50 ideias com tijolinho rústico para se inspirar

Muito versátil, o tijolinho é um revestimento que vai desde o estilo industrial ao clássico. Hoje, o mercado dispõe de diversos materiais para alcançar este efeito, incluindo subway tiles e papéis de parede. Mas quando falamos em tijolinhos rústicos somos automaticamente remetidos à textura natural do barro e da argila. Com a crescente valorização dos […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 11 novembro 2023 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Muito versátil, o tijolinho é um revestimento que vai desde o estilo industrial ao clássico. Hoje, o mercado dispõe de diversos materiais para alcançar este efeito, incluindo subway tiles e papéis de parede. Mas quando falamos em tijolinhos rústicos somos automaticamente remetidos à textura natural do barro e da argila.

Com a crescente valorização dos elementos que remetem à natureza e dos tons terrosos, o tijolinho rústico ficou cada vez mais em evidência nos projetos de interiores. Quem busca uma paleta mais neutra ou sóbria, pode optar por pintá-los de branco ou cinza, como veremos em alguns exemplos a seguir.

A forma mais tradicional de obter uma parede de tijolinhos exposta é remover o reboco da parede. Contudo, nem sempre podemos contar que as peças estarão inteiras sob a superfície. Uma dica é contratar uma mão de obra especializada para o serviço e tomar muito cuidado para que as ferramentas não machuquem demais as peças que ficarão aparentes, a não ser que este seja o intuito.

A seguir, confira 50 ideias com tijolinho rústico para se inspirar!

  1. No projeto dos arquitetos Slava Balbek, Evgeniya Dubrovskaya e Artem Beregnoy, os tijolinhos foram escolhidos a dedo para que representassem a época de construção do edifício na Ucrânia.

Projeto dos arquitetos Slava Balbek, Evgeniya Dubrovskaya e Artem Beregnoy (Foto: Andrey Bezuglov/Yevhenii Avramenko)

 

  1. No projeto da arquiteta Débora Ciarcia, a área extena com ofurô é conectada por uma parede de tijolinhos.

Projeto da arquiteta Débora Ciarcia (Foto: Flávio Dias)

 

  1. Na cozinha projetada por Amber Road Design, o piso de cimento e pedras pretas serve de base para uma cartela de cores alegre. A parede, agora descascada, revela os tijolinhos deixados aparentes.

Projeto de Amber Road Design (Foto: Divulgação)

 

  1. A área gourmet da arquiteta Juliana Pippi mostra como é possível combinar elementos do estilo industrial à parede de tijolinhos.

Projeto da arquiteta Juliana Pippi (Foto: Gabriela Daltro)

 

  1. O escritório Gabriel Valdivieso Design projetou uma sala ampla e agradável com vista para o jardim. A lareira central foi estruturada com tijolos de barro, um material atérmico.

Projeto escritório Gabriel Valdivieso Design (Foto: Maura Mello)

 

  1. A estante desta sala projetada por Compondo Arquitetura tem aparência de uma lareira com chaminé de tijolinhos, com plantas e objetos de decoração ocupando as prateleiras de madeira.

Projeto do escritório Compondo Arquitetura (Foto: Monica Assan/Divulgação)

 

  1. O Studio 92 Arquitetura inspirou-se nos lofts londrinos e apostou em elementos que reforçam o caráter urbano do projeto, incluindo painéis de tijolinhos e trilhos de iluminação.

Projeto do Studio 92 Arquitetura (Foto: Mariana Orsi)

 

  1. Tijolinhos rústicos nas paredes e muita madeira trazem textura e garantem aconchego a esse apartamento na praia. Projeto do Ateliê de Arquitetura.

Projeto do Ateliê de Arquitetura (Foto: Andre Nazareth)

 

  1. A combinação do piso de cimento queimado com a parede de tijolinhos e o pórtico em fresno negro são o polto alto do ambiente projetado pela UNIC Arquitetura, que se mantém caloroso e acolhedor mesmo com uma paleta fria.

Projeto da UNIC Arquitetura (Foto: Eduardo Macarios / Divulgação)

 

  1. Os tijolinhos aparentes são os protagonistas no projeto do escritório Natural Arquitetura e Interiores, combinados a tonalidades mais suaves. Devido à proximidade da residência com o mar, o azul claro foi eleito para colorir parte das paredes.

Projeto do escritório Natural Arquitetura e Interiores (Foto: Fábio Junior Severo / Divulgação)

 

  1. A sala do escritório Très Arquitetura tem uma paleta de cores sóbrias, que inclui acabamentos escuros, como a parede de tijolos aparentes, painéis de madeira carvalho com laca marrom e Dekton Keranium, também na cor marrom.

Projeto do escritório Très Arquitetura (Foto: Ricardo Bassetti)

  1. No projeto da arquiteta Luciana Trivella, o cimento queimado do piso e a parede de tijolinhos nortearam a paleta, abrindo espaço para o preto das estantes e bancadas em granito preto escovado.

Projeto da arquiteta Luciana Trivella (Foto: Fernando Crescenti)

 

  1. Para criar um ambiente contemporâneo e acolhedor, a arquiteta Patty Coelho criou um painel de TV funcional com marcenaria ripada e fundo de tijolinhos.

Projeto da arquiteta Patty Coelho (Foto: Lília Mendel)

 

  1. Assinado pela arquiteta Juliana Faria, o quarto é um ambiente prático, aconchegante e moderno. A parede de tijolinhos pintados de branco evidencia os pendentes.

Projeto da arquiteta Juliana Faria (Foto: Gustavo Awad)

 

  1. Na cozinha da arquiteta Marcella Peixoto, a marcenaria foi escolhida no mesmo tom dos tijolinhos, criando um fundo monocromático que dialoga com o cinza do piso.

Projeto da arquiteta Marcella Peixoto (Foto: Bruno Meneghiti)

 

  1. O painel de compensado de pinho transmite uma atmosfera residencial familiar, enquanto a parede de tijolinho ao fundo delineia o escritório. Projeto do estúdio 2 Books Design.

Projeto do estúdio 2 Books Design (Foto: Mooten Studio)

 

  1. No quarto principal, a arquiteta Marcella Peixoto planejou a marcenaria em tons neutros para destacar o tijolinho aparente na cabeceira da cama.

Projeto da arquiteta Marcella Peixoto (Foto: Bruno Meneghiti)

 

  1. Em meio à base neutra do quarto de irmãs, a parede de tijolinhos rouba a cena, além de combinar com os tons amadeirados e rosados. Projeto do escritório Helô Marques Arquitetura.

Projeto do escritório Helô Marques Arquitetura (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

 

  1. Assinado pelo escritório Ana Veirano Studio, hall de entrada com tijolinhos tem obras de arte e cadeiras vintage.

Projeto do escritório Ana Veirano Studio (Foto: Julia Ribeiro)

 

  1. Papel de parede azul e tijolinhos são os destaques desta cozinha aberta projetada pela arquiteta Patricia Fiuza.

Projeto da arquiteta Patricia Fiuza (Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio)

 

  1. A estampa que recobre o par de poltronas de veludo reforça a paleta terrosa junto à parede de tijolinhos aparentes, onde há também uma lareira com design original do século XIX.

Projeto com tijolinhos e animal print de Casa Vogue (Foto: Divulgação)

 

  1. No projeto do arquiteto Rafael Ramos, a inspiração no estilo industrial pode ser notada nos tijolinhos que revestem algumas paredes. Já a escada em caracol, entregue pela construtora, foi reformada com pintura preta e degraus de madeira.

Projeto do arquiteto Rafael Ramos (Foto: Luiza Schreier)

 

  1. Na cozinha do escritório Ana Toscano Arquitetura, os armários em freijó formam uma composição acolhedora com os detalhes brancos. A parede de tijolinhos garante um contraponto rústico ao décor.

