Mesmo que você nunca tenha ouvido falar em lambri ou lambril, certamente já o conhece de vista. Aplicado nos mais variados ambientes e estilos de decoração, trata-se de um painel formado por um conjunto de réguas, feitas de madeira, MDF ou até PVC.
Tradicionalmente, o lambri é utilizado para revestir paredes e forros, com o intuito de aquecer os ambientes. Em um país tropical como o Brasil, essa proposta térmica não faz tanto sentido em algumas regiões, o que não deslegitima seu uso. Afinal, este painel pode ser uma excelente estratégia para agregar conforto acústico e estético a casas e apartamentos.
O revestimento executado em madeira ainda é o mais procurado pelos clientes, conferindo desde um ar rústico, nos tons mais quentes e fechados, ao clássico, quando pintado ou laqueado em branco. Hoje, os arquitetos e designers de interiores também utilizam o lambri colorido para trazer mais bossa às cozinhas e aos quartos infantis.
Quando executado em MDF, o lambri é uma excelente alternativa para criar armários mais criativos, tanto na cozinha, quanto no banheiro. O lambri de madeira maciça custa, em média, R$ 2200 por m², enquanto o de MDF sai por R$ 1.300 o m².
É possível que, diante dessa explicação sucinta, você esteja se perguntando qual a diferença do lambri para o ripado. Muito semelhantes em sua proposta estética, o ripado apresenta réguas mais finas e, por vezes, não apresenta fundo, configurando uma estrutura vazada. Já o lambri é composto por réguas mais largas, sempre com fundo, criando um painel sólido.
A seguir, confira 16 ambientes com lambri de madeira e MDF para se inspirar!
- Na varanda deste apartamento, reformado pelo escritório Natan Hostins, a marcenaria branca com linhas sutis de lambri traz sofisticação e organização para o ambiente.
- No mesmo projeto, o lambri branco foi utilizado como cabeceira no quarto principal e ainda serve de apoio para o quadro decorativo.
- No projeto da arquiteta Beatriz Quinelato, os materiais naturais foram utilizados para trazer o clima litorâneo à casa de praia. Na marcenaria, lambris e ripados aquecem os ambientes, em conjunto com a palha, muito explorada no mobiliário.
CONFIRA: FORMÓBILE 2021: EUCATEX APRESENTA LANÇAMENTOS EM PAINÉIS DE MDF E MDP
- A arquiteta Juliana Pippi, responsável pelo projeto, desenhou toda a marcenaria do quarto. A cabeceira foi executada em MDF branco e laqueada em azul, trazendo personalidade à composição.
- Além de paredes, os lambris também podem revestir portas. No projeto do arquiteto Nildo José, os painéis executados em folha natural de carvalho americano, assim como as porta-camarões, criam um efeito de caixa.
- Inspirado em uma hípica inglesa, o quarto de bebê projetado pela designer de interiores Natália Castello, do Studio Farfalla, traz o lambri na altura do berço e remete a uma cerca.
- O lambri também é uma opção para detalhes primorosos na cozinha. É o caso do projeto do arquiteto Gabriel Bordin, onde o discreto lambri branco sobre os armários de madeira adiciona mais uma textura à composição. Após a coifa, ele se estende para os armários que envolvem a geladeira.
- Na sala projetada por Marcia Müller e Manu Müller, todas as paredes foram executadas com marcenaria de lambri e pintadas de azul acinzentado. Obras de arte em um tom mais escuro de azul reforçam a paleta.
- A combinação de azul e branco é um clássico que nunca sai de moda. Neste banheiro, a arquiteta Beatriz Quinelato adiciona bossa à dupla com a aplicação do lambri branco em meia-parede vertical, acompanhando a pintura do teto.
- Na sala de TV projetada pelas arquitetas Marcia Müller e Manu Müller, o lambri branco reveste não apenas o painel da televisão, mas todas as paredes, trazendo mais aconchego à composição branca.
- Já na suíte do casal, projetada pelas arquitetas Marcia Müller e Manu Müller, a madeira do piso e o lambri branco da parede criam um ambiente aconchegante e ideal para os moradores descansarem.
- Se você acha que armários brancos na cozinha pendem ao sem graça, experimente utilizar o lambri para trazer mais ritmo à composição, como no projeto do arquiteto Gabriel Bordin.
- O destaque da cozinha do arquiteto Henrique Ortis está justamente nos armários – o verde e as portas aéreas com frisos de estilo lambri criam movimento e personalidade.
- Coordenada pelo escritório Studio Rama, a reforma dessa construção de madeira maciça preservou sua essência com a marcenaria toda feita em madeira freijó, com portas de lambri que contrastam com as paredes brancas.
- No projeto da arquiteta Luiza Andrade, do escritório Entre Design Studio, a sala de estar possui um painel de lambri branco, que mimetiza as portas de acesso e ainda esconde a tubulação do ar-condicionado.
CONFIRA: 3 DICAS PARA APOSTAR NO USO DO MDF NO TETO
- Quando aplicado no teto, o lambri pode trazer ainda mais aconchego. É o que acontece no projeto do arquiteto Rafael Ramos, onde o teto de lambri de ipê confere à cozinha um ar de casa na serra, enquanto a bancada em quartzo cinza-escuro traz modernidade.