O seixo ou pedra rolada é uma pedra dura, resistente, com uma pegada rústica e natural. Não à toa, a procura por este material aumentou consideravelmente nos últimos meses, com a valorização de uma estética que remete à natureza e ao bem-estar.
A formação dos seixos ocorre através de fragmentos desprendidos de rochas, que rolam e se chocam no curso dos rios. Ao longo do anos, este processo acaba lixando sua superfície, fazendo com que adquiram um formato arredondado.
Em rios que ainda possuem água, os seixos são brilhantes e mais lisos. Já em rios secos, o seixo não brilha e tende a ser mais poroso, chegando a ter formatos irregulares. Alguns seixos de rio apresentam maior percentual de quartzo e sílica, que lhe garantem uma tonalidade mais clara, similar a dos cristais.
CONFIRA: CONHEÇA AS PRINCIPAIS PEDRAS NATURAIS UTILIZADAS COMO REVESTIMENTO
Outra maneira de obter seixo rolado é artificialmente, através do uso de máquinas. Neste caso, elas são as responsáveis por garantir uma superfície lisa e arredondada.
Os seixos soltos são muito comuns no paisagismo, criando caminhos em áreas externas ou forrando canteiros e vasos em jardins. A partir de um interesse em aplicar a pedra como revestimento, surgiu o seixo telado. Ele é vendido em placas de tela, onde as pedras estão coladas uma ao lado da outra, facilitando muito o assentamento em paredes e pisos, dispensando a necessidade de colar pedra por pedra.
Após a aplicação das telas na parede ou piso, é necessário fazer o rejuntamento. Esse rejunte pode ser feito com argamassa para assentamento ou com rejunte flexível. Mas cuidado: o excesso de rejunte pode encardir com facilidade. A dica é escolher um rejunte que não seja tão claro e próximo à cor da pedra.
No mais, o seixo telado é uma opção super versátil para ambientes internos e externos. Resistente à umidade, pode ser aplicada em banheiros, cozinhas, piscinas, espelhos d’água e fachadas. Outras propriedades a serem consideradas é que se trata de uma pedra atérmica e anticorrosiva. Porém, no caso dos pisos, é necessário se atentar à textura da pedra escolhida para que não seja tão escorregadio.
Seixo telado
Os seixos nacionais, extraídos no Brasil, costumam apresentar tons de branco, areia e terrosos. Já os seixos importados complementam a variedade do mercado, com opções em preto, chumbo e verde.
Mini-seixo telado
O mini-seixo telado traz pedras menores arredondadas, trazendo um efeito mais delicado aos ambientes.
Seixo polido telado
O polimento com cera realça ainda mais as cores, ornamentando qualquer ambiente onde é assentado.
Seixo fiji telado
Com tons distintos, o seixo fiji telado apresenta diferentes tons de verde, areia e âmbar. Sua aplicação transfere aos ambientes delicadeza e frescor.