História do produto: Porcelanato

Possivelmente o revestimento mais especificado da atualidade, o porcelanato tem uma história relativamente recente. Criado na década de 80 pelos italianos, quando alguns ceramistas resolveram inovar no processo de fabricação, ele logo ficou famoso nos países europeus. Alguns anos depois, já na década de 90, ele começou a ser produzido no Brasil.  A ABNT NBR […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 01 novembro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Possivelmente o revestimento mais especificado da atualidade, o porcelanato tem uma história relativamente recente. Criado na década de 80 pelos italianos, quando alguns ceramistas resolveram inovar no processo de fabricação, ele logo ficou famoso nos países europeus. Alguns anos depois, já na década de 90, ele começou a ser produzido no Brasil. 

História do produto: Porcelanato

Projeto da arquiteta Vivian Frizon (Foto: Romulo Fialdini / Divulgação)

A ABNT NBR 15463:2013 define os porcelanatos como “placas cerâmicas compostas por argila, feldspato e outras matérias-primas inorgânicas, conformadas por extrusão, prensagem ou outros processos, podendo ser esmaltadas ou não esmaltadas, polidas ou naturais, retificadas ou não retificadas”. 

História do produto: Porcelanato

Projeto  do escritório AR Design de Interiores. tem um painel de 5,8 metros de altura de porcelanato preto fosco (Foto: Renata D’Almeida)

Tratando-se de uma peça cerâmica, o porcelanato foi desenvolvido a partir de uma variação na fabricação da mesma. A mesma matéria-prima que originaria uma cerâmica avançada, quando submetida a uma temperatura superior a 1300 ºC em seu processo de fabricação, resulta em uma peça compacta, mais rígida e homogênea. Essas características permitem um corte totalmente reto, muito comum nos porcelanatos. 

CONFIRA: 15 PORCELANATOS CINZAS PARA SE INSPIRAR

Em termos de absorção e resistência, é considerado um dos melhores materiais que existe para a sua casa, sendo possível utilizá-lo tanto em áreas internas, como externas. Devido às tecnologias de fabricação, é possível ter diversos acabamentos, que reproduzem mármores, madeiras e pedras naturais com perfeição. 

História da cerâmica, precursora do porcelanato

A cerâmica, por sua vez, é muito mais antiga. Acredita-se que ela surgiu na Idade da Pedra, em 25 mil a.C, tendo como principal matéria-prima a argila. Ela é a base para a maioria dos revestimentos que utilizamos na arquitetura e construção civil, incluindo os porcelanatos e azulejos. 

Produzidas a partir da mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, as placas cerâmicas, em geral, possuem três camadas. A primeira é o suporte ou biscoito. A segunda é o engobe, que tem função impermeabilizante e garante a aderência do esmalte ou entre as partes. A terceira é o esmalte, uma camada vítrea que também impermeabiliza, além de decorar a face superior.

As peças de cerâmica costumam ser divididas em tradicionais e avançadas. A cerâmica tradicional é aproveitada em diversos revestimentos, desde azulejos até vasos para cultivar plantas e flores. E pasmem, os tijolos também são produzidos assim! Já a cerâmica avançada é obtida a partir da matéria-prima mais purificada, que pode ser a mesma que dá origem à cerâmica tradicional, mas em um estado maior de pureza. Esta é a cerâmica utilizada na fabricação do porcelanato, por exemplo. 

História das lastras, o futuro do porcelanato

História do produto: Porcelanato

Projeto da arquiteta Patricia Pomerantzeff utiliza lastras para valorizar o pé-direito (Foto: Divulgação)

Para quem não conhece a denominação, SuperFormatos, lastras ou maxi são os porcelanatos com formatos maiores de 100×100 cm. Os primeiros países a fabricarem esse tipo de produto foram a Itália e Espanha, e por muito tempo, ele era exclusivamente importado, com um prazo de entrega médio de 120 dias. Sem falar nos impostos!

A Roca Cerâmica foi a primeira a produzir SuperFormatos no Brasil. O maquinário foi adquirido em 2018 pela empresa com a produção do formato 120×120 cm. Hoje, algumas marcas chegam a produzir peças de até 320×160 cm e a fabricação nacional tornou o revestimento um pouco mais acessível. 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 01 novembro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais