Os porcelanatos ficaram famosos por sua capacidade de reproduzir com perfeição pedras naturais, como o mármore. Este padrão ficou conhecido como porcelanato marmorizado. Porcelanatos marmorizados caracterizam-se pelos veios marcados e conferem um ar mais elegante a qualquer ambiente.
Em termos de absorção e resistência, o porcelanato é considerado um dos melhores materiais que existem para a sua casa, sendo possível utilizá-lo tanto em áreas internas, como externas. Feito a partir de uma mistura de argilas, feldspatos, quartzos e outros materiais, o porcelanato é submetido a uma temperatura de mais de 1300 ºC em seu processo de fabricação. O resultado é uma peça compacta, rígida e homogênea, que leva um corte totalmente reto.
Suas vantagens sobre o próprio mármore são o custo-benefício, pois porcelanatos marmorizados costumam ser mais baratos que a própria pedra; e a porosidade, já que o mármore é um material que absorve mais água e líquido que o porcelanato, muitas vezes sendo contra-indicado para áreas molhadas, como banheiros e cozinhas.
Um dos porcelanatos marmorizados mais famosos reproduz o mármore calacata, com fundo branco e veios cinzas. Sem dúvida, você já deve ter se deparado com este revestimento em banheiros e cozinhas e, realmente, acreditou se tratar de uma rocha natural. Mas se você prefere algo menos clássico, saiba que é possível encontrar peças nos mais diferentes tons e acabamentos, com destaque para os polidos e acetinados.
A seguir, confira 40 ambientes com porcelanato marmorizado para aderir à tendência!
- Localizado na praia, a praticidade na limpeza do apartamento era fundamental para os moradores. Para isso, o escritório ETC. Arquitetos optou pelo porcelanato com efeito marmorizado.
- A cozinha do arquiteto Leo Romano recebeu módulos brancos e revestimento marmorizado na península, bancadas e frontão da pia, criando uma unidade visual.
- No projeto do escritório C2H.atelier de arquitetura, os banheiros da casa receberam um porcelanato marmorizado com veios cinza, adequado para a área do box.
- O arquiteto Daniel Wilges elegeu uma paleta de tons frios, com diversos tons de cinza em contraste com os tacos de madeira das áreas sociais. A bancada leva revestimento marmorizado claro.
- No projeto do arquiteto Diego Serra, a bancada branca e o revestimento branco marmorizado das paredes combinam com o cinza da marcenaria.
- Na cozinha reformada pelo escritório Sotaque Arquitetura, os proprietários já tinham em mente o porcelanato marmorizado com fundo preto e veios brancos e alaranjados.
CONFIRA: COMO SABER SE UM PORCELANATO É DE QUALIDADE? SAIBA O QUE CONSIDERAR NA HORA DA COMPRA!
- No projeto do Estúdio Urbhá, a cozinha aberta para a sala recebeu porcelanato branco marmorizado nas bancadas, frontão e piso. O restante dos móveis da cozinha são brancos, com detalhes em madeira.
- Como a ideia do escritório FPBF Arquitetura & Design era um projeto claro, que passasse a sensação de amplitude e valorizasse a iluminação natural, o piso escolhido foi um porcelanato marmorizado claro.
- Na cozinha do escritório Arquiteto em Casa, os armários com molduras e a bancada em porcelanato marmorizado dão um toque clássico aos azulejos de metrô.
- Na suíte do escritório Bohrer Arquitetura, a madeira aquece a cabeceira com painel de porcelanato marmorizado. Os pendentes dourados realçam a sofisticação do revestimento escolhido.
- O banheiro reformado pelos arquitetos Marcelo Rosenbaum e Guto Requena ganhou porcelanato marmorizado em todas as superfícies, incluindo, piso, paredes e bancada.
- Pensando na funcionalidade e fácil manutenção, o porcelanato no padrão mármore calacata reveste o piso de toda a área social do apartamento assinado pela arquiteta Priscilla D’Atillio.
- Na sala de tv do escritório Mouve Arquitetura, o painel de porcelanato com padrão marmorizado traz sofisticação ao ambiente.
- No projeto do Estúdio Urbhá, a estrutura revestida de porcelanato marmorizado reforça a integração entre ambientes, utilizada como banco na sala de jantar e apoio na sala de TV.
- No projeto do escritório Compondo Arquitetura, piso, parede e bancada foram revestidos de porcelanato marmorizado.
- No projeto da arquiteta Gabriela Casagrande, a bancada marmorizada permite que as pessoas conversem da cozinha, da sala de estar ou do jantar.
- Para quem prefere veios menos marcados, o piso em porcelanato bege levemente marmorizado é uma excelente opção. Projeto do arquiteto Henrique Ramalho.
- A cozinha azul marinho era um sonho do casal. Para trazer um toque clássico, a arquiteta Letícia de Nóbrega escolheu o revestimento marmorizado para bancada e frontão.
- No projeto da arquiteta Cristiane Furlan, a sala de jantar tem buffet suspenso – com detalhe em porcelanato marmorizado – e bar embutido com iluminação.
- Neste banheiro assinado pelo escritório Korman Arquitetos, o nicho está inserido de forma delicada e com bordas saltadas na parte superior, feito com porcelanato marmorizado.
- O Atelier C2H.a fez um trabalho de perfeita harmonia ao explorar os diferentes tons de cinza. Os armários tem uma marcenaria cinza, com uma bancada de pedra branca, enquanto o piso e a parede central levam revestimentos marmorizados.
- Nesta cozinha assinada pela arquiteta Ana Rozenblit, do Spaço Interior, a marcenaria traz um toque de serenidade, enquanto a bancada de granito e o piso de porcelanato garantem a praticidade que o ambiente exige.
- O Estúdio Tupi trouxe para esta cozinha uma nuance mais acesa do verde-musgo, que combina com o revestimento marmorizado da parede e da bancada.
- A cozinha verde menta, com puxadores retrô, harmoniza com o piso marmorizado. Projeto do escritório PB Arquitetura.
- Um closet planejado branco com puxadores prata e superfície com efeito marmorizado transmite uma sensação de elegância e sofisticação. Projeto do OKA Arquitetura.
CONFIRA: 35 PISOS MARMORIZADOS PARA VOCÊ USAR NO SEU PROJETO
- No banheiro da arquiteta Daniela Coli, a área de banho é ampla com dois chuveiros e uma banheira na extensão. Toda a área foi revestida de porcelanato marmorizado.
- Para uma entrada imponente, todo o pé-direito foi revestido com porcelanato marmorizado no projeto de Renata Marques.
- Na cozinha da arquiteta Larissa Reis, o marmorizado com veios marcados foi combinado ao fendi dos armários e ao carvalho natural.
- No projeto da arquiteta Laura Florence, a abertura no centro da marcenaria ressalta o revestimento marmorizado da parede e expõe a prateleira, onde foram acomodados alguns livros.
- No projeto do Studio Livia Amendola, repare como a TV foi fixada em um painel central de melamina no padrão marmorizado, dando mais destaque à ela.
- Nos acabamentos escolhidos pela arquiteta Angelina Bunselmeyer, destaque para a combinação do piso de porcenalato marmorizado com madeira freijó.
- Azulejos, ripas de madeira, cimento queimado, aço e porcelanato marmorizado. Vários materiais configuram uma mistura de texturas harmônica nesta cozinha integrada projetada pelo escritório Paula Costa Arquitetura.
- No projeto de Ana Lucia Salama e Gerson Dutra de Sá, o porcelanato marmorizado do piso se repete na parede do bar.
- No projeto do arquiteto Alexander Kozlov, o destaque fica por conta dos azulejos marmorizados instalados como tijolinhos.
- No projeto da arquiteta Amanda Miranda, os porcelanatos marmorizados nas paredes, com formato grande, redobrou a sensação de amplitude e claridade do espaço.
- Nessa área gourmet, a arquiteta Mari Milani combinou a cor pêssego com o porcelanato marmorizado e os armários em cinza na parte inferior.
- Neste projeto de Daniel Bolson, a bancada de porcelanato marmorizado apoia desde o trabalho na cozinha até o bar no living.
- Em sua participação na Casacor SC, o Studio Allure criou um banheiro aberto para o quarto, revestido com porcelanato marmorizado.
- No ambiente de Daniele Franco para a CASACOR Brasília, a arquiteta combinou madeira e porcelanato marmorizado.
- Para compor a cenografia estimulante do Wine Bar Pra Lá de Marrakech, Alessandra Casagrande escolheu um porcelanato com efeito marmorizado. Inspirado no mármore Venato Black.