O que levar em consideração na escolha do revestimento monolítico

O Diore Floor, piso produzido a partir de resinas e granilhas de pedras naturais ornamentais, gabarita os principais requisitos   Nos últimos tempos, o desejo de valorizar a sensação de amplitude levou à popularidade do cimento queimado e do granilite. Classificados como revestimentos monolíticos, eles podem ser aplicados de forma contínua sobre o contrapiso, evitando […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 setembro 2024 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

O Diore Floor, piso produzido a partir de resinas e granilhas de pedras naturais ornamentais, gabarita os principais requisitos

 

Nos últimos tempos, o desejo de valorizar a sensação de amplitude levou à popularidade do cimento queimado e do granilite. Classificados como revestimentos monolíticos, eles podem ser aplicados de forma contínua sobre o contrapiso, evitando as temidas juntas ou emendas. 

Contudo, estes revestimentos apresentam um histórico preocupante de patologias, como fissuras e desplacamentos, decorrentes da difícil aplicação. Além disso, não são recomendados para ambientes úmidos, como banheiros, e áreas externas por sua porosidade. 

Esses são alguns pontos que precisam ser considerados ao escolher um piso monolítico. Em busca de uma alternativa mais completa, descobri o Diore Floor, produzido a partir de resinas e granilhas de pedras naturais ornamentais. Ele gabarita os principais requisitos para uma aplicação segura e um resultado satisfatório, como você confere a seguir: 

 

Cor e textura

Diferente dos demais revestimentos monolíticos, o Diore Floor é feito de granilhas de pedras naturais ornamentais selecionadas, o que resulta em um aspecto único, sofisticado e de qualidade superior. O efeito varia conforme a pedra escolhida, que além de trazer a beleza e o requinte da natureza, agrega luminosidade e energia ao projeto.

Enquanto o cimento queimado costuma estar associado ao estilo industrial e o granilite ao retrô, o Diore Floor está disponível em diversas cores e adequa-se a todos os estilos de decoração. Além dos tradicionais tons mais claros, beges e neutros, há também opções de terrosos, verdes, cinzas e vermelhos. 

 

Tipo de ambiente 

Enquanto muitos revestimentos monolíticos possuem contraindicações para aplicação em área externa, o Diore Floor pode ser assentado em ambientes internos e externos, valorizando a integração e sensação de amplitude. 

CONFIRA: 10 VANTAGENS DO DIORE FLOOR, PISO MONOLÍTICO COM FRAGMENTOS DE PEDRAS NATURAIS

Para aplicação em área externa, recomenda-se o uso de cores claras na versão monocomponente, com ótima resistência aos raios ultravioletas. Cores médias e escuras podem ser aplicadas em áreas internas e externas na versão bicomponente. 

 

Tráfego

Um dos grandes diferenciais do Diore Flor é a possibilidade de aplicá-lo em ambientes comerciais, industriais, jardins, calçadas e garagens. Isso só é possível graças à alta resistência ao impacto e à abrasão do revestimento. 

Vale ressaltar que, quando aplicado em superfícies externas ou áreas de alto tráfego, o revestimento tende a se tornar fosco com o tempo. Isso não altera ou afeta em nada a resistência, nem a durabilidade do revestimento, e há até quem prefira este efeito mais acetinado ao brilhante. Contudo, basta aplicar duas demãos de verniz para retomar o brilho inicial. 

 

Aplicação

A aplicação do Diore Floor é feita sobre o contrapiso, idealmente, de cimento, íntegro e coeso. Seguindo as instruções de Preparo do Produto e Aplicação, a liberação para tráfego de pessoas acontece em apenas 8 horas e, total, em 48 horas. O cimento queimado, por exemplo, pode ter um tempo de cura de até 30 dias. 

Em comparação às pedras naturais e ornamentais, o Diore Floor é uma alternativa mais leve, diminuindo o risco de sobrecarregar a estrutura em apartamentos e sobre laje. 

 

Manutenção

A facilidade de higiene e limpeza é algo comum a todos os revestimentos monolíticos, afinal, eles não possuem rejuntes para o acúmulo de sujeiras. Contudo, o cimento queimado tende a manchar com o acúmulo de água e o granilite a encardir com o tempo, exigindo maior esforço na faxina. 

A limpeza periódica do Diore Floor pode ser feita apenas com água e detergente neutro. Em áreas externas, caso necessário, é possível usar mangueira com água corrente ou máquina de pressão baixa com jato em leque aberto e distância superior a 40 cm. Quanto à manutenção, basta aplicar duas demãos de verniz a cada 2 ou 3 anos para renovar o brilho e aumentar a vida útil do revestimento. 

 

Sustentabilidade

As granilhas são fragmentos e partículas de pedras naturais ornamentais que seriam descartados pela indústria. Sendo assim, o Diore Floor é produzido a partir de um material reciclado e é uma excelente alternativa para quem deseja o efeito das rochas naturais, sem prejudicar o meio ambiente.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 setembro 2024 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais