Se você já passou por uma reforma de banheiro, sabe que a lista de compras parece sem fim. No geral, a obra começa pela escolha dos revestimentos para o piso, a parede e a bancada, incluindo todos os materiais necessários para sua instalação, como argamassa e rejunte.
Na etapa de acabamento, é necessário escolher o box; as louças, como cuba e bacia sanitária; os metais, como torneiras, misturadores, chuveiros e duchas; ralos para o escoamento de água; espelho; e luminárias.
E, se você pensou que os gastos acabavam por aí, sinto lhe informar: seu banheiro será pouco funcional sem os acessórios corretos, como uma lixeira ou um toalheiro. Na escolha, é fundamental levar em consideração o estilo da decoração, mas também a resistência desses acessórios à umidade, afinal, eles estarão expostos à água e ao vapor constantemente.
A seguir, confira acessórios para o banheiro que não podem faltar na sua lista de compras!
Saboneteira
Existem diversos acessórios voltados para o apoio do sabonete em barra ou armazenamento do sabonete líquido. Para garantir a melhor higiene, você deve adquirir um modelo para a bancada, voltado para a lavagem das mãos, e outro para a área de banho.
Para manter o sabonete seco, recomenda-se a fixação entre 75 e 90 cm em relação ao piso. No caso do box, é preferível instalá-la na parede oposta ao chuveiro, evitando os jatos de água.
Porta-escova
Além da saboneteira líquida, outro item indispensável próximo à cuba é o porta-escovas de dente. No geral, é possível adquiri-los em conjunto, garantindo uma harmonia entre os itens da bancada. Os meus favoritos são de cerâmica, mas há uma infinidade de materiais disponíveis nas lojas de construção e decoração.
Lembre-se que ele precisa ter espaço suficiente para tudo o que você pretende guardar, incluindo a pasta de dente, e ser fácil de limpar, já que é um acessório que tende a reter água.
CONFIRA: BANHEIRO PRETO: 27 IDEIAS ELEGANTES E DICAS PARA ADERIR À TENDÊNCIA
Papeleira
Como o próprio nome já diz, a papeleira serve como suporte para o papel higiênico. O modelo de parede é o mais convencional e deve ser instalado a uma altura de 50 ou 60 cm do piso, para garantir que o papel esteja sempre ao alcance das mãos.
Caso não tenha uma parede ou gabinete próximo à bacia sanitária, é possível adquirir uma papeleira de piso. Você pode posicioná-la ao lado ou um pouco à frente do vaso. Alguns modelos oferecem suporte para mais de um rolo, evitando o inconveniente de ficar sem papel.
Lixeira
As lixeiras de banheiro precisam ser práticas, fáceis de usar e higiênicas. É importante que o material escolhido seja resistente à umidade, como plástico, inox, metal ou acrílico. Considere apenas os modelos pequenos ou médios, de 3 a 5 litros, mesmo que seu banheiro seja grande. Se possível, evite o contato com a tampa optando por modelos com pedal ou sensores.
Porta-toalhas
Não adianta reclamar da toalha de banho em cima da cama se você não tiver onde pendurá-las! Existem alguns tipos de toalheiros de parede, mas os favoritos costumam ser o em barra, para esticar a toalha de banho e favorecer a secagem; e anel ou gancho para a toalha de mão ou de rosto. Caso prefira não furar as paredes, você pode escolher um modelo adesivo ou de apoio.
A altura de fixação também depende do tipo de toalha, mas no geral, é recomendada a instalação a 120 ou 130 cm do piso, confortável para um adulto pendurar e retirar a toalha, sem que ela toque o chão.
Se puder investir um pouco mais, considere a compra de um toalheiro térmico. Além de ser a aquisição perfeita para o inverno, somando uma camada de aconchego ao seu banho, ele é mais higiênico por acelerar a secagem das toalhas.
Cabideiro
Outro acessório fundamental para evitar brigas de casal é o cabideiro. Dessa forma, não há desculpa para deixar a roupa suja jogada no chão durante e após o banho. Os ganchos também podem ser utilizados para pendurar o roupão ou o cabide com roupa limpa. Tudo vai depender do local de instalação, mais próximo ou distante do box. A altura ideal normalmente gira em torno de 150 cm.
Nichos de produtos
Os nichos são compartimentos que podem ser acoplados à área do box para guardar produtos de higiene, como shampoo, condicionador e sabonete. Embora os modelos embutidos sejam mais práticos e bonitos, às vezes, a abertura de um buraco na parede não é possível.
Então, entram em cena os nichos de sobrepor, também conhecidos como porta-shampoo. Eles devem ser instalados a uma altura média de 120 a 150 cm, preferencialmente, em uma parede que não comprometa sua movimentação dentro do box. Os modelos de canto costumam ser uma excelente alternativa para banheiros menores.
Caso opte por não furar as paredes, procure por um modelo que possa ser encaixado no box ou na janela. Os modelos com ventosas ou adesivos devem ser usados com cautela, uma vez que a umidade constante pode comprometer a resistência do acessório a longo prazo.