7 tendências de decoração para 2023

Um novo ano se inicia e, com ele, logo vem a vontade de reformar e trazer novos ares para nossa casa. Pensando nisso, selecionei as principais tendências de decoração levantadas para 2023!  Muitas cores  Com a escolha do Viva Magenta como cor de 2023 pela Pantone, podemos finalmente deixar os tons neutros para trás! Se […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 09 janeiro 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Um novo ano se inicia e, com ele, logo vem a vontade de reformar e trazer novos ares para nossa casa. Pensando nisso, selecionei as principais tendências de decoração levantadas para 2023! 

Muitas cores 

7 tendências de decoração para 2023

Projeto do  escritório Todos Arquitetura (Foto: Maura Mello / Divulgação)

Com a escolha do Viva Magenta como cor de 2023 pela Pantone, podemos finalmente deixar os tons neutros para trás! Se você é fã de cores, este é o ano para se jogar em uma paleta vibrante. 

No Brasil, ao invés do vermelho, a maioria dos arquitetos levantam os tons terrosos, verdes e azuis como as principais tendências. Esses tons combinam perfeitamente com a madeira, conferindo conforto, aconchego e aquecendo os ambientes. 

Se você ainda tem dúvidas de como combinar cores, siga essa regra básica: as cores quentes podem ser neutralizadas com cinzas, cimento queimado ou madeiras claras; enquanto as cores frias são equilibradas por qualquer tonalidade de madeira. 

Formas orgânicas

7 tendências de decoração para 2023

Cozinha com bancada orgânica e passagem em arco (Foto:  Reprodução / House of Shoor)

Dos espelhos aos sofás, passando pelos tapetes, as formas orgânicas atingem um novo patamar em 2023. Neste ano, espera-se que elas ultrapassem as salas de estar e quartos. “Agora, elas dominarão a cozinha e se tornarão o foco principal. Veremos muitas ilhas em formato orgânico e tampo com cantos arredondados”, afirma a arquiteta Beatriz Zeglin, parceira da Koerich. 

Além disso, as formas orgânicas dominam também a iluminação, com cada vez mais modelos de lustres, pendentes, arandelas, plafons, luminárias e abajures em formas fluídas e curvas. 

Design afetivo

7 tendências de decoração para 2023

Projeto da arquiteta Amanda Miranda com elementos vintage (Foto: Amanda Miranda / Divulgação)

Mais do que conforto ou praticidade, a decoração em 2023 se concentrará nas histórias e memórias. É o que indica a prospecção de tendências realizadas pelo Pinterest. Nessa busca vale tudo: recriar um quarto antigo tradicional, misturar peças vintages de várias épocas — muitas delas herdadas da família — ou usar móveis antigos combinados a peças novas. 

As seguintes buscas registraram alto crescimento na rede social nos últimos meses: Combinação de móveis modernos e antigos (+530%), Janelas antigas reaproveitadas (+50%), Decoração vintage maximalista (+350%); Aesthetic de quarto antigo (+325%); Decoração de interiores vintage eclética (+850%).

Entrada de impacto

Projeto do do Studio Ark (Foto: Júlia tótoli / Divulgação)

Após meio segundo de fama, com a necessidade de sapateiras durante a pandemia, o hall de entrada logo perdeu o interesse, abrindo espaço para a reforma de quartos, escritórios e lavanderias. Mas, em 2023, os boomers e a geração X buscarão melhorias para a entrada da casa ou apartamento. 

Neste processo, varandas, halls e portas mudarão de cara. Ideias de decoração para o hall de entrada (+190%); Pórtico da entrada principal (+40%); Transformação da porta da frente (+85%) e Entrada da casa com jardim frontal (+35%) também registraram aumento nas buscas no Pinterest. 

Revestimentos micro e macro

Projeto da arquiteta Juliana Sica (Foto: Raul Fonseca / Divulgação)

E é claro que não poderíamos deixar de especular o que vem por aí no quesito revestimentos! Esqueça o caminho do meio… Em 2023, ganham destaque os micro e macro formatos, com a permanência dos porcelanatos em lastras, e o iminente sucesso de peças cerâmicas menores. 

Seguem em alta os subway tiles, também conhecidos como azulejos de metrô, e o formato 10×10 cm. Entre os acabamentos, o mate ganha destaque, assim como as coleções em que as peças apresentam diferentes relevos e texturas. 

Vale destacar que, no frontão da cozinha, os azulejos parecem estar caindo de moda, abrindo espaço para as pedras naturais ou o mesmo material utilizado na bancada, o que garante uma estética mais clean ao ambiente, permitindo abusar das cores na marcenaria.

Pedras Naturais

7 tendências de decoração para 2023

Projeto do arquiteto Leo Romano com mármore Bahia bege (Foto: Edgard Cesar/Divulgação)

Com a valorização das texturas e da estética natural, as pedras se estabelecem como uma tendência neste novo ano, mas com uma aplicação um pouco distinta da qual estamos acostumados. 

CONFIRA: TINTAS EUCATEX APRESENTA CALMARIA, A COR DO ANO 2023

Ao invés do tradicional travertino bege, as peças que farão sucesso em 2023 são as coloridas, em especial, aquelas em tons de vermelho, azul e verde. Sua aplicação pode ser feita no piso, é claro, mas a tendência principal indica o uso de mármore e granito em peças de mobiliário, como mesas de jantar feitas sob medida, por exemplo. 

Design regenerativo

7 tendências de decoração para 2023

O design biofílico e a sustentabilidade continuam a ganhar força em 2023 (Foto: Unsplash / Spacejoy / CreativeCommons)

Nos últimos anos, vimos a sustentabilidade ganhar espaço no mercado da arquitetura e decoração. Em 2023, além do baixo impacto ambiental, as marcas do segmento deverão se preocupar em restaurar os danos ecológicos causados pelas mesmas. Este é o chamado design regenerativo. 

A partir da percepção de que o design está intrinsecamente incorporado à natureza, devemos recuperar os danos que causamos nela. Em outras palavras, os consumidores passarão a valorizar cada vez mais os materiais ambientalmente positivos, cujas marcas compensem sua extração ou fabricação de diferentes formas. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 09 janeiro 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais