Tijolinhos continuam em alta: conheça tipos, formatos, instalação e manutenção

Atemporal, o tijolinho já provou que é uma tendência que veio para ficar. Ainda assim, sobram dúvidas sobre o revestimento. Afinal, são muitos os materiais disponíveis no mercado que podem dar este efeito, como os bricks de cerâmica, muito utilizados na decoração de interiores.  Se você ainda tem dúvidas de qual o material mais indicado […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 01 janeiro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Vista da sala de estar com parede de tijolinhos branca, piso de madeira, sofá branco, de fundo cozinha com azulejo rosa, armários rosa claro, bancada de madeira com banquetas de madeira

Projeto do Marcella Bacellar Studio (Foto: Denilson Machado / MCA Estúdio / Divulgação)

Atemporal, o tijolinho já provou que é uma tendência que veio para ficar. Ainda assim, sobram dúvidas sobre o revestimento. Afinal, são muitos os materiais disponíveis no mercado que podem dar este efeito, como os bricks de cerâmica, muito utilizados na decoração de interiores. 

Se você ainda tem dúvidas de qual o material mais indicado para sua obra, os cuidados na instalação e manutenção das peças, preparei um manual completo sobre o revestimento, que você confere a seguir! 

 

Tipos

O mercado dispõe de diferentes materiais para alcançar o efeito de tijolinhos, desde revestimentos cerâmicos até o original de barro. Este último é o tipo mais comum, que encontramos na estrutura das construções ao descascar as paredes. 

Como vantagem, ele oferece preço acessível, alta resistência, durabilidade, além de conforto térmico e isolamento acústico. Mas se você não quiser depender da sorte de descascar a parede e encontrar tijolinhos ao invés de blocos de cimento, os bricks de cerâmica são outra excelente opção.

 

CONFIRA: 37 IDEIAS DE AMBIENTES COM TIJOLINHO BRANCO

 

Tratam-se de placas de revestimentos que simulam de forma muito fiel o charme e a beleza dos tijolinhos. Além disso, contam com um leque extenso de acabamentos. Outra vantagem é que a aplicação é feita diretamente na parede, permitindo diversas paginações. 

 

Assentamento

Sala de estar com parede de tijolinho branco com almofadas coloridas, quadro de fundo reproduzindo o mar, mesinhas de canto com vaso de planta e tapete em tons de cinza.

Parede de tijolinhos de junta seca da Pedra Paulista. Projeto do ArqTips (Foto: Marco Antonio / Divulgação)

Embora sejam duráveis, os tijolos de barro que ficarão expostos pedem alguns cuidados na instalação. O primeiro passo é nivelar a parede e acertar o alinhamento das peças, garantindo um bom resultado na parede. 

Para o assentamento, você precisará erguer uma parede com a ajuda de argamassa. A superfície precisa estar limpa e seca, mas com pequenas ranhuras para aumentar a aderência da argamassa. Vale estudar qual junta se aplica melhor ao estilo do seu projeto:

Junta cheia: a argamassa fica aparente, pois é nivelada na superfície do tijolo, dando um tom mais rústico e envelhecido;

Junta seca: a argamassa fica escondida, dando a impressão de que os tijolinhos estão empilhados, propiciando um visual mais moderno;

Junta frisada: a argamassa fica aparente, mas é parcialmente removida entre os tijolos, criando um efeito de profundidade.

 

Independente do estilo escolhido, é importante verificar se as juntas verticais e horizontais coincidem, a fim de obter um visual harmônico. 

Já para quem pretende remover o reboco da parede existente, a dica é tomar muito cuidado para que as ferramentas não machuquem demais as peças que ficarão aparentes, embora o acabamento desigual seja indicado para quem quer um visual mais rústico. 

 

Manutenção

Sala de estar com sofá preto, parede de tijolinhos com moldura de cimento queimado, com tapete preto e branco, poltrona bege, com vista para varanda envidraçada

Projeto do Marcozero Estúdio (Foto: Victor Affaro / Editora Globo / Reprodução)

Antes de sair descascando ou levantando paredes, é importante saber que o tijolinho de barro demanda cuidados permanentes devido à sua porosidade. Um truque comum no pós-obra é esfregar a parede com uma bucha suave para evitar que o tijolo solte pó. Depois, é fundamental impermeabilizar as peças com silicone ou resina, evitando a formação de limo e acúmulo de sujeira.

Quando os tijolinhos são aplicados na área externa, é necessário limpá-los mensalmente com solução de cloro com água. Já para a área interna, se faz necessário remover o pó com pano úmido ou uma vassoura de cerdas macias. Se você fizer a limpeza à risca, a parede deve permanecer intacta por até dois anos, quando será necessário aplicar novamente a resina.

Se a ideia é colorir os tijolos, o mais recomendado é utilizar tinta acrílica, mais fácil de limpar do que a látex. Ela pode ser aplicada com rolo, deixando as superfícies uniformes. Esta é uma ótima forma de esconder as imperfeições de paredes brutas, que foram descascadas. 

 

Paginação

Revestimento bricks rosa em parede com prateleiras brancas

Revestimento Jaipur, da coleção Horizontes, de Pedro Andrade para a Portobello (Foto: Divulgação/Portobello)

Os bricks cerâmicos são até mais simples de instalar que os tijolos de barro. Basta que a parede esteja lisa e seca, sem qualquer sinal de gordura ou resíduo que possa prejudicar a aderência da argamassa na hora de colar o revestimento. Tome cuidado para não exagerar na argamassa e limpe o excesso logo em seguida, com esponja úmida. 

Uma vantagem dos bricks sobre os tijolos de barro são as diferentes paginações: alinhada na horizontal, na vertical, dama, escama de peixe, diagonal, amarrada, entre outras.

 

Tamanho

Cozinha com piso de madeira, mesa de madeira com seis cadeira, ilha de madeira com cadeiras, piso metade de madeira e metade cerâmica, armário de madeira

Projeto da arquiteta Andrea Mu (Foto: Divulgação / Caroline Bicocchi)

Em geral, os tijolos de barro medem 5 x 22 x 10 cm e podem ser divididos em dois, ficando com 5 cm de espessura. Essa é uma estratégia comum para economizar alguns centímetros em ambientes pequenos. Já os bricks podem ser encontrados em dimensões variadas e costumam ter apenas 1 cm de espessura, influenciando muito no aproveitamento de espaço. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 01 janeiro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais