Costumo dizer que os banheiros são o “calcanhar de Aquiles” dos projetos de arquitetura e designer de interiores. Quantas vezes visitamos apartamentos com áreas sociais e íntimas incríveis, mas que deixam a desejar nos banheiros e lavabos? Muitas vezes isso acontece por falta de conhecimento técnico, que impede os profissionais de ousarem e criarem propostas únicas.
De fato, os banheiros representam um desafio maior com relação à segurança e durabilidade dos revestimentos frente à umidade constante. Enquanto papéis de parede, madeiras, vínilicos e laminados são expressamente proibidos em áreas molhadas, é perfeitamente possível aproveitá-los em lavabos.
Como esses ambientes são voltados para o uso da bacia sanitária e a lavagem das mãos, é necessário apenas que os pisos, bancadas e paredes sejam resistentes a respingos de água, o que permite inovar na escolha de acabamentos.
Outra queixa que sempre recebo dos meus alunos diz respeito às dimensões atuais dos lavabos, cada vez menores. Algumas técnicas simples que valorizam a amplitude, como utilizar o mesmo revestimento em paredes e bancadas ou o uso de espelhos, ajudam a driblar essa sensação claustrofóbica.
Confira a seguir 60 ideias de lavabos pequenos para se inspirar!
No lavabo do hotel Chez Marie Sixtine, o marmorite preenche todas as paredes. A cuba de metal, a torneira de aço, o espelho arredondado e o lustre pendente complementam o ar vintage.
Borboletas e flores em um fundo preto dão vida a este lavabo compacto assinado pelo escritório A+G Arquitetura. O espelho aumenta a sensação de espaço e mostra ainda mais a estampa escolhida, criando um belo efeito.
Na reforma comandada por Victoria Sass, diretora de design do Prospect Refuge Studio, o lavabo faz referência ao estilo da década de 1970, com tons terrosos e piso verde, em alusão ao folk.
Neste projeto do Studio Tack, o minimalismo dá as mãos ao retrô e resulta em um lavabo excepcional. A parede de azulejos rosa claro se estende até a metade da parede, que por sua vez, é tomada por um azul profundo.
Por que se limitar a usar papel de parede apenas nas paredes se ele também pode estar no teto? Este projeto do AF MM Studio prova que a ideia dá certo e fica belíssima.
Um tom rosado tinge as paredes deste lavabo, criado pelo escritório Díptico Design de Interiores. As louças e metais de linhas minimalistas complementam o décor.
A arquiteta Luiza Andrade utilizou sobras de tacos de madeira para criar um deck na pia do lavabo, e revestimentos com uma tonalidade menos intensa, para que o espaço pequeno não ficasse esteticamente sobrecarregado.
Além do papel de parede com folhagens maximalista, que por si só cria impacto visual, este projeto do escritório GG Arquitetura ainda conta com o neon pink para arrematar o décor.
CONFIRA: 12 LAVABOS COLORIDOS PARA SE INSPIRAR
A designer de interiores Juliana Pires, do JP Studio, aplicou granilite no piso e em meia parede do lavabo, complementando-a com azul escuro e tom canela no teto.
No seu lavabo, a arquiteta Ana Paula Rezende, sócia do Pocket Decor, manteve um papel de parede estampado pré-existente. O impacto causado pelas padronagens ganha equilíbrio com os objetos e acabamentos em tons neutros.
Madeira, cinza e nude desenham este lavabo elegante e com texturas aconchegantes do Estúdio Barino. O cimento queimado do piso é contraposto ao pequeno formato e ao papel de parede aplicado na parede.
Idealizado pelo Studio Pepe, este lavabo é um convite ao lúdico. A pintura geométrica na parede é irreverente e convidativa, se estendendo à estrutura da janela, aproveitada como apoio para os vasos.
Com a base branca, o grande trunfo deste lavabo projetado pelo Estúdio Penha são as tubulações de cobre expostas.
Duas das paredes deste lavabo receberam o papel de parede de flores com fundo preto. O teto e outra parede ganharam pintura laranja para arrematar o décor com criatividade. Projeto de Pistache Arquitetura.
A paleta monocromática deste lavabo, criado pela dupla do escritório 2lgstudio, revela um aspecto sofisticado do décor. O vermelho terroso aparece em todas as superfícies, desde o piso de ladrilhos desenhados às paredes, até o armário ganhou o mesmo tom.
O branco toma conta deste lavabo, criado pelo escritório Andre Piva Arquitetura. Sem puxadores, os armários de desenho simples são uma alternativa para quem prefere o estilo minimalista.
Este lavabo com paleta clara recebeu papel de parede que mais parece uma ilustração feita à mão. O estilo delicado do traço combinou perfeitamente com a suavidade do ambiente projetado pelo Tapa no Visu.
Com louças e a bancada em mármore branco, o escritório Mouve Arquitetura trouxe personalidade ao décor com um papel de parede geométrico e mudanças sutis, como pendentes com lâmpadas de LED e metais em dourado fosco.
Projetado pela arquiteta Paula Magnani, este lavabo tem ares sofisticados, graças à bancada de mármore branco, complementada pelo pendente de cristal e pelos metais.
No projeto assinado pela designer de interiores Jae Joo, a paleta de cores puxada para tons naturais é destacada pelo papel de parede floral, feito à mão pelo Gracie Studio.
Assinado pela arquiteta Vivian Coser, este lavabo ganhou um revestimento especial para as paredes: pastilhas que lembram madrepérola.
A cuba, os metais e a luminária com aspecto envelhecido, assim como o espelho que lembra uma janela, imprimem ares de uma antiga fazenda no lavabo da arquiteta Bia Hajnal.
Um agradável ar praiano invade este lavabo, criado pela arquiteta Marcia Muller. O tom palha colore as pequenas pastilhas na parede, o piso e a bancada de mármore travertino.
O arquiteto Lucas y Hernández-Gil criou um lavabo lúdico com tons saturados. Os azulejos alaranjados formam uma redoma de cor viva, complementada pela tinta em tom sobre tom. Para finalizar, a estrutura retrátil de ferro foi pintada de azul klein para dar ainda mais destaque ao ambiente.
A arquiteta Daniela Funari uniu a estética do cimento queimado ao mármore branco, toques de madeira e bacia sanitária em preto. Na parede do espelho, as formas dos azulejos triangulares criam uma brincadeira geométrica.
Trazido de Londres, o papel de parede que reveste o lavabo tem desenhos de palmeiras em tons frios de azul. A cor foi escolhida pela arquiteta Fernanda Medeiros para equilibrar os elementos de madeira.
O lavabo do arquiteto Charles Inglis tem um rasgo que contribui para a iluminação natural. O mármore branco que segue da bancada à parede e o piso de madeira clara valorizam a atmosfera relaxante.
O lavabo, assinado pela designer de interiores Julie Hillman, foi todo trabalhado a partir do papel de parede desenhado à mão com cerejeiras japonesas. Na composição, detalhes em dourado e bege completam a decoração.
A bancada de madeira com acabamento rústico se destaca sobre as texturas de cimento queimado, que cobrem o piso e as paredes do lavabo projetado pelo arquiteto Bruno Moraes.
A protagonista deste lavabo com estética minimalista, assinado pelo escritório PB Arquitetura, é a cuba, que cria um volume visual no ambiente.
O lavabo, projetado pelo escritório Space Exploration, apostou em um papel de parede degradê da Calico Wallpaper. As nuances sutis destacam a belíssima cuba esculpida no mármore preto com detalhes em branco e dourado.
Este lavabo, criado pela marca de tintas Benjamin Moore, é todo tomado por um verde petróleo que preenche a estrutura de madeira e o papel de parede floral.
O lavabo da designer de interiores Lauren Ashley recebeu uma pia de pedra que destaca-se ainda mais com a presença do latão na torneira, no registro e no sifão – todos dourados.
No lavabo da boutique Facile, o destaque é a pintura de parede com formas orgânicas. Várias pinceladas de azul, amarelo, preto e vermelho, além de bolinhas de diferentes tamanhos, criam uma decoração instagramável.
No projeto do estúdio Hancock Desing, louças clássicas, metais dourados e arquitetura tradicional ganham um companheiro de peso: o tropicalíssimo papel de parede.
Os revestimentos geométricos em candy colors transformam o lavabo do escritório Pohio Adams Architects. O millennial pink toma conta dos azulejos quadrados colocados irregularmente em uma faixa da parede enquanto o piso de hexágonos abre espaço para o verde e o branco.
Os arquitetos Carlos Duarte e Juliana Nogueira trouxeram muita rusticidade ao lavabo. Com bancada de concreto, a parede de pedras chama atenção junto à cuba esculpida com tora.
Projetado pelo escritório AR Arquitetos, o lavabo é uma caixa toda revestida de bordô, com ladrilho hidráulico no piso e nas paredes. Em contraste, cuba de pedra Nanoglass.
No apartamento alugado, a moradora não podia trocar os revestimentos do lavabo. A solução encontrada pelo escritório Triart Arquitetura foi cobrir o piso de granito e os azulejos das paredes com tinta epóxi verde.
O decorador Luiz Otávio Debeus transformou o lavabo do apê alugado com recurso inusitado. Revestiu as paredes e o gabinete com o tecido estampado impermeável.
No projeto do escritório FGMF, o parquet original do apartamento foi reproduzido para levar ao lavabo a linguagem do living. Além do piso, o material reveste a parede atrás da bancada de granito preto.
No lavabo do escritório Studio Vista Arquitetura, a parede colorida em um tom alaranjado traz unidade aos tons neutros do piso, metais e bancada.
No projeto do escritório Macaxá Arquitetura, o ladrilho hidráulico na cor ferrugem destaca a parede do fundo do ambiente, enquanto o piso foi substituído por porcelanato.
Forrado com um delicado papel de parede, o lavabo exibe o espelho com moldura entalhada, resultando num visual clássico, assinado pela designer de interiores Fernanda Pessoa.
Também no estilo clássico, o lavabo da arquiteta Lica Cukier ganhou parede de arabescos e espelho antigo garimpado no bairro paulistano Bixiga.
No projeto do Estúdio Penha, o lavabo é revestido de azulejo cerâmico que brinca com o efeito óptico.
Na reforma comandada pelo escritório Ao Quadrado Arquitetura, como o apartamento era novo, os banheiros estavam em ótimas condições. No lavabo, a bancada, os metais e a iluminação foram trocados, e as paredes ganharam textura de cimento.
No lavabo do arquiteto Felipe Rassini, as paredes receberam textura Stuccato, enquanto a bancada é de mármore navona, composição que segue a paleta da área social
CONFIRA: 18 PISOS PARA O BANHEIRO E O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ÁREA DO BOX
Neste projeto do escritório Mestisso Arquitetura & Interiores, a bancada do lavabo recebeu vaso com arranjos secos e suporte de sabonete estilizado
No projeto do Estúdio Urbhá, o ponto mais colorido da casa fica no lavabo, que aproveita toda a força do vermelho.
Ao entrar no lavabo do apartamento projetado pelo escritório Pixel Arquitetura, as paredes chamam a atenção. Elas foram revestidas por seixos telados que, combinados à madeira e às plantas, trazem bem-estar ao espaço.
A pintura no teto, assinada pela artista Marcela Amaro, juntamente ao revestimento na parede e a bancada de granilite, forma um espaço único. Na porta, o tom azul marca a entrada do espaço projetado pelo escritório Pixel Arquitetura.
No lavabo projetado pelo Estúdio Minke, o ladrilho hidráulico geométrico no piso e na parede é o destaque do ambiente. A pia esculpida é de pedra ardósia.
Em busca de uma estética natural, o escritório Mandril Arquitetura optou por uma parede de pedra moledo, onde está a bancada de Neolith, com um tipo de deque de madeira desenhada pelo escritório.
No lavabo, a arquiteta Ana Toscano aproveitou bancada, cuba e metais, e acrescentou um novo gabinete de laca branca frisada, seguindo a linguagem de todo o apartamento. As paredes receberam papel de parede no tom azul, imprimindo personalidade ao ambiente.
O lavabo projetado pelo escritório Figueiredo Fischer, fechado por uma porta mimetizada no painel de madeira do living, tem cuba esculpida de mármore.
O lavabo do escritório Rogoski Arquitetura chama a atenção com detalhes pretos na marcenaria e nos metais, seguindo a ilustração do papel de parede.
No projeto do escritório Ester Monteiro Arquitetura, o granito flameado branco dá unidade para a área externa e foi aplicado também na parede e na bancada do lavabo.
Com revestimentos básicos, a bancada colorida deixou o lavabo mais moderno e despojado no projeto do escritório Doux Arquitetura.