Projeto do escritório Ana Toscano Arquitetura (Foto: Julia Ribeiro)

 

  1. O principal destaque do projeto da designer de interiores Daniela Saliba é a estante da sala, que ocupa toda a parede de tijolinhos aparentes.

Projeto da designer de interiores Daniela Saliba (Foto: Denilson Machado)

 

25. Os tijolinhos em tonalidade terracota já pertenciam ao ambiente e foram realçados pelos detalhes coloridos na decoração assinada pelo escritório Brise Arquitetura.

Projeto do do escritório Brise Arquitetura (Foto: João Friedrichs)

 

  1. No quarto projetado pelo Studio 92 Arquitetura, uma atmosfera mais rústica foi explorada. A linguagem está refletida na parede, revestida de tijolinho branco. Para criar a ideia de cabeceira, a parte inferior foi pintada de mostarda, assim como a porta, para contrastar com o azul.

Projeto do Studio 92 Arquitetura (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)

 

  1. Uma reforma completa transformou o astral deste apartamento. O escritório Escala Arquitetura preservou apenas os tijolinhos originais, que são o destaque na sala de estar.

Projeto do escritório Escala Arquitetura (Foto: André Nazareth)

 

  1. Para trazer um ar de casa, o casal de moradores pediu à arquiteta Jac Ferreira uma parede de tijolinhos. Pintada de branco, ela compõe o painel da televisão na sala.

Projeto da arquiteta Jac Ferreira (Foto: Guilherme Pucci / Divulgação)

 

  1. O escritório ARQVentura criou a parede da churrasqueira e o forno de pizza revestidos de tijolinho, além de um novo armário no tom de terracota a fim de compor tanto com o novo revestimento quanto com a mesa existente de valor afetivo.

Projeto do escritório ARQVentura (Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação)

 

  1. Casa de 140 m² ganha tijolinhos e concretos aparentes após reforma pelo arquiteto Guilherme Zorzella.

Projeto do arquiteto Guilherme Zorzella (Foto: Miti Sameshima / Divulgação)

 

  1. Os tons neutros são os preferidos dos moradores, por essa razão preponderam a madeira freijó e tons cinza e preto, além dos tijolinhos à vista. Projeto do escritório Tripper.

Projeto do escritório Tripper (Foto: Juliano Colodeti / MCA Estúdio / Divulgação)

 

  1. Na suíte do escritório Forma 011, o tijolinho, desta vez na cor branca, dá um aspecto rústico e com cara de casa para a decoração quando combinado ao piso de cumaru.

Projeto do escritório Forma 011 (Foto: Luiza Florenzano / Divulgação)

 

  1. A parede descascada conta a história da casa centenária com seus tijolos aparentes no projeto do escritório KAS ARQ.

Projeto do escritório KAS ARQ (Foto: Felco / Divulgação)

 

  1. Para contrastar e valorizar ainda mais a naturalidade dos elementos amadeirados, o escritório Doma Arquitetura apostou em um piso de porcelanato cinza azulado, tijolinhos de argila nas paredes, e tons terrosos nos itens decorativos.

Projeto do escritório Doma Arquitetura (Foto: Mariana Orsi / Divulgação)

 

  1. A parede de tijolinhos brancos traz ainda mais bossa para esta sala de estar neutra, emoldurando a estante branca, projetada pela arquiteta Patricia Carvalho.

Projeto da arquiteta Patricia Carvalho (Foto: Denilson Machado/MCA Estúdio/Editora Globo)

 

  1. Esta sala de jantar tem parede de tijolo inglês, que traz um ar industrial ao projeto da designer de interiores Sara Oleiro.

