Piso retificado: o que é, vantagens e desvantagens

Com acabamento reto e preciso, o porcelanato retificado é a opção mais uniforme para sua obra No universo dos porcelanatos, o piso retificado é aquele com acabamento reto e preciso das bordas. No mercado, ele concorre com o bold, cujas extremidades são levemente arredondadas e as peças apresentam pequenas variações nas dimensões.  Essa irregularidade das […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 23 fevereiro 2024 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Com acabamento reto e preciso, o porcelanato retificado é a opção mais uniforme para sua obra

Os porcelanatos retificados valorizam a sensação de amplitude nos ambientes (Foto: Portobello / Divulgação)

No universo dos porcelanatos, o piso retificado é aquele com acabamento reto e preciso das bordas. No mercado, ele concorre com o bold, cujas extremidades são levemente arredondadas e as peças apresentam pequenas variações nas dimensões. 

Essa irregularidade das bordas é uma característica da própria cerâmica. Durante a fabricação, quando a massa do porcelanato vai para queima, o crescimento é variável. Para garantir peças milimetricamente padronizadas, as marcas desenvolveram uma nova etapa na fabricação: a retífica. Nela, discos diamantados de vários tamanhos são utilizados para desgastar as bordas. Daí veio o nome retificado. 

Acima, peça retificada. Abaixo, peça bold (Foto: Divulgação)

Pode parecer um detalhe pequeno, mas quando partimos para o assentamento, as bordas do porcelanato fazem toda a diferença. Peças bold exigem maior quantidade de rejunte a fim de compensar as pequenas diferenças na dimensão e no formato, podendo chegar a juntas de até 5 mm.  

No porcelanato retificado, essa distância cai para apenas 1,5 mm, com juntas quase imperceptíveis. Isso porque os cortes precisos e o lixamento cuidadoso permitem um encaixe perfeito entre as peças no assentamento. 

CONFIRA: 5 REVESTIMENTOS COLORIDOS DA PORTOBELLO PARA A SUA CASA

Ah Lilian, então o porcelanato retificado é sempre melhor do que o bold? Não necessariamente! A escolha entre um acabamento ou outro depende do briefing sensorial do cliente, onde consideramos o perfil do morador como um todo, incluindo hábitos, desejos e sonhos. Na prática, não há restrições de uso com relação às bordas do porcelanato: a aplicação é definida pelo fabricante a partir do acabamento da superfície (polido, acetinado, externo, etc). 

Projeto de Ana Paula Onzi com piso retificado da Portobello (Foto: Felipe Araújo / Divulgação)

Se o seu cliente valoriza um estilo clean, uniforme e limpeza, certamente, o porcelanato retificado atenderá as expectativas. Juntas menores dão a impressão de que o piso ou parede foi revestido com uma peça única, valorizando a sensação de amplitude. Com menos juntas, também temos uma economia de rejunte e facilidade na limpeza, uma vez que a sujeira tende a se acumular justamente nesses pontos. 

O porcelanato bold traz um acabamento mais natural. Portanto, é muito comum especificá-lo em áreas externas, que combinam com essa estética. Obviamente, ele apresenta um preço mais acessível do que o piso retificado. Além da etapa extra na fabricação, o piso retificado exige uma mão de obra especializada, que consiga instalar as peças bem próximas e valorizar o efeito pretendido. Niveladores de piso e ferramentas específicas geralmente são necessários. 

O porcelanato bold traz uma estética mais retrô e natural, que cabe em diversos projetos (Foto: Portobello / Divulgação)

Todos esses custos devem ser levados em consideração na escolha entre um porcelanato retificado e bold. Além disso, é responsabilidade do arquiteto ou profissional responsável pela obra informar o cliente sobre o tamanho e quantidade de rejuntes, sempre mantendo as expectativas alinhadas às características do material. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 23 fevereiro 2024 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais