revestimentos são o ponto de destaque do projeto. Neste caso, organização e escolha de louças bonitas são essenciais para harmonia do ambiente.
30. Decoração escandinava traz a madeira como elemento de integração entre os ambientes. Abaixo da mesa, que ao mesmo tempo serve como ilha, projeto de marcenaria otimizou o espaço para armazenamento.
31. Projeto de cozinha escandinava, com modulação não convencional. O espaço ao centro foi aproveitado para inserir uma pequena mesa para refeições.
32. Projeto com inspiração industrial com toque de madeira. Eletrodomésticos de inox e pendentes com lâmpadas de filamento deram aspecto moderninho.
33. Cozinha escandinava com toques de madeira no mobiliário e pedra no frontão. Tons claros e iluminação natural tornam o espaço mais amplo.
34. Ilha central foi conectada a mesa de jantar, tornando possível aproximar as pessoas durante o preparo das refeições.
35. Cimento queimado pode ser um bom aliado na hora de conferir unidade a espaços pequenos, indo do chão ao teto, além de combinar com diferentes estilos de decoração.
36. O projeto mesclou diversos tipos de revestimentos para uma estética moderna: madeira, tijolos aparentes e concreto.
37. Inspiração escandinava, com muitos detalhes em latão.
38. A cor vibrante é o elemento de destaque desta cozinha pequena, que trás revestimentos e mobiliários mais básicos para balancear.
39. Linhas retas e toques de cinza chumbo tornam esta decoração moderna, os móveis brancos saltam da parede com iluminação embutida.