Cobogó: conheça a história e 15 projetos com o elemento construtivo

Você sabia que o cobogó é uma invenção brasileira? Em um país tropical como o nosso, um ventinho a mais nunca faz mal. E foi com o intuito de favorecer a ventilação cruzada nas residências que o cobogó foi criado!  Em 1929, preocupados que as casas fossem totalmente fechadas em Recife, onde bate uma brisa […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 07 fevereiro 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Você sabia que o cobogó é uma invenção brasileira? Em um país tropical como o nosso, um ventinho a mais nunca faz mal. E foi com o intuito de favorecer a ventilação cruzada nas residências que o cobogó foi criado! 

Em 1929, preocupados que as casas fossem totalmente fechadas em Recife, onde bate uma brisa tão gostosa do mar, dois comerciantes e um engenheiro pernambucanos idealizaram o elemento vazado para criar paredes. O nome veio depois como uma homenagem e é a junção das iniciais dos sobrenomes dos criadores: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antonio de Góes. 

As peças, que passaram a ser pré-fabricadas, tornaram-se um símbolo da arquitetura modernista, amplamente utilizado por Oscar Niemeyer em seus projetos. Ainda hoje, o cobogó é um dos elementos mais marcantes de Brasília, no Distrito Federal. 

Caso você nunca tenha ouvido falar, o cobogó é um elemento construtivo que se assemelha muito a um tijolo vazado, mas pode ser feito dos mais diversos materiais: cerâmica, concreto, louça, madeira, plástico, entre outros. 

Sua principal função é favorecer a ventilação e a iluminação natural dentro dos imóveis, deixando vazar luz por suas frestas. No design de interiores, ele funciona como uma excelente divisória, proporcionando integração e privacidade na medida. 

Além de ser um elemento construtivo, também tem uma aplicação decorativa, uma vez que a variedade de cores e formatos permite criar verdadeiros painéis, que mais parecem obras de arte. 

Confira a seguir 15 projetos com cobogó para se inspirar! 

  1. No projeto do escritório Sinta Arquitetura, a parede de cobogós divide a área social da íntima de forma elegante e espontânea. A opção pelo concreto traduz o desejo do morador de um mix entre vintage e moderno. 
Cobogó: conheça a história e 15 projetos com o elemento construtivo

Projeto do escritório Sinta Arquitetura (Foto: Gabriela Daltro / Divulgação)

  1. No projeto do escritório Arq. Simplifica, um painel de cobogós foi colocado no fundo da cozinha, camuflando a lavanderia, enquanto permite a entrada de muita luz natural e melhora a circulação de ar.
Cobogó: conheça a história e 15 projetos com o elemento construtivo

Projeto do escritório Arq. Simplifica (Foto: Roberta Gewehr / Divulgação)

  1. No projeto da arquiteta Bianca da Hora, a parede que separava os dois cômodos foi substituída por cobogós de cerâmica, que ajudam a criar uma permeabilidade visual. 

CONFIRA: ON FIRE: CONHEÇA O MAIS NOVO COBOGÓ PORTOBELLO

Cobogó: conheça a história e 15 projetos com o elemento construtivo

Projeto da arquiteta Bianca da Hora (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

  1. A arquiteta Patricia Netto, responsável pela reforma, desenhou o cobogó moderninho do living. O elemento destaca a paleta sóbria com nuances de azul e compõe com resto dos móveis de madeira que preenchem o living.

Projeto da arquiteta Patricia Netto (Foto: Denilson Machado / Divulgação)

  1. No projeto do SuperLimão Studio, o cobogó reforça a estética industrial trazida pelo piso monolítico. Para controlar o vento, que penetra pelos cobogós, vidros deslizantes foram instalados acima da pia. 

Projeto do SuperLimão Studio (Foto: Maíra Acayaba / Editora Globo)

  1. A arquiteta Andrea Murao criou um cobogó sobre o buffet da sala de jantar. A divisória em chevron, super vazada, não pesa o ambiente, mas impede a visão completa de quem adentra o apartamento. 
Cobogó: conheça a história e 15 projetos com o elemento construtivo

Projeto da arquiteta Andrea Murao (Foto: MCA Estúdio / Divulgação / Produção: Núria Uliana)

  1. A arquiteta Barbara Dundes apresentou o cobogó entre a sala de jantar e a cozinha como solução para uma moradora que desejava integração, mas tinha dúvidas quanto a retirar todas as paredes. 

Projeto da arquiteta Barbara Dundes (Foto: Julia Ribeiro / Divulgação)

  1. Os cobogós são soluções excelentes em apartamentos pequenos. Neste apartamento de 53 m², reformado pelo arquiteto Bruno Moraes, o cobogó divide o estar e o cantinho do violão sem criar uma barreira visual. 

Projeto do arquiteto Bruno Moraes  (Foto: Luis Gomes / Divulgação)

  1. No projeto do Studio Ark, a fachada posterior, com cobogós, cria um interessante jogo de luz e sombra na cozinha. 

Projeto do Studio Ark (Foto: Júlia Tótoli / Divulgação)

  1. O cobogó com uma pegada vintage foi a escolha do escritório TRIA Arquitetura para ocultar a cama no corredor de entrada deste apartamento com apenas 27 m². 

Projeto do escritório TRIA Arquitetura (Foto: Alessandro Guimarães / Divulgação)

  1. Este projeto do escritório Sainz Arquitetura traz algumas características marcantes da arquitetura brasiliense, entre elas, o cobogó no banheiro, que valoriza a iluminação natural. 

Projeto do escritório Sainz Arquitetura (Foto: Edgard Cesar / Editora Globo)

  1. No projeto do arquiteto Leo Romano, o painel de cobogós protege a fachada onde a incidência dos raios solares é maior, permitindo a ventilação natural e garantindo a privacidade da ala social. 

Projeto do arquiteto Leo Romano (Foto: Edgard Cesar / Divulgação)

  1. Projeto do escritório 1:1 arquitetura:design usa os cobogós para ventilar, aproveitar claridade e criar efeitos de luz e sombra no interior da sala, conectada à fachada. 

Projeto do escritório 1:1 arquitetura:design (Foto: Edgard Cesar / Divulgação)

  1. No projeto do arquiteto Diego Serra, a parede de cobogós de louça criada tanto para arrematar um dos novos pilares de reforço estrutural, quanto para separar o espaço de estar do hall de circulação que acessa o lavabo e a escada.

CONFIRA: COBOGÓ, UM DOS DESTAQUES NA ARQUITETURA BRASILEIRA, É UMA PEÇA VERSÁTIL E MODERNA

Cobogó: conheça a história e 15 projetos com o elemento construtivo

Projeto do arquiteto Diego Serra (Foto: Manuel Sá / Divulgação)

  1. Nesta cozinha do escritório Casulo, a altura do peitoril da janela foi reduzida para evidenciar a parede de cobogós, melhorando a ventilação e a iluminação natural. 
Cobogó: conheça a história e 15 projetos com o elemento construtivo

Projeto do escritório Casulo (Foto: Joana França / Divulgação)

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 07 fevereiro 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais