Um novo ano se inicia e, com ele, logo vem a vontade de reformar e trazer novos ares para nossa casa. Pensando nisso, selecionei as principais tendências de decoração levantadas para 2023!
Muitas cores
Com a escolha do Viva Magenta como cor de 2023 pela Pantone, podemos finalmente deixar os tons neutros para trás! Se você é fã de cores, este é o ano para se jogar em uma paleta vibrante.
No Brasil, ao invés do vermelho, a maioria dos arquitetos levantam os tons terrosos, verdes e azuis como as principais tendências. Esses tons combinam perfeitamente com a madeira, conferindo conforto, aconchego e aquecendo os ambientes.
Se você ainda tem dúvidas de como combinar cores, siga essa regra básica: as cores quentes podem ser neutralizadas com cinzas, cimento queimado ou madeiras claras; enquanto as cores frias são equilibradas por qualquer tonalidade de madeira.
Formas orgânicas
Dos espelhos aos sofás, passando pelos tapetes, as formas orgânicas atingem um novo patamar em 2023. Neste ano, espera-se que elas ultrapassem as salas de estar e quartos. “Agora, elas dominarão a cozinha e se tornarão o foco principal. Veremos muitas ilhas em formato orgânico e tampo com cantos arredondados”, afirma a arquiteta Beatriz Zeglin, parceira da Koerich.
Além disso, as formas orgânicas dominam também a iluminação, com cada vez mais modelos de lustres, pendentes, arandelas, plafons, luminárias e abajures em formas fluídas e curvas.
Design afetivo
Mais do que conforto ou praticidade, a decoração em 2023 se concentrará nas histórias e memórias. É o que indica a prospecção de tendências realizadas pelo Pinterest. Nessa busca vale tudo: recriar um quarto antigo tradicional, misturar peças vintages de várias épocas — muitas delas herdadas da família — ou usar móveis antigos combinados a peças novas.
As seguintes buscas registraram alto crescimento na rede social nos últimos meses: Combinação de móveis modernos e antigos (+530%), Janelas antigas reaproveitadas (+50%), Decoração vintage maximalista (+350%); Aesthetic de quarto antigo (+325%); Decoração de interiores vintage eclética (+850%).
Entrada de impacto
Após meio segundo de fama, com a necessidade de sapateiras durante a pandemia, o hall de entrada logo perdeu o interesse, abrindo espaço para a reforma de quartos, escritórios e lavanderias. Mas, em 2023, os boomers e a geração X buscarão melhorias para a entrada da casa ou apartamento.
Neste processo, varandas, halls e portas mudarão de cara. Ideias de decoração para o hall de entrada (+190%); Pórtico da entrada principal (+40%); Transformação da porta da frente (+85%) e Entrada da casa com jardim frontal (+35%) também registraram aumento nas buscas no Pinterest.
Revestimentos micro e macro
E é claro que não poderíamos deixar de especular o que vem por aí no quesito revestimentos! Esqueça o caminho do meio… Em 2023, ganham destaque os micro e macro formatos, com a permanência dos porcelanatos em lastras, e o iminente sucesso de peças cerâmicas menores.
Seguem em alta os subway tiles, também conhecidos como azulejos de metrô, e o formato 10×10 cm. Entre os acabamentos, o mate ganha destaque, assim como as coleções em que as peças apresentam diferentes relevos e texturas.
Vale destacar que, no frontão da cozinha, os azulejos parecem estar caindo de moda, abrindo espaço para as pedras naturais ou o mesmo material utilizado na bancada, o que garante uma estética mais clean ao ambiente, permitindo abusar das cores na marcenaria.
Pedras Naturais
Com a valorização das texturas e da estética natural, as pedras se estabelecem como uma tendência neste novo ano, mas com uma aplicação um pouco distinta da qual estamos acostumados.
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Ao invés do tradicional travertino bege, as peças que farão sucesso em 2023 são as coloridas, em especial, aquelas em tons de vermelho, azul e verde. Sua aplicação pode ser feita no piso, é claro, mas a tendência principal indica o uso de mármore e granito em peças de mobiliário, como mesas de jantar feitas sob medida, por exemplo.
Design regenerativo
Nos últimos anos, vimos a sustentabilidade ganhar espaço no mercado da arquitetura e decoração. Em 2023, além do baixo impacto ambiental, as marcas do segmento deverão se preocupar em restaurar os danos ecológicos causados pelas mesmas. Este é o chamado design regenerativo.
A partir da percepção de que o design está intrinsecamente incorporado à natureza, devemos recuperar os danos que causamos nela. Em outras palavras, os consumidores passarão a valorizar cada vez mais os materiais ambientalmente positivos, cujas marcas compensem sua extração ou fabricação de diferentes formas.