Casa em favela de Belo Horizonte concorre a prêmio internacional

Em meio a várias moradias de tijolos aparentes em Aglomerado da Serra, maior favela de Belo Horizonte, a casa de Kdu dos Anjos pode até passar despercebida, mas é finalista na categoria Casa do Ano, no prêmio internacional ArchDaily. A votação é aberta ao público e o projeto é um dos favoritos para a primeira […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 17 fevereiro 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Casa em favela de Belo Horizonte concorre a prêmio internacional

Casa em Aglomerado da Serra, comunidade de Belo Horizonte, é finalista de prêmio internacional (Foto: Leonardo Finotti / Divulgação)

Em meio a várias moradias de tijolos aparentes em Aglomerado da Serra, maior favela de Belo Horizonte, a casa de Kdu dos Anjos pode até passar despercebida, mas é finalista na categoria Casa do Ano, no prêmio internacional ArchDaily. A votação é aberta ao público e o projeto é um dos favoritos para a primeira colocação.  

Batizada de Casa no Pomar do Cafezal, a obra foi liderada pelos arquitetos Fernando Maculan e Joana Magalhães, parte do coletivo Levante, do qual o morador é fundador. Com cerca de 66 m², ela utiliza os mesmos materiais de todo o complexo, mas de uma forma distinta. 

Casa em favela de Belo Horizonte concorre a prêmio internacional

Com tijolos expostos, a Casa no Pomar do Cafezal utiliza estratégia construtiva para maior conforto térmico (Foto: Leonardo Finotti / Divulgação)

Os tijolos, por exemplo, são assentados na horizontal, deixando exposto seu lado frisado ao invés do furado, algo pouco comum, uma vez que assentar o bloco em pé é mais rápido e faz com que o material renda mais. 

“Por serem horizontais, dão forma a uma parede mais larga e com maior inércia térmica, o que se traduz em um ambiente que vai demorar mais a aquecer quando há temperaturas elevadas e a preservar um pouco mais o clima interno quando está frio,” explica o arquiteto Fernando Maculan. 

CONFIRA: 18 REVESTIMENTOS QUE REPRODUZEM PADRÕES NATURAIS

A fachada não é pintada e as tubulações de água são externas, para evitar vazamentos. No andar superior, há uma varanda com cobertura de troncos de eucalipto e, na inferior, um pequeno puxadinho. Com amplas janelas de vidro, ela oferece uma boa visão do entorno.

“O projeto da casa representa um modelo construtivo que usa materiais próprios da periferia, com uma implantação adequada e atenção à iluminação e ventilação, resultando em um espaço com grande qualidade ambiental”, destaca Fernando. 

Casa em favela de Belo Horizonte concorre a prêmio internacional

Segundo andar da casa tem cobertura de toras de eucalipto (Foto: Leonardo Finotti / Divulgação)

Tirar o projeto do papel, contudo, envolveu algumas dificuldades. A casa que poderia ser construída em seis meses, levou dois anos, sendo finalizada em 2020 com um custo final de R$150 mil, valor superior ao estimado devido a danos decorrentes das chuvas. 

As fotos do projeto foram descobertas pela equipe do Archdaily nas redes sociais do arquiteto e, posteriormente, selecionadas para o concurso. Em 2022, o projeto também ficou entre os 50 mais interessantes do Brasil. 

Casa em favela de Belo Horizonte concorre a prêmio internacional

O morador Kdu dos Anjos, liderança da comunidade e fundador do coletivo Levante, em sua casa de 66 m² (Foto: Leonardo Finotti / Divulgação)

“Inacreditável gente! Meu barraco está concorrendo mundialmente a Casa do Ano, pelo Archdaily. A Casa do Pomar, ou Barraco do Kdu, está em um beco, em uma rua do serrão, que não tem CEP, água encanada nem energia legal, o bairro foi construído na tora pelos moradores”, escreveu Kdu em seu Instagram, à época da indicação ao prêmio internacional Archdaily. 

Agora, os cinco projetos finalistas seguem para a votação do público, disponível até o dia 23 de fevereiro no link.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 17 fevereiro 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais