6 pisos frios para você usar no seu projeto

Em um país tropical como o nosso, não é de se estranhar que os pisos frios façam tanto sucesso! Sabe aquela sensação de frescor nos pés ao tirar os sapatos em um dia quente? Ela é alcançada com o uso de pisos frios.  Estes revestimentos são excelentes condutores de calor, ou seja, dissipam o calor […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 21 novembro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
6 pisos frios para você usar no seu projeto

Andar descalço no piso frio é um hábito comum entre os brasileiros durante o verão (Foto: Reprodução)

Em um país tropical como o nosso, não é de se estranhar que os pisos frios façam tanto sucesso! Sabe aquela sensação de frescor nos pés ao tirar os sapatos em um dia quente? Ela é alcançada com o uso de pisos frios. 

Estes revestimentos são excelentes condutores de calor, ou seja, dissipam o calor com maior facilidade, reduzindo a temperatura ambiente. Por isso, eles são mais gelados ao primeiro toque. Contudo, após um tempo em pé no mesmo lugar, eles tendem a esquentar. 

Já os pisos quentes são maus condutores. Isso significa que há pouca troca de calor com o meio e eles permanecem quase sempre na mesma temperatura. Por isso, são os queridinhos do inverno, garantindo mais conforto térmico.

De um modo geral, os pisos frios são recomendados para a área social da casa, enquanto os pisos quentes são indicados para cômodos em que você deseja criar um ambiente mais íntimo, mantendo um equilíbrio de temperatura entre o corpo e o piso, como quartos e closets. 

Ao instalar pisos frios na área externa vale ficar atento ao coeficiente de atrito, que mede quão propenso ao escorregamento é o piso em questão. Como a maioria dos pisos frios são polidos, eles podem causar acidentes quando molhados, motivo pelo qual recomendamos o uso de pisos antiderrapantes em áreas molhadas. 

Uma outra vantagem dos pisos frios é a facilidade de limpeza. No geral, basta um pano úmido para deixar o ambiente limpo de novo. 

A seguir, confira os 6 principais pisos frios! 

Porcelanatos

6 pisos frios para você usar no seu projeto

O porcelanato é um dos pisos frios mais comuns nas casas e apartamentos brasileiros (Foto: Portobello / Divulgação)

O porcelanato é um dos revestimentos mais utilizados em projetos residenciais e comerciais, conhecido por sua grande resistência e por ser uma alternativa a pedras mais nobres. 

A ABNT NBR 15463:2013 define os porcelanatos como “placas cerâmicas compostas por argila, feldspato e outras matérias-primas inorgânicas, conformadas por extrusão, prensagem ou outros processos, podendo ser esmaltadas ou não esmaltadas, polidas ou naturais, retificadas ou não retificadas”. 

Sua base é rígida e tem cerca de 1 cm de espessura, podendo ser aplicado em pisos, paredes e até bancadas. Essa resistência também possibilita que ele seja cortado na máquina, com perfeitos ângulos de 90º, enquanto a cerâmica tradicional tem bordas mais irregulares. 

Cerâmicas

6 pisos frios para você usar no seu projeto

O piso cerâmico também pode ser aplicado em áreas externas, desde que não seja polido (Foto: Incepa / Divulgação)

O porcelanato é apenas um tipo de peça cerâmica. Produzidas a partir da mistura de argila e outras matérias-primas inorgânicas, em geral, elas possuem três camadas. A primeira é o suporte ou biscoito. A segunda é o engobe, que tem função impermeabilizante e garante a aderência do esmalte ou entre as partes. A terceira é o esmalte, uma camada vítrea que também impermeabiliza, além de decorar a face superior.

CONFIRA: PORCELANATO LÍQUIDO: CONHEÇA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MATERIAL

As peças de cerâmica costumam ser divididas em tradicionais e avançadas. A cerâmica tradicional é aproveitada em diversos revestimentos, incluindo os azulejos. Mas atenção: a maioria dos azulejos não podem ser usados no piso pela baixa resistência mecânica. 

Já a cerâmica avançada é obtida a partir da matéria-prima mais purificada, que pode ser a mesma que dá origem à cerâmica tradicional, mas que está em um estado maior de pureza. É o caso do porcelanato, por exemplo. 

Rochas naturais

As pedras ou rochas naturais são aquelas encontradas e extraídas da natureza. Como não são um recurso renovável, seu custo costuma ser mais alto e não são fornecidas muitas garantias. Contudo, o uso de pedras naturais garantirá um resultado único ao ambiente. Entre os pisos frios, as que ganham maior destaque são o granito e o mármore. 

6 pisos frios para você usar no seu projeto

O piso de mármore confere um resultado único à decoração (Foto: The Jills Zeder Group / Reprodução)

O mármore é uma rocha natural originada de calcário exposto a altas temperaturas e pressão. Tem uma aparência mais homogênea que o granito, com veios expostos, e pode ser encontrado em muitas variações de cores e texturas. Com conotação sofisticada, o material deve ser usado preferencialmente em ambientes internos, já que em áreas externas pode apresentar alterações de cor graças à ação do tempo, dos raios solares e da poluição. Também não é indicado em áreas de tráfego intenso, pois se desgasta mais facilmente.

Projeto do arquiteto e morador Flavio Castro, tem piso de granito lixado na laje-jardim (Foto: Pedro Kok/Divulgação)

O granito é uma rocha natural composta essencialmente de quartzo, mica e feldspato. Tem baixo índice de porosidade e demonstra alta resistência a desgastes, riscos e impactos. É uma ótima opção para ambientes internos e externos, considerando qualidade, custo-benefício e fácil manutenção. Vale destacar que as cores mais claras tendem a ser mais porosas, assim, se a limpeza não for diária, a pedra vai manchar mais facilmente. Não tem tonalidade homogênea, já que apresenta aparência granulada, com pontos pretos em sua composição.

Ladrilhos hidráulicos

Projeto do escritório Casulo tem piso de ladrilhos hidráulicos na cozinha (Foto: Joana França / Divulgação)

São peças de cimento totalmente artesanais que encantam pelo colorido e desenhos que formam nos espaços. Por ser um pouco maior que os azulejos tradicionais, este modelo é mais indicado para ambientes amplos. Uma dica é a estampa geométrica, que deixa a decoração moderna e unifica os ambientes. 

CONFIRA: GRUPO EUCATEX LANÇA MARCA DE PORCELANATOS

Cimentícios 

Projeto do escritório Ar.kitekt Associados tem piso cimentício na área gourmet (Foto: Pedro Kok/Divulgação)

Revestimentos cimentícios são placas produzidas da mistura de cimento com matérias-primas diversas que possibilitam texturas, formas, funções e cores diferenciadas, como um aspecto amadeirado ou de concreto aparente. A qualidade do material fabricado permite que seja aplicado tanto em ambientes internos e externos. Graças à flexibilidade, o cimentício pode dar origem a cobogós, revestimentos 3D, tijolinhos, jardins verticais, terrazzos, entre outros.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 21 novembro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais