A pedra ardósia já foi muito conhecida como “pedra de lousa”, por ser o material usado nos quadros escolares. Sendo um xisto argiloso, que possui um bonito aspecto rústico, suas cores vão dos tons escuros como preto, grafite e roxo, até tons mais claros como ferrugem, verde e branco.
A pedra pode ser polida, escovada, lixada ou usada ao natural, e é uma excelente alternativa para quem prefere decorações sóbrias. Sua principal aplicação é em áreas internas, principalmente, em paredes, mas também é possível especificá-la para o interior de piscinas e jardins.
O uso no piso requer alguns cuidados, uma vez que a ardósia é uma pedra bastante escorregadia quando molhada. Também não é a pedra mais recomendada para bancadas, pois tende a esquentar bastante em contato com o calor. Ainda assim, algumas marcas permitem o uso, por isso, confira sempre as orientações do fabricante.
A seguir, confira 15 projetos com a pedra ardósia e diferentes propostas de aplicação!
- Neste projeto, a varanda foi integrada à sala e, para unir os espaços, o piso foi substituído por ardósia. A pedra escura funciona como pano de fundo para os móveis de design, no projeto do escritório Casulo.
- Nesta suíte projetada pela arquiteta Juliana Loffi, a madeira nas paredes aquece o espaço em contraposição ao piso de ardósia e o cimento queimado.
- No projeto do escritório MF+Arquitetos, a cozinha é separada do living pela bancada de ardósia preta,com fogão de indução e coifa de embutir. Na parede que separa o hall de entrada, a pedra também reveste a caixa com churrasqueira, fogão e pias.
CONFIRA: CONHEÇA AS PRINCIPAIS PEDRAS NATURAIS UTILIZADAS COMO REVESTIMENTO
- Este apartamento duplex, reformado pela arquiteta Sandra Sayeg, é regido pelo estilo industrial. O banheiro também apresenta tons mais sóbrios, com o uso da ardósia cinza na bancada esculpida.
- Além de ambientes internos, a ardósia também pode ser empregada no paisagismo. É o caso deste espelho d’água executado com ardósia verde, no projeto da paisagista Caterina Poli.
- Na reforma desta cozinha pelo Studio 3P, a bancada de ardósia é utilizada para refeições rápidas, jantares casuais e cursos didáticos.
- A pia de ardósia e gabinete feito de estrutura metálica foram desenhados pelo arquiteto, designer e morador Felipe Protti. No lavabo, o espelho garimpado destaca-se diante da parede revestida de papel de parede.
- Neste projeto da arquiteta Gisele Taranto, a piscina de borda transbordante é revestida de pedra ardósia. Este uso, em específico, requer o beneficiamento da pedra a fim de torná-la antiderrapante.
- Nesta cozinha moderna, o charme dos tijolos brancos é contrastado com a marcenaria toda preta. O escritório FGMF também desenhou a mesa de jantar, com tampo de ardósia.
- Neste projeto do escritório Zen Architects, o piso de ardósia mostra-se como um lindo mosaico formado por peças de diferentes tamanhos. A escada de madeira quebra a rigidez dos materiais escuros.
- Esta cozinha branca, assinada pelo escritório de arquitetura Winwood McKenzie, ganhou paredes de tijolos aparentes brancos que potencializam a entrada de luz natural na casa. Um ripado de carvalho veste o forro e reveste uma parede garantindo aconchego ao espaço. Já o piso de ardósia preta reforça o caráter contemporâneo do ambiente.
- Com desenho assinado por Jamie Bush + Co, o piso de ardósia escura com paginação amarrada é destaque nesta sala de jantar.
- Neste banheiro, o arquiteto Guilherme Torres lançou mão do clássico preto e branco, porém usado aqui de maneira bem contemporânea. As bases neutras no piso de ardósia e na pintura cimentícia das paredes valorizam ainda mais o protagonismo da banheira.
- Idealizado pelo paisagista Daniel Nunes, o extenso espelho d’água de ardósia preta permeia todo o jardim, em contraste com o verde intenso da vegetação.
- No projeto do escritório Casulo, o banheiro é separado do quarto por portas de serralheria. No ambiente de banho, o piso escolhido foi a ardósia, uma base neutra para as pastilhas verdes aplicadas nas paredes.