Projeto da designer de interiores Sara Oleiro (Foto: Edu Castello/Editora Globo)

 

  1. A sala projetada por Hana Lerner ganhou parede de tijolinhos e uma grande estante de madeira. A escolha pelos materiais traz aconchego ao ambiente.

Projeto da arquiteta Hana Lerner (Foto: Guto Queiroz/Divulgação)

 

  1. No projeto da arquiteta Carmen Zaccaro, a parede de tijolinhos foi escolhida para complementar os móveis de madeira.

Projeto da arquiteta Carmen Zaccaro (Foto: Juliano Colodeti/Divulgação)

 

  1. Com uma proposta de estilo que passeia entre urbano, industrial e contemporâneo, o projeto do Estúdio Minke se destaca pela coerência de linguagem aplicada nos materiais: cimento queimado, madeira natural, tijolinho de demolição e piso de ardósia.

Projeto do Estúdio Minke (Foto: Maura Mello / Divulgação)

 

  1. O imóvel já possuía alguns bons revestimentos, como o tijolinho aparente na parede e o piso de madeira clara, então estes foram os pontos de partida para o SP Estúdio.

Projeto do SP Estúdio (Foto: Nathalie Artaxo/Divulgação)

 

  1. A parede principal do living foi revestida com tijolo maciço de demolição. Já o móvel integrado à coluna foi projetado pelo escritório InTown, responsável pela reforma.

Projeto do escritório InTown (Foto: MCA Estúdio/Divulgação)

 

  1. A parede de tijolinhos, o efeito de cimento queimado, os pendentes e as cores preto e branco nos móveis oferecem ao apartamento uma identidade industrial. Projeto da arquiteta e designer de interiores Larissa Lóh.

Projeto da arquiteta e designer de interiores Larissa Lóh (Foto: Eduardo Macarios)

 

  1. Na sala de jantar reformada pela arquiteta Bianca da Hora, a opção pela parede de tijolinhos cinza traz sensação de aconchego sem deixar de lado a descontração.

Projeto da arquiteta Bianca da Hora (Foto: Denilson Machado/MCA Estudio/Divulgação)

 

  1. A decoração da arquiteta Flávia Theodorovitz ganhou um toque contemporâneo, elegante e atemporal, com uma mescla de elementos em alta, como o cimento queimado, o freijó, a serralheria e o tijolinho.

Projeto da arquiteta Flávia Theodorovitz (Foto: Monica Assan / Divulgação)

 

  1. Após reforma, apê do arquiteto Fernando Forte ganha integração, tons claros e preserva paredes de tijolinhos.

Projeto do arquiteto Fernando Forte (Foto Victor Affaro / Editora Globo)

 

  1. Após reforma, apartamento antigo se renova com parede de tijolinhos, marcenaria e pontos de cor. Projeto da arquiteta Carmen Zaccaro traz um mix de clássico e contemporâneo.

Projeto da arquiteta Carmen Zaccaro (Foto: Juliano Colodeti / MCA Estúdio / Divulgação)

 

  1. Para quebrar os tons frios, uma parede de tijolinhos aparentes torna-se moldura para o espelho da sala de jantar no projeto da arquiteta Anna Parisi.

Projeto da arquiteta Anna Parisi (Foto: Erika Waldmann / Divulgação)

 

  1. Apartamento pequeno tem base neutra, cobogó e parede de tijolinhos. Projeto do escritório TRIA Arquitetura.

Projeto do escritório TRIA Arquitetura (Foto: Alessandro Guimarães / Divulgação)

 

  1. Os tijolinhos são o carro-chefe do projeto do arquiteto Lucas Barbosa, produzidos na própria olaria do cliente.

Projeto do arquiteto Lucas Barbosa (Foto: Jana Oliveira/Divulgação)

 

  1. Cores sóbrias, mármore e parede de tijolinhos marcam decoração de apartamento assinado pelo arquiteto Maurício Karam.

Projeto do arquiteto Maurício Ka

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 11 novembro 2023 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais