Nada como um churrasco no fim de semana para recarregar as energias. Com a popularidade das cozinhas integradas e áreas gourmet em casas e apartamentos, as churrasqueiras ganharam cada vez mais destaque na arquitetura e no design de interiores.
Para além do modelo tradicional de alvenaria, com os clássicos tijolinhos, as churrasqueiras ganharam inúmeros modelos e materiais, incluindo opções a gás e elétricas. Na hora da escolha, é importante considerar o espaço disponível, a ergonomia, as normas do prédio e, claro, as especificidades de cada revestimento.
Além de resistente a altas temperaturas, o revestimento das churrasqueiras devem ser de fácil manutenção e limpeza. Aqui no Revestindo a Casa, já falei sobre o assunto. A seguir, confira 40 churrasqueiras modernas para se inspirar!
CONFIRA: REVESTIMENTOS PARA A ÁREA DA CHURRASQUEIRA
- No projeto do escritório TR Arquitetura, a área da churrasqueira recebeu pedra natural Miracema, enquanto a bancada é de mármore branco Paraná. A bancada amadeirada de melamina oferece praticidade às refeições.
- No projeto do arquiteto Jean Felix, um grande pergolado de estrutura metálica e madeira traz conforto ao espaço gourmet, composto por churrasqueira e forno de pizza. A mesa de madeira foi restaurada. Ao fundo, parede de pedras portuguesas feita por um artista local.
- A churrasqueira de granito, já existente no imóvel, ganhou a companhia de cozinha gourmet, no projeto do escritório de arquitetura Contrera e Biarari. O piso escuro no chão ajuda a disfarçar a sujeira.
- No projeto do escritório AD|VP Arquitetura, a mesma pedra Taj Mahal da cozinha segue para a área gourmet, que tem churrasqueira e uma grande mesa de jantar para receber amigos e família.
- Na reforma comandada pela arquiteta Jac Ferreira, a churrasqueira de alvenaria com acabamento de cimento queimado recebeu fundo de azulejos. A bancada de granito branco Itaúnas funde-se ao carrinho multifuncional.
- Com acabamento em aço inox e vidro, a churrasqueira se funde ao revestimento rústico do frontão e à marcenaria em carvalho europeu. Projeto do escritório AS Arquitetas S.
- Acabamentos escuros são ideais para churrasqueiras, pois disfarçam a sujeira e a gordura. No projeto do escritório Wenk & Gama, o frontão contrasta com o piso de mármore Travertino Romano Bruto.
- No projeto da arquiteta Leticia de Nóbrega, a churrasqueira também é um prolongamento da bancada, com divisória de vidro para segurar a sujeira e a fumaça.
- Na área externa projetada pela arquiteta Barbara Dundes, a parede da churrasqueira foi revestida de pedra moledo, que dá um ar de casa ao apartamento.
- No projeto do escritório Cacau Ribeiro Interiores, a área de churrasqueira a gás é ligada à cozinha, com armários em tons terrosos.
- No projeto do escritório Piacesi Arquitetura, o revestimento escuro é uma escolha elegante para a churrasqueira e a bancada. A composição é arrematada pelo frontão com azulejos cinzas.
- No living projetado pelo escritório Hortis Arquitetura, a churrasqueira é perfeitamente integrada à cozinha com base de alvenaria e gavetões no mesmo acabamento dos armários.
- No projeto do escritório Si Saccab, o sofisticado nicho cinza na marcenaria guarda a churrasqueira e a pia.
- Para dar um toque de cor à área gourmet, a arquiteta Flavia Theo apostou nos azulejos de metrô azuis para revestir o frontão da pia e a parede de fundo da churrasqueira.
- Integrada com a sala, a churrasqueira tem um fechamento de drywall com uma placa anti-chamas para cobrir a coifa. Projeto do escritório Degradê Arquitetura.
- Em torno da churrasqueira despojada, com azulejos estampados, as arquitetas do Studio Tangram criaram um armário e pensaram na ventilação na porta para vazar o calor do braseiro.
- Os azulejos azuis com estampas geométricas são o grande destaque nessa churrasqueira projetada pelo Studio Tangram.
- Em uma pegada mais industria, a churrasqueira do escritório Pixel Arquitetura é revestida com cimento queimado e fechamento de vidro.
- No projeto do arquiteto Leo Romano, a cozinha foi integrada à sala de estar e segue a mesma linguagem, com madeira e tons claros. No canto, uma churrasqueira elétrica criou uma pequena área gourmet.
- No projeto do escritório Pascali Semerdjian Arquitetos, apesar de linda, a churrasqueira fica escondida por portas-camarão no dia a dia.
- Na área gourmet projetada pela arquiteta Simone Saccab, a churrasqueira e coifa pretas ganham destaque.
- No projeto da arquiteta Ana Toscano, a churrasqueira foi instalada no bloco de madeira freijó ripada, que se liga à pia, cuja parede recebeu azulejos.
- A área gourmet externa projetada pelo escritório ACF Arquitetura tem churrasqueira americana Viking Range e revestimentos geométricos da Portobello.
- No terraço reformado pelo escritório Beta Arquitetura, a área gourmet ganhou bancadas de porcelanato e churrasqueira a gás, super práticos.
- A madeira prevalece na área externa projetada pelo Brise Arquitetura. Para a área gourmet bem equipada, elas desenharam uma mesa-ilha com rodízio, que funciona como apoio nos dias de churrasco e se transforma em bar de drinques nos dias de festa.
- Na cobertura do casal de arquitetos Gustavo Figueiredo e Lívia Fischer, a churrasqueira com marcenaria executada de carvalho, bancada de granilite, banquetas e tijolos à vista compõem um mix de texturas.
- Neste projeto da arquiteta Renata Spinelli, o cinza predomina na varanda gourmet. Com revestimento e eletrodomésticos sofisticados, o espaço ainda contém uma grande bancada para preparar e apreciar as refeições.
- O projeto com estilo urbano e assinado pelo escritório Studio Ro+Ca trouxe um pouco “da rua” para a churrasqueira com o uso de néon, tijolos e paredes de concreto.
- O escritório Asenne Arquitetura optou por uma decoração minimalista em todo o apê. A madeira nogueira natural na área social traz sobriedade e elegância.
- A arquiteta Ju Muchon criou um pergolado confortável e espaçoso com churrasqueira, forno de pizza e cooktop, sem fechar demais o ambiente. O piso cinza contrasta com o ladrilho hidráulico verde, que demarca o pergolado.
- No projeto da arquiteta Marina Carvalho, o armário ripado abaixo da churrasqueira é, na verdade, uma porta com fecho-toque, que esconde o nicho de alvenaria para guardar carvão.
- Para quem tem bastante espaço, uma churrasqueira como a escolhida pelos escritórios Plure Arquitetura e Rocco Arquitetos é ideal.
- A marmoraria da varanda, feita com granito São Gabriel escovado, ganha destaque com o revestimento ripado da churrasqueira. Projeto do escritório H.Ortis Arquitetura e Design.
- No projeto do escritório Bianchi & Lima Arquitetura com churrasqueira esculpida no revestimento da parede, a área externa ganhou status minimalista com uma paleta quase monocromática.
- A churrasqueira de alvenaria convencional foi substituída por um modelo pronto de bancada no projeto da arquiteta Thaisa Bohrer.
- A churrasqueira mantém o tom branco predominante no espaço assinado pelo Studio Deux, e contrasta com o papel de parede de folhagens.
- O mix de revestimentos é o grande destaque da área gourmet projetada pela arquiteta Gabriela Prado, com armários superiores e bancada com ripado de madeira.
- A churrasqueira integrada à cozinha era o principal desejo dos clientes do escritório Studio Vista Arquitetura. O cimento queimado dá um toque industrial ao decór.
- A varanda, que se integra ao estar e à cozinha, abriga a churrasqueira revestida de pedra nero marquina levigada, que confere um ar sofisticado ao projeto da arquiteta Barbara Dundes.
- No projeto do escritório Voa Arquitetura, a área da churrasqueira ganha destaque com bancada de granilite e piso de mosaico português.