Em tempos de apartamentos e ambientes compactos, uma lavanderia externa pode ser um verdadeiro privilégio. Mas as roupas estendidas ao sol são, na realidade, um alerta para arquitetos e engenheiros civis redobrarem a atenção na especificação dos revestimentos.
Isso porque, como um espaço aberto, a lavanderia externa está sujeita às mais diversas intempéries climáticas, incluindo a chuva, que resulta na formação de lâminas de água. Essa circunstância permite classificá-la como uma área molhada, excluindo uma série de revestimentos disponíveis no mercado.
Antes mesmo de avaliar a porosidade da peça, o principal ponto de atenção ao especificar revestimentos para áreas molhadas é a segurança dos moradores. É responsabilidade do profissional prevenir escorregamentos e acidentes quando o piso estiver molhado. O que, mesmo sem considerar a chuva, já é super comum no processo de lavar roupas.
Coeficiente de atrito
O coeficiente de atrito é o parâmetro utilizado para medir a resistência do revestimento ao escorregamento. A lógica é simples: quanto maior o atrito, menor o escorregamento. Assim, conseguimos dividir os pisos conforme o risco que eles apresentam a acidentes quando molhados.
Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), um piso antiderrapante é aquele que apresenta coeficiente de atrito maior ou igual a 0,4. Esta informação deve ser encontrada na descrição do produto.
- Pisos com coeficiente de atrito < 0,4: recomendados para instalações normais, que não demandam maiores cuidados com segurança;
- Pisos com coeficiente de atrito entre 0,4 a 0,7: recomendados para locais onde se requer resistência ao escorregamento;
- Pisos com coeficiente de atrito > 0,7: recomendados para locais onde o risco de escorregamento é muito intenso, como próximo a piscinas, em rampas, degraus, banheiros e áreas externas.
A escolha entre um coeficiente de atrito médio ou alto vai depender do uso e do cuidado dos moradores. Como uma desastrada assumida, prefiro pecar pelo excesso e especificar pisos antiderrapantes, com indicação para áreas externas, na lavanderia. Mas vale destacar que essa escolha implica em uma maior manutenção, uma vez que superfícies rugosas acumulam mais sujeira e dificultam o processo de limpeza.
CONFIRA: 15 PISOS ANTIDERRAPANTES PARA ÁREA EXTERNA
Porosidade
Em um ambiente sujeito a chuva, respingos de água e produtos de limpeza, a porosidade do piso precisa ser levada em consideração para evitar a formação de manchas e até mesmo o descolamento das peças. Os porcelanatos lideram a lista de materiais menos porosos, enquanto as pedras naturais tendem a ser mais porosas. As demais peças cerâmicas são divididas em Grês, Semi-Grês, Semi-porosos e Porosos.
- Porcelanatos: baixa absorção – resistência mecânica alta (BI a – de 0 a 0,5 %);
- Grês: baixa absorção – resistência mecânica alta (BI b – de 0,5 a 3%);
- Semi-Grês: média absorção – resistência mecânica média (BII a – de 3 a 6%);
- Semi-Porosos: alta absorção – resistência mecânica baixa (BII b – de 6 a 10%);
- Porosos: alta absorção – resistência mecânica baixa (BIII – acima de 10%).
A seguir, confira alguns dos revestimentos mais indicados para lavanderias externas!
Porcelanato natural
A princípio, o porcelanato natural é uma categoria de porcelanato técnico, sem esmalte, que imita texturas e cores de pedras naturais. Essa estética mais natural é queridinha entre arquitetos e designers de interiores para varandas e áreas externas. É um porcelanato bastante resistente e pouco escorregadio,
Porcelanato esmaltado
Com praticamente as mesmas vantagens do porcelanato técnico no quesito absorção de água, o porcelanato esmaltado recebe uma camada de esmalte sobre a peça. Podem ser divididos em lisos, ásperos, brilhantes e foscos. No geral, indicamos apenas os ásperos e foscos para a lavanderia externa, a fim de evitar escorregamentos. O acabamento brilhante é alcançado através de um esmalte especial, não do polimento da peça, mas pode ser igualmente escorregadio, por isso, vale ficar atento às orientações do fabricante.
Porcelanato acetinado
O porcelanato acetinado é um acabamento com menos brilho e textura fosca. Sendo assim, é menos escorregadio e pode ser utilizado em todos os ambientes da casa. Além disso, esse tipo de material é muito resistente, inclusive a riscos e manchas, uma dor de cabeça comum no caso dos polidos.
Porcelanato EXT
Os porcelanatos com indicação para área externa são uma segurança extra ao consumidor. Trata-se de uma versão mais parruda e resistente do porcelanato. Altamente resistente à abrasão e ao escorregamento, tende a ser um revestimento difícil de limpar, mas graças à impermeabilidade, não mancha com facilidade.
Pisos cerâmicos
Os pisos cerâmicos também podem ser uma opção de piso antiderrapante, quando seu acabamento apresenta uma superfície mais rugosa, resistente ao escorregamento e às variações climáticas. O acabamento mate é um dos mais comuns, por ser pouco escorregadio, recomendado lavanderias.
Mas atenção: em sua grande maioria, os pisos cerâmicos são boleados. Isso significa que o rejunte ficará com um espaçamento de 3mm a 6mm, dependendo do modelo. Se você não gosta de rejuntes aparentes, talvez seja melhor evitar esta opção.