A cada dois anos, durante o Salão do Móvel de Milão, acontece a Eurocucina, considerada a maior feira de cozinhas do mundo. Em 2024, a bienal aconteceu entre os dias 16 e 21 de abril, e ocupou os Pavilhões 2 e 4 do Rho Fiera, somando 24 mil m². Mais de 100 expositores trouxeram soluções de móveis planejados, sob medida e inovações tecnológicas.
Como vocês podem imaginar, são muitos estandes e lançamentos a explorar. Mas, como em toda feira, algumas tendências saltam ao olhar! É o caso das madeiras escuras, da laca de alto-brilho, dos metalizados e das muitas pedras naturais. A seguir, levantei as 6 principais tendências da Eurocucina 2024!
Tons escuros
As madeiras escuras foram levantadas como tendência já no início de 2024 e, de fato, dominaram os planejados da Eurocucina. Os tons de marrom mais fechados trazem um toque elegante à cozinha e as marcas expositoras demonstram como utilizá-lo sem pesar o ambiente.
Os padrões mais escuros também são ótimos para quem deseja reforçar a integração, pois disfarçam divisórias e portas. Na maioria das composições, são complementados por detalhes coloridos e metalizados, como na Cozinha Guadalupe, de AranCucine. As ranhuras e frisados foram outra alternativa adotada pelas marcas para trazer dinamismo aos armários escuros. Um exemplo é o padrão Bahia, lançamento da Leicht.
Para quem ama cores, o bordô e o verde foram as principais apostas deste ano. A Elica apresenta a cozinha Lhove, no qual um único eletrodoméstico combina cooktop, forno e exaustor. Embora o lançamento seja super tecnológico, o que chama a atenção é a cor intensa, mas atemporal.
Os verdes aparecem principalmente nas bancadas de pedra natural e nos armários, com destaque para os tons pistache, menta e sálvia. No quesito acabamentos, a laca alto-brilho foi a mais utilizada pelas marcas.
Portas curvas
Além de lindas, as ilhas centrais em formas orgânicas facilitam a circulação na cozinha e favorecem a integração. Agora, elas ficam ainda mais funcionais com as portas curvas. A novidade aparece em diversos estandes da Eurocucina, com ranhuras verticais que disfarçam as juntas entre os módulos e dão a impressão de uma superfície única.
Metalizados
O estilo industrial promete dominar a cozinha! Sabe aquelas cozinhas de restaurante com estrela Michelin que vemos nas séries? Elas parecem inspirar os lançamentos de grandes marcas de mobiliário!
A Vipp, especializada em metalurgia, traz sua terceira geração de módulos revestidos de alumínio anodizado natural, com perfis curvados nas bordas e efeito metálico. O aço inoxidável de alto desempenho é o destaque na coleção Atria, da marca Abimis, uma cozinha dedicada à arte da mixologia.
Integração entre cozinha e sala de jantar
Em busca da melhor forma de integrar cozinha e sala de jantar, as marcas oferecem diversas soluções envolvendo a ilha central. Muitas das configurações expostas incorporaram uma mesa redonda, quadrada ou retangular ao final da ilha, propondo uma forma descontraída, mas confortável de comer na cozinha
A cozinha Prime da Molteni&C é personalizável. Com gavetas mais largas e espaçosas, laterais em alumínio anodizado patenteado, mesa de lanche Dine e portas tridimensionais com efeito lacado, ela é uma excelente escolha para quem deseja integrar a cozinha ao living.
Outro lançamento feliz é a colaboração entre a designer Patricia Urquiola e a Signature Kitchen Suite. A marca de eletrodomésticos apresenta uma coleção exclusiva de armários texturizados e coloridos para o frigorífico conversível Undercounter. Dessa forma, é possível disfarçar os eletros em imóveis onde a cozinha e o living se confundem. Fala sério, quem não amaria ter um desse?
Referência à natureza
Falar sobre o uso de pedras naturais, madeira maciça e tons terrosos nas cozinhas é chover no molhado. Contudo, os materiais naturais seguem sendo um fio condutor para os revestimentos.
A Atlas Plan, por exemplo, lança o Negresco, porcelanato inspirado no granito brasileiro. O material apresenta veios brancos sobre um fundo preto profundo e detalhes sutis que remetem ao calor da pedra natural. Ele pode ser aplicado na bancada, na cuba e nos armários. Outra opção é o Boost Natural Pro Sand, com aspecto arenoso, que desperta calma, calor e leveza.
Inteligência artificial
Geladeira que troca de cor, cooktop que envia notificação quando o jantar está pronto, adega com diferentes zonas de temperatura para vinho branco e tinto… A inteligência artificial domina o universo das cozinhas e promete facilitar o dia a dia.
A Samsung apresenta um novo conceito Bespoke AI, uma expansão da conectividade não só na cozinha, mas também em toda a casa para facilitar a realização de tarefas domésticas. O produto que melhor representa isso é o forno, graças à função AI Pro Cooking. Se o forno estiver configurado para cozinhar um prato que lhe é familiar, utilizando o modo de cozimento, temperatura e tempo sugeridos, ele pode enviar notificações ao usuário para evitar que os alimentos queimem.
Enquanto a maioria das marcas de tecnologia buscam eficiência e controle remoto dos eletrodomésticos, a LG resolveu repensar a atmosfera da cozinha e os rituais diários. A marca apresenta a nova coleção de refrigeradores LG InstaView com MoodUP, com alto-falantes integrados e portas luminosas que variam de cor, controladas pelo aplicativo LG ThinQ. O refrigerador ainda facilita a visualização do interior: basta bater no painel de vidro para visualizar o que há dentro, evitando desperdício de energia.