Você sabe como é feita a instalação e a manutenção de ladrilhos hidráulicos?

Ladrilhos Hidráulicos: A Dalle Piagge ensina passos importantes de como fazer o assentamento, o acabamento e a manutenção corretos para aumentar a durabilidade do seu piso ou para orientar o seu cliente. Os ladrilhos hidráulicos são peças 100% artesanais, fabricados um a um, repletos de história, charme e valor. Desde o preparo das tintas até […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 17 fevereiro 2024 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Ladrilhos Hidráulicos: A Dalle Piagge ensina passos importantes de como fazer o assentamento, o acabamento e a manutenção corretos para aumentar a durabilidade do seu piso ou para orientar o seu cliente.

Ladrilhos hidráulicos colorido

(Foto: Dalle Piagge / Divulgação)

Os ladrilhos hidráulicos são peças 100% artesanais, fabricados um a um, repletos de história, charme e valor. Desde o preparo das tintas até a secagem final do produto, cada etapa requer uma técnica minuciosa para entregar aquele revestimento que vemos na prateleira. Mas, como sempre digo, de nada adianta investir em uma peça de qualidade e pecar na instalação. Para garantir um resultado excelente, você deve seguir à risca as instruções do fabricante para assentamento, acabamento e manutenção. 

Este é um assunto super técnico e, para me ajudar a esclarecer alguns pontos, procurei a Dalle Piagge, uma empresa com mais de 25 anos de mercado e experiência. Ninguém melhor do que eles para instruir quanto à instalação de ladrilhos, prevenindo erros e prejuízos nas obras. Juntos, elaboramos um passo a passo preciso e acessível para garantir um resultado impecável e atender sua expectativa! 

ladrilhos hidráulicos

(Foto: Dalle Piagge / Divulgação)

    1. Armazene corretamente os ladrilhos hidráulicos

Após a compra, armazene os ladrilhos hidráulicos em local coberto, preferencialmente, sobre paletes de madeira. Mantenha as caixas secas para evitar manchas no produto e ao retirá-las da caixa, mantenha as faces juntas para evitar riscos nas peças e evite empilhá-las de forma que o fundo encontre a parte superior de outra peça!

   2. Compre os insumos corretos

Use argamassa ACIII branca e desempenadeira dentada para assentar os ladrilhos. Por serem peças artesanais, você pode notar uma pequena diferença de espessura, que raramente ultrapassa 1mm ou 2mm, então use argamassa em “dupla colagem” para nivelá-los. 

Certifique-se de distribuir a argamassa uniformemente, especialmente nas extremidades para evitar rachaduras ou craquelados nas pontas, comprometendo a estética e a segurança do revestimento. 

     3. Atenção às juntas

O assentamento dos ladrilhos hidráulicos é feito com junta seca, ou seja, não existe um espaçamento recomendado entre as peças durante o assentamento, como acontece com a maioria das peças cerâmicas e porcelanatos. 

ladrilhos hidráulicos

(Foto: Dalle Piagge / Divulgação)

   4. Evite ferramentas abrasivas

Os ladrilhos hidráulicos são revestimentos artesanais, portanto, devem ser tratados com delicadeza. 

Caso utilize um martelinho de borracha no assentamento das peças, tenha muito cuidado, pois a força excessiva pode marcar as peças, causar fissuras e rachaduras. De preferência ao martelinho branco e, no caso do preto, proteja-o com um pano. Se no assentamento, a argamassa respingar, passe uma esponja umedecida com água, evitando que o produto penetre no revestimento. 

     5. Deixe as peças limpas, secas e sem pó

Retirada a sujeira mais grossa durante a aplicação, aguarde 48 horas para a secagem da argamassa. Então, é hora de deixar a superfície limpa, seca e sem pó para a aplicação da resina. Essa limpeza pode ser feita com vassoura de pelo ou lavagem com água e sabão neutro. Caso opte pela limpeza molhada, aguarde 72 horas antes de aplicar a resina, para garantir que a umidade absorvida pelo ladrilho evapore.

   6. Faça a impermeabilização assim que possível

Os ladrilhos hidráulicos são extremamente porosos enquanto não resinados. Para aplicar a resina, utilize rolo de lã de pêlo curto ou rolo epóxi, e passe sempre no mesmo sentido – vai e vem, nunca em cruz. Outros rolos podem soltar fiapos que comprometem a correta distribuição da resina sobre o ladrilho. Nesta etapa, são necessárias 2 demãos com intervalo de 8 horas cada.

CONFIRA: HISTÓRIA DO PRODUTO: LADRILHO HIDRÁULICO

Caso não possa resinar os ladrilhos assim que a argamassa secar, cerca de dois dias após a instalação, cubra com plástico liso e, por cima, coloque plástico-bolha e papelão. Nunca coloque o papelão diretamente sobre o piso de ladrilhos, pois a tinta pode manchá-los caso o papelão molhe. Pelo mesmo motivo, não utilize o jornal para cobrir os ladrilhos. E lembre-se: não cubra os ladrilhos se estiverem molhados ou úmidos! 

ladrilhos hidráulicos

(Foto: Dalle Piagge / Divulgação)

   7. Rejunte as peças

Após 8 horas da primeira demão de resina, aplique o rejunte (basta fazer uma pasta com pó de rejunte, igual ao preparo de rejuntes convencionais, e aplicá-lo entre as peças) e limpe o excesso durante o processo. Aguarde de 6 a 8 horas antes de aplicar a segunda demão de resina.

Os ladrilhos hidráulicos por serem produtos artesanais podem apresentar pequenas diferenças (em média de 1mm) e, mesmo sendo assentados com junta seca, é essencial rejuntar para cobrir essas possíveis frestas.

   8. Segunda mão de resina

Aplique a segunda mão de resina na mesma direção da primeira e aguarde mais 8 horas antes de pisar nos ladrilhos. Caso precise cobri-los, aguarde no mínimo 72 horas. Os móveis também só podem ser colocados no ambiente após 72 horas. 

   9. Comprometa-se com a manutenção do seu ladrilho hidráulico

Um piso bem instalado não é suficiente para garantir estética e funcionalidade a longo prazo. O que o morador faz no dia a dia tem igual impacto sobre a durabilidade do ladrilho. Por isso, evite arrastar móveis e eletrodomésticos sem panos por baixo; coloque feltro protetor nos pés de mesas e cadeiras; lave apenas com água e sabão neutro; e aplique cera líquida incolor com rodo e pano úmido uma vez por semana ou quando o piso começar a perder o brilho. 

   10. Adeque os cuidados à área de aplicação

Algumas áreas demandam mais cuidados com o seu ladrilho hidráulico. É o caso do box do banheiro, uma área molhada sujeita a produtos químicos. Ao invés da resina tradicional, é recomendado tratar o ladrilho com cera em pasta a cada 3 meses. 

Em locais de alta circulação, como espaços comerciais, lave o piso com esfregão e vassoura de pêlo, utilize uma enceradeira com disco branco uma vez por mês para limpeza leve e aplique uma cera de auto-tráfego, que irá evitar marcas de sapatos.

Em síntese, seguir essas orientações garantirá não apenas uma instalação adequada dos ladrilhos hidráulicos, mas também sua durabilidade e beleza ao longo do tempo. 

A atenção aos detalhes desde o armazenamento até os cuidados pós-instalação é fundamental para assegurar a satisfação do cliente e a integridade estética do espaço. 

Ao adotar práticas cuidadosas de manuseio, seleção de materiais e procedimentos de manutenção, vocês estarão contribuindo para a preservação e valorização desse patrimônio arquitetônico único que são os ladrilhos hidráulicos. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 17 fevereiro 2024 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais