A madeira plástica é um revestimento com texturas e cores muito semelhantes à madeira natural, com uma proposta inovadora e sustentável. O produto fabricado pela In Brasil é feito de polipropileno e polietileno reciclado, retirado de resíduos plásticos que seriam descartados pela indústria.
As vantagens são muitas: ela é resistente à umidade, imune a pragas e bolos, não solta farpas, tem parafusos ocultos e manutenção praticamente zero. Pode ser aplicada em deques, pergolados, bancos, mobiliários, fachadas, entre outros.
Como todo lançamento no mercado, é natural que surjam questionamentos, receios e mitos envolvendo o material. Sempre defendo que o conhecimento técnico é a chave para a especificação correta de revestimentos. Por isso, a seguir, respondo às principais dúvidas sobre madeiras plásticas.
- A madeira plástica esquenta?
Sim, quando exposta a altas temperaturas, a madeira plástica esquenta, pois não é um material atérmico. Contudo, nos testes de condutibilidade térmica, ela performa melhor do que a madeira natural por conduzir menos calor. Isso acontece porque o produto da In Brasil possui uma estrutura alveolar, ou seja, um vão interno entre os perfis favorece a circulação de ar, reduzindo o calor acumulado e resfriando mais rápido.
- A manutenção é difícil?
Pelo contrário! Ao optar por madeiras plásticas você reduzirá consideravelmente a manutenção em comparação à madeira natural envernizada. A limpeza pode ser feita apenas com água e sabão, e não é necessário lixar ou pintar. Além disso, a madeira plástica é mais resistente à exposição solar intensa e não desbota com o tempo. Caso deseje, é possível utilizar ceras para aumentar o brilho do revestimento.
CONFIRA: DEQUE DE MADEIRA PLÁSTICA: PAGINAÇÃO E ACABAMENTOS DE PERFIL
- Qual a durabilidade da madeira plástica?
Se o plástico leva, em média, 450 anos para decompor, podemos assumir que a durabilidade da madeira plástica é enorme. A In Brasil oferece 10 anos de garantia contra problemas de fabricação e 3 anos de garantia para a cor, dentro da escala 5deltaE, que cobre danos visíveis a olho nu. Caso opte por pintar o produto, saiba que isso implicará na perda de garantia.
- A madeira plástica é antiderrapante?
Frequentemente aplicada em deques e áreas externas, surge a dúvida se madeiras plásticas são resistente ao escorregamento. Ela não é considerada antiderrapante, porém a textura do revestimento, além de garantir um toque suave e agradável, proporciona maior aderência e estabilidade, mesmo molhado.
- A madeira plástica é mais cara do que a madeira natural?
Inicialmente, a madeira plástica pode ter um custo mais elevado do que a madeira natural. Quando consideramos as madeiras nobres, que apresentam maior resistência e qualidade, o valor de investimento é similar. De toda forma, em apenas 3 anos, o valor investido em manutenção de lixar e pintar todos os anos já supera a diferença. Ou seja, a longo prazo, as madeiras plásticas apresentam melhor custo-benefício.
- A madeira plástica é uma opção sustentável?
Existem várias madeiras plásticas por aí! Muitas delas levam PVC na composição, um material não reciclável que, quando queimado após o descarte, gera gases tóxicos e cancerígenos. A madeira plástica da In Brasil é feita apenas de plástico polietileno e polipropileno, materiais que iriam para aterros, além disso, não possui fibras naturais e nem serragem de madeira natural na composição. Sendo assim, ela é mais sustentável e ecológica que suas concorrentes.
Se tiver outras dúvidas, entre em contato com a In Brasil pelo Whatsapp, clique aqui.