Os tijolinhos vieram para ficar! O efeito pode ser alcançado ao descascar as paredes, revelando os tijolos originais de barro, ou com os bricks de cerâmica. Em ambos os casos, o revestimento soma textura e um ar rústico ao ambiente.
Muito versáteis, os tijolinhos permitem diversas paginações e cores. Por isso, podem ser combinados a diferentes revestimentos. Na hora de escolher os outros acabamentos, recomendo que se concentre em peças mais neutras e lisas. Isso porque, devido à textura dos tijolinhos, um complemento como o granilite, por exemplo, pode pesar um pouco!
Confira a seguir 10 revestimentos que combinam perfeitamente com tijolinhos:
Madeira

Projeto da arquiteta Hana Lerner (Foto: Guto Queiroz/Divulgação)
A combinação mais comum, certamente, é com o piso de madeira. Isso se dá pela semelhança de tons entre os revestimentos. Entre as madeiras disponíveis no mercado, as que mais combinam são cumaru, freijó, amêndola e tábuas de demolição. O piso de madeira é capaz de trazer conforto térmico e transmitir uma sensação gostosa de acolhimento, que tem tudo a ver com os tijolinhos.
Cimento queimado

Projeto da arquiteta Flávia Theodorovitz (Foto: Bendita Bossa)
No sentido contrário, o cimento queimado oferece contraste aos tijolinhos. Muito comum em lofts, essa combinação também é consagrada. Ela fica ainda melhor com o cimento mais claro. A única ressalva é que este revestimento precisa ser muito bem aplicado, para que tenha um visual uniforme.
CONFIRA: TIJOLINHOS CONTINUAM EM ALTA: CONHEÇA TIPOS, FORMATOS, INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO
Tintas em tons terrosos e neutros

Projeto da arquiteta a arquiteta Ana Paula Henriques (Foto: Mariana Orsi/Divulgação)
Nada mais fácil de combinar do que a pintura. Se você optar por utilizar os tijolinhos em seu tom natural de barro, vale apostar nas tintas brancas, neutras ou tons terrosos, que complementam super bem o revestimento.
Cores primárias

Projeto do Studio 92 Arquitetura (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)
Para quem deseja ousar na pintura, os tijolinhos também vão bem com cores vibrantes, em especial as primárias. Se optar por pintar a estrutura exposta de branco, experimente complementá-la com amarelo ou azul.
Porcelanato que imita madeira

Projeto do escritório Arquiteto em Casa (Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação)
Os pisos de madeira apresentam certas restrições quanto à umidade e manutenção. Por isso, uma opção são os porcelanatos que imitam a madeira. Graças à alta tecnologia, os padrões estão cada vez mais fiéis e reproduzem com fidelidade os mais variados tipos de madeira.
Porcelanatos claros

Projeto do escritório Pixel Arquitetura (Foto: Thiago Travesso / Divulgação)
Seguindo a linha dos neutros, outra opção é buscar por porcelanatos mais claros ou que reproduzam pedras discretas. Eles trazem um ar despojado e clean ao ambiente, abrindo espaço para um mobiliário ou objetos de decoração em cores mais vibrantes.
Porcelanato cinza

Projeto do escritório Forma 011 (Foto: Luiza Florenzano / Divulgação)
Se a sujeira é um empecilho para você investir em um porcelanato claro, os porcelanatos cinzas também casam bem com a parede de tijolinhos. Se possível, dê preferência aos SuperFormatos, que conferem maior sensação de amplitude graças à menor quantidade de emendas.
Concreto

Projeto do escritório DGL Arquitetura (Foto: Favaro Jr. / Divulgação)
Para quem prefere o estilo industrial, além do cimento queimado, o concreto também pode ser uma opção para complementar a parede de tijolinhos. No projeto acima, as placas de concreto dão um tom mais descolado à composição.
Piso vinílico

Projeto do escritório Tripper (Foto: Juliano Colodeti / MCA Estúdio / Divulgação | Produção: Lu Algarte)
Para quem aprecia a estética da madeira, mas busca um piso com melhor custo-benefício, o piso vinílico se mostra uma excelente opção. Feito de cloreto de vinila, também conhecido como PVC, ele apresenta maior resistência à água e uma enorme variedade de padrões e texturas.
Pedra basalto

Projeto do arquiteto Guilherme Zorzella (Foto: Miti Sameshima / Divulgação)
Uma opção de pedra natural que combina perfeitamente com os tijolinhos pintados de branco é o basalto. Assim como o tijolo, apresenta uma estética rústica. É uma opção extremamente resistente que pode ser aplicada em ambientes externos e internos.