Cozinhas modernas confira a seguir 82 projetos incríveis para se inspirar!
Independente da relação que o morador estabelece com a cozinha, este é um ambiente extremamente nobre da casa. É claro que alguém que ama cozinhar e receber costuma estar mais disposto a investir nos acabamentos deste ambiente. Mas não saber fritar um ovo não é mais motivo para ignorá-lo na reforma.
Isso porque, cada vez mais, a cozinha aparece integrada à sala de estar e ao living de casas e apartamentos. Essa estratégia favorece a sensação de amplitude em imóveis cada vez menores, mas também agrega mais exposição a um ambiente que, antes, poderia ficar escondido das visitas.
As opções de revestimento para cozinhas modernas são muitas: porcelanatos, ladrilhos hidráulicos, azulejos, pastilhas, pedras naturais e materiais sintéticos apresentam prós e contras, mas todos podem conferir um resultado estético agradável quando consideramos as devidas normas de segurança.
Uma questão muito comum em casas e apartamentos antigos é a presença de revestimentos, armários, louças e metais datados, que entregam a idade daquele ambiente. Com a estética retrô em alta, é possível reaproveitar muitos desses itens na reforma e ter cozinhas modernas, combinando-os a opções mais atuais.
Se você deseja dar um toque mais moderno à sua cozinha, confira a seguir 82 projetos incríveis para se inspirar!
- No projeto do escritório Ao Quadrado Arquitetura, os armários da cozinha são de MDF laqueado de verde fosco. A bancada flutuante em forma de ‘L’ invertido tem bordas chanfradas no mesmo granito da área de cocção, cujo backsplash ganhou revestimento no estilo metrô.
- No projeto do escritório Rauen Garbers, a bancada tem um tampo de madeira ebanizada engastado no bloco de mármore, como se estivesse flutuando.
CONFIRA: PORCELANATO PARA COZINHA: CONFIRA 10 LANÇAMENTOS DA PORTOBELLO
- A cozinha projetada pela arquiteta Thaísa Bohrer foi integrada à sala de estar e traz tons de preto e branco em contraste com o piso de madeira.
- No projeto da arquiteta Daniela Danta, a bancada de mármore demarca a área gourmet com churrasqueira, mas mantém a integração dos ambientes sociais.
- A bancada com cooktop desta cozinha foi feita de alvenaria, com acabamento de cimento, e se tornou o ponto de partida do projeto do escritório LCAC Arquitetura.
- O escritório Tripper Arquitetura abriu a cozinha para a sala e deu toques industriais à cozinha com esquadrias, armários e bancadas pretas.
- O projeto do escritório Altera Arquitetura traz uma solução para cozinhas modernas sem espaço para mesa de jantar: a bancada tem abertura para as cadeiras.
- Na cozinha projetada pelo Estúdio Mova Arquitetura e Design, um móvel flutuante delimita o espaço, serve como balcão de apoio e ainda abriga uma adega de vinhos.
- No projeto do escritório InTown Arquitetura, a ilha da cozinha tem uma extensão de madeira, que funciona como mesa de jantar.
- O azul é o destaque na cozinha do escritório Base Arquitetura. A cor aparece no painel de azulejos e na marcenaria.
- No projeto do arquiteto Gustavo Hadler, toda a marcenaria foi executada em lâmina de madeira natural freijó e MDF laqueado verde com detalhes de serralheria na prateleira suspensa. O resultado fica ainda mais aconchegante com plantas.
- A ilha com ampla bancada de aço inox reforça o estilo industrial da cozinha projetada pelo escritório Memola Estúdio e pelo arquiteto Vitor Penha, com vigas e pilares expostos.
- Os azulejos coloridos dão um toque despojado à cozinha do Estúdio BRA, que ganhou armários suspensos no mesmo tom de azul claro.
- Um projeto minimalista não deixa de ser moderno. Na reforma comandada pelo escritório Fantato Nitoli Arquitetura, a parede de tijolinhos criada pelo escritório foi pintada de branco.
- No projeto do escritório CoDA Arquitetos, o granito branco Itaúnas foi usado na bancada do banheiro e da cozinha para garantir unidade no projeto.
- Na cozinha do escritório Zalc Arq, a bancada de madeira ripada e uma estrutura suspensa de serralheria trazem movimento para a composição.
- No projeto do escritório Paiva e Passarini, a madeira escura emoldura a cozinha verde-água com azulejos no frontão e marcenaria colorida.
- O escritório Beta Arquitetura combinou a bancada de granito com estrutura metálica preta.
- A cozinha do arquiteto Leo Romano recebeu módulos brancos e revestimento marmorizado na península, bancadas e frontão da pia, criando uma unidade visual.
- A cozinha minimalista projetada pelo arquiteto Rafael Zalc recebeu a península arredondada de Corian, material que permite moldar formas.
- Para dar um ar mais divertido à cozinha, o escritório Matú Arquitetura criou uma marcenaria curva. O cooktop instalado na bancada permite cozinhar de frente para área social.
CONFIRA: 18 SOLUÇÕES DIFERENTES PARA OS ARMÁRIOS DA COZINHA
- No projeto do Studio 3.7 Arquitetura, o concreto aparente ganha um visual mais sofisticado com a bancada de mármore.
- A cozinha projetada pelas arquitetas Livia Dalmaso e Duda Senna tem uma península arredondada no mesmo tom de verde dos armários.
- No projeto da arquiteta Flávia Theodorovitz, o material escolhido para a bancada foi o quartzo branco, pedra industrial mais acessível que o granito.
- Neste projeto do escritório FGMF, a cozinha feita de aço inox pela Brera e Mekal recebeu bancada de Dekton.
- Nesta cozinha, a designer de interiores Rachel Molinaro optou pelo Corian, material termomoldável, versátil e muito higiênico para a bancada e a cuba.
- Nesta cozinha pequena, as arquitetas Jéssica Lucas e Débora Terra, do Studio 92, criaram um ambiente suave com marcenaria azul-clara.
- A marcenaria desenhada pelo escritório Loft87 tem nichos para os eletrodomésticos, uma opção para quem tem pouco espaço de circulação. O piso hexagonal traz dinamismo ao cimento queimado.
- No projeto de Pedro Haruf, o frontão com pequenos azulejos brancos e rejunte preto realça a marcenaria escura.
- Com cores vibrantes e armários de vidro, a cozinha é o coração deste apartamento. O projeto do escritório Mentô Arquitetura inclui uma bancada para pequenas refeições.
- No projeto do escritório ISE Arquitetura, a bancada com corte triangular foi acoplada a uma mesa de madeira para pequenas refeições.
- No projeto do escritório Tatiane Waileman Arquitetura, o verde do sofá foi replicado nos ladrilhos da cozinha e cria uma unidade com as plantas.
- Diferentes tons de verde se destacam no projeto do escritório MARCOZERO Estudio, com marcenaria colorida e churrasqueira revestida de azulejos.
- Os painéis de madeira marcam a lateral dessa cozinha. Nele, estão embutidos a despensa, os eletrodomésticos e até mesmo um louceiro. Projeto do escritório Bloco Arquitetos em colaboração com o Casulo Arquitetura.
- Uma forma de delimitar ambientes é utilizar diferentes pisos, como fez o Studio Ark. A integração fica por conta da lâmina de madeira do ambiente, que se estende até a sala. A ilha é feita de ultracompact e a cuba de Corian.
36.O efeito quadriculado do revestimento branco e do rejunte preto dá destaque à cozinha da arquiteta Kika Tiengo.
- Para ganhar espaço nessa cozinha, o escritório ACF Arquitetura criou prateleiras verdes cobertas apenas por um vitrô deslizável. Nas alturas, também fica o micro-ondas, a fim de liberar o espaço da pequena bancada.
- No projeto das arquitetas Marcela Madureira e Lorenzza Lamoglie, o porcelanato escuro delimita a área molhada e guia o tom dos armários e da bancada.
- O frontão revestido de azulejos de metrô guia a paleta cinza da cozinha no projeto moderno e funcional da arquiteta Renata Spinelli.
- Para economizar espaço, o arquiteto Renato Mendonça reúne em uma única bancada todos os elementos práticos – pia, fogão, armários baixos e espaço para refeições.
CONFIRA: 11 COZINHAS COM BANCADAS DE GRANILITE
- O arquiteto Gabriel Cordeiro trouxe uma solução para quem aprecia a estética da cozinha integrada, mas não gosta do cheiro de comida: a divisória em vidro.
- A marcenaria curva da cozinha foi a solução encontrada pelo escritório Apó Arquitetura para melhorar a circulação e fluidez no apê de 45 m² .
- O arquiteto Gustavo Palma apostou em uma paleta sóbria e um toque industrial, com portas de serralheria com vidro canelado.
- No projeto da arquiteta Flávia Franco, a iluminação em LED destaca a cozinha integrada à sala, com papel de parede de floresta.
- Os azulejos no tom rosa são o destaque desta cozinha, cujos armários superiores com pouca altura criam um contraponto sóbrio. Projeto do escritório Studio 92 Arquitetura.
- A cozinha projetada pelo escritório Antonio Armando de Araújo Arquitetura é compacta, porém funcional. Tons de cinza foram aplicados para transmitir maturidade e estabilidade.
- Na cozinha do Studio Muy Arquitetura, a mesa de jantar foi acoplada à cristaleira. Este mesmo móvel central camufla a geladeira na parte interna.
- A integração entre copa e cozinha pode otimizar o espaço na casa, como no projeto de Newton Lima.
- Neste projeto do arquiteto Gabriel Fernandes, a mesa de jantar lúdica ganha destaque na cozinha com acabamentos brancos.
- No projeto do escritório Tria Arquitetura, o piso foi revestido com azulejos geométricos.
- O projeto assinado pela arquiteta Flávia Theodorovitz tem frontão de azulejos hexagonais e dois tons na marcenaria, mostrando que é possível combinar madeira e preto.
- Branco e azul remetem ao clima mediterrâneo no projeto do escritório Fantato Nitoli Arquitetura.
- Na cozinha americana do escritório Lene Arquitetos, a meia parede do frontão foi feita com subway tiles e tinta azul.
- A arquiteta Marina Carvalho criou uma cozinha cozinha alegre, porém não muito chamativa, usando nos armários uma mescla entre azul bem claro e marinho.
- O arquiteto Isay Weinfeld integrou a lavanderia à cozinha através da marcenaria, com porta-camarão para esconder a área de serviço.
- A cozinha reformada pelo escritório Drops Arquitetura tem uma ilha central com espaço generoso para refeições rápidas.
- Sofisticado, o projeto do escritório Entre Arquitetos tem pia, frontão e balcão de mármore bardiglio.
- Com um toque retrô, essa cozinha tem como ponto de partida o verde celadon, que remete às patisseries francesas. Os puxadores no tom cobre trazem um toque industrial e moderno aos armários. Projeto da arquiteta e designer de interiores Barbara Jalles.
- A marcenaria lilás traz mais personalidade para a cozinha projetada pelo escritório Debaixo do Bloco, com ladrilho hidráulico no piso.
- Na cozinha assinada pelo escritório Mais Alma Arquitetura, a ilha abriga parte de módulos dos armários e serve para um apoio de refeições rápidas.
CONFIRA: 25 IDEIAS DE COZINHAS COM LADRILHOS HIDRÁULICOS
- Na cozinha projetada pelo arquiteto Fernando Luiz Dal Bosco prevalecem os tons claros, que destacam as banquetas e luminárias em palhinha.
- Na reforma do 3P Studio, as bancadas de pedra ardósia foram reaproveitadas e combinadas ao revestimento quadriculado.
- A marcenaria escura da cozinha projetada pela arquiteta Mariana Olha funciona como um contorno de destaque para a área funcional da cozinha.
- No projeto do Voilà Studio os tons terracota e louro-freijó nos armários se contrapõem à bncada de concreto e ao revestimento verde-claro, criando uma cozinha cheia de estilo.
- No projeto dos arquitetos Frederico Bicalho e Luciana Araújo, o granito preto florido, que lembra mármore, toma conta das bancadas e da parede onde está localizado o armário, também preto.
- No projeto assinado pelo Studio Vista Arquitetura, a marcenaria cinza tem detalhes em madeira, como é o caso do nicho que abriga plantas e livros de receita.
- A cozinha assinada por Paula Costa combina diversos revestimentos, como os azulejos geométricos no frontão, ripado de madeira na parede, Dekton na bancada e cimento queimado no teto.
- Na cozinha projetada pelo Estúdio Glik de Interiores, o tom cinza dos armários planejados segue o porcelanato do piso, que imita o quartzito.
- No apartamento da Triart Arquitetura, a cozinha verde equilibra os elementos frios do projeto, incluindo o concreto, o cimento e o aço.
- A madeira cabreúva nos nichos e os puxadores de latão conferem uma dose de sofisticação ao projeto de Mona Singal e Rafael Zalc.
- A obra de Tarsila do Amaral, “Abaporu”, ajudou o arquiteto Renato Mendonça a definir a paleta só com cores primárias da cozinha. A bancada da pia é de granilite.
- Para uma cozinha prática e funcional, o escritório Bloco Arquitetos optou por revestir toda a bancada e o frontão com granilite industrial.
- No projeto do escritório Forma 011, a pedra da bancada, que ocupa o lugar da antiga parede, é de quartzstone light grey.
- A marcenaria desenhada pelo escritório Macaxá Arquitetura foi executada com fórmica verde pastel, laca cinza e folha de madeira carvalho americano. Os tampos são de quartzo branco.
- No projeto do escritório Beta Arquitetura, a cozinha ganhou armários planejados, bancada e paredes de quartzo calacata.
- O projeto do arquiteto Daniel Wilges priorizou um cômodo moderno com linhas simples e tons de cinza em contraste com o ar nostálgico do imóvel.
- Concreto, madeira e pedra natural se misturam à marcenaria dos armários executados com placas de Valchromat vermelho e pau-ferro. Projeto dos arquitetos do Studio Carlito e Renata Pascucci. Perfeito para cozinhas modernas com toque rústico.
- No projeto do Studio Guadi, o subway tiles foi combinado a um frontão liso do mesmo tom, para facilitar a limpeza.
- Na cozinha assinada pela arquiteta Renata Gaia, a bancada em aço inox complementa a bancada preta com frontão em azulejos de metrô.
- O projeto do Studio Guadix comprova que a marcenaria clara é sempre uma boa aposta para combinar revestimentos escuros e ótimos para cozinhas modernas.
- No projeto do escritório Fingers Design, a marmoraria da bancada e da lixeira embutida foram executadas pelo morador.
- Para encerrar essa lista, minha própria cozinha. O elemento vazado, da Zebra.design, delimita a lavanderia. A bancada da cozinha foi trocada, assim como as portas e os puxadores dos armários