8 revestimentos que combinam com madeira

Acredita-se que os chineses foram responsáveis por introduzir o uso da madeira em projetos arquitetônicos, com desenhos datados de mais de mil anos. Em seguida, o povo japonês aperfeiçoou a técnica. Por fim, os europeus também se destacaram no desenvolvimento de novas formas de usar este material. Um dos maiores atributos da madeira é sua […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 22 dezembro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
8 revestimentos que combinam com madeira

Projeto do designer Waldir Junior (Foto: Fábio Jr. Severo / Divulgação)

Acredita-se que os chineses foram responsáveis por introduzir o uso da madeira em projetos arquitetônicos, com desenhos datados de mais de mil anos. Em seguida, o povo japonês aperfeiçoou a técnica. Por fim, os europeus também se destacaram no desenvolvimento de novas formas de usar este material.

Um dos maiores atributos da madeira é sua capacidade de tornar o ambiente mais caloroso. Para além de criar uma atmosfera aconchegante, o material também possui ótimo desempenho térmico e contribui para a manutenção de temperaturas agradáveis nos interiores.

O piso de madeira, por exemplo, consagrou-se como um dos revestimentos mais amados ao redor do mundo. É verdade que ele não é muito indicado para áreas molháveis ou molhadas, por absorver com facilidade a umidade, levando a manchas e até o descolamento da peça. 

Mas não há motivos para abrir mão do material em banheiros e cozinhas! Frequentemente, a madeira aparece nesses ambientes em armários e até no forro do teto. Nestes casos, a dúvida de como combiná-lo a outros revestimentos é ainda maior. 

Pensando nisso, selecionei 8 revestimentos que combinam super bem com a madeira e garantem um ambiente aconchegante, seguro e lindo! 

  1. Tijolinhos

8 revestimentos que combinam com madeira

Projeto do escritório Raphael Assaf Arquitetura (Foto: André Nazareth / Divulgação)

Os tijolinhos podem compor paredes interessantes em sua versão tradicional cerâmica ou pintados. Graças a essa versatilidade, atendem desde projetos contemporâneos, industriais a rústicos. Em todos os casos, ele é um perfeito complemento para a madeira, que também carrega essa estética mais rústica. 

O mercado dispõe de diferentes materiais para alcançar o efeito de tijolinhos, desde revestimentos cerâmicos até o original de barro. Este último é o tipo mais comum, que encontramos na estrutura das construções ao descascar as paredes. 

Como vantagem, ele oferece preço acessível, alta resistência, durabilidade, além de conforto térmico e isolamento acústico. Mas se você não quiser depender da sorte de descascar a parede e encontrar tijolinhos ao invés de blocos de cimento, os bricks de cerâmica são outra excelente opção. 

  1. Azulejos de metrô

Projeto do escritório Raphael Assaf Arquitetura (Foto: André Nazareth / Divulgação)

Poucos materiais são tão versáteis como o azulejo. Trata-se de uma peça de cerâmica com pouca espessura, geralmente, quadrada ou retangular. Ela apresenta um brilho característico, já que uma das faces é vidrada, ou seja, é aplicado um esmalte que, ao passar pelo processo de cozedura, torna o revestimento impermeável e brilhante. 

Hoje, os azulejos mais comuns especificados por arquitetos no Brasil são os subway tiles, ou azulejos de metrô. Ele foi criado em 1904, no início do século XX, para revestir a primeira estação de metrô de Nova York, em um padrão retangular de 8 x 22cm. Nas cozinhas, formam um par perfeito com armários de madeira, em especial, as mais claras, como a freijó. 

  1. Concreto 

Projeto do escritório Macro Arquitetos (Foto: Renato Navarro / Divulgação)

Podemos dizer tranquilamente que o concreto é o material mais utilizado pela construção civil no Brasil. Mas, se antes ele era obrigatoriamente escondido por tintas, cerâmicas e porcelanatos, hoje, ele ganha status de revestimento como concreto arquitetônico. 

Entre as principais vantagens estão o conforto térmico, a alta resistência mecânica, a facilidade no assentamento e no manuseio, e a durabilidade. Do ponto de vista estético, o concreto é um material muito versátil para pisos e paredes, permitindo criar uma uma superfície completamente lisa ou com variados tons, rugosidades e texturas. 

Sua aplicação traz um tom mais industrial à decoração, um contraponto interessante para a madeira. Conjugar os dois revestimentos em um mesmo ambiente pode trazer o aconchego necessário à decoração. 

  1. Porcelanato

Projeto da arquiteta Thaisa Bohrer (Foto: Gabriel Teixeira / Divulgação)

Tratando-se de uma peça cerâmica, o porcelanato foi desenvolvido a partir de uma variação na fabricação da mesma. A mesma matéria-prima que originaria uma cerâmica avançada, quando submetida a uma temperatura superior a 1300 ºC em seu processo de fabricação, resulta em uma peça compacta, mais rígida e homogênea. Essas características permitem um corte totalmente reto, muito comum nos porcelanatos. 

Em termos de absorção e resistência, é considerado um dos melhores materiais que existe para a sua casa, sendo possível utilizá-lo tanto em áreas internas, como externas. Devido às tecnologias de fabricação, é possível ter diversos acabamentos, que reproduzem mármores, madeiras e pedras naturais com perfeição. 

Com tamanha versatilidade, dá para entender porque ele compõe tão bem com a madeira. No geral, recomendamos os tons mais claros, como bege e cinza para esta combinação. 

  1. Pedras naturais

Projeto do escritório Reinach Mendonça Arquitetos (Foto: André Scarpa / Divulgação)

Um dos motivos da madeira fazer tanto sucesso é seu aspecto natural. Essa proximidade com a natureza passou a ser ainda mais valorizada após a pandemia, quando fomos privados de desfrutar o mundo exterior. 

Se a ideia é reforçar este aspecto, você pode combinar pisos, forros e armários de madeira às pedras naturais. Uma das combinações mais consagradas é o travertino, uma rocha calcária, com tons que passam pelo branco, verde ou rosa. Estes tons acentuam a cor da madeira e valorizam o resultado final. 

  1. Piso vinílico

Projeto do escritório Tripper (Foto: Juliano Colodeti / MCA Estúdio / Divulgação | Produção: Lu Algarte)

O piso vinílico é tido como um dos principais substitutos para a madeira, mas também funciona perfeitamente como seu par. Feito de cloreto de vinila, também conhecido como PVC, ele apresenta maior resistência à água e uma enorme variedade de padrões e texturas. É possível partir para os amadeirados, criando um tom sobre tom, ou apostar em padrões como o cimento queimado, já que o cinza é uma das cores que complementam melhor a madeira. 

  1. Tinta branca

8 revestimentos que combinam com madeira

Projeto da arquiteta Leticia Medeiros (Foto: Fábio Jr. Severo / Divulgação)

Anteriormente, citei como o bege e o cinza são excelentes complementos para a madeira. Mas os fãs de ambientes clean ou minimalistas hão de concordar que nada se compara à uma composição com branco. Se a ideia é aplicar a madeira no piso ou em painéis, a cor mais óbvia para as paredes é o branco. Com ele não tem erro: você pode usar desde madeira mais escuras às mais claras. 

CONFIRA: PORCELANATO QUE IMITA MADEIRA: 4 VANTAGENS DO MATERIAL

  1. Cimento queimado

8 revestimentos que combinam com madeira

Projeto do escritório Soek Arquitetura (Foto: Carolina Lacaz / Divulgação)

Muito comum no estilo industrial, o cimento queimado possui diferentes aplicações e uma das mais comuns é a parede. Para que funcione, a argamassa produzida com uma mistura de cimento, água e areia, preparada no próprio local, precisa ser aplicada sobre uma superfície áspera de grande aderência. 

Assim como o concreto, o cimento queimado é um excelente contraste para a madeira, responsável por aquecer o ambiente e torná-lo mais aconchegante.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 22 dezembro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais