O porcelanato líquido, também conhecido como piso epóxi, está entre as opções de revestimentos para projetos modernos.
No entanto, é importante conhecer as vantagens e desvantagens de investir neste tipo de material para saber se essa é realmente a opção ideal para sua reforma.
Então confira abaixo as vantagens e desvantagens do porcelanato líquido para fazer uma escolha consciente e adequada para sua rotina.
Vantagens do porcelanato líquido
O porcelanato líquido é muito diferente do convencional. Para começar, sua aplicação é feita por meio de uma resina, como se fosse uma pintura no chão. Assim como sua aplicação é diferente, as vantagens também se distinguem:
Ausência de rejunte
Por conta de sua aplicação diferenciada, o porcelanato líquido não precisa de rejuntes ou emendas. É um piso monolítico.
Inclusive, se você quer investir em projetos no conceito aberto, o porcelanato líquido é a melhor opção para auxiliar na integração desses cômodos de modo sutil.
Personalização
O porcelanato líquido pode ser feito em diferentes cores e até imitar outros materiais, como mármore e madeira. Além disso, você pode criar efeitos geométricos e coloridos ou até usar imagens 3D para inovar ainda mais no projeto.
A decoração fica do jeito que você sempre quis. É uma forma de inovar no design com muito estilo.
Durabilidade/ superfície impermeável
Com os cuidados certos, o porcelanato líquido pode durar 10 anos ou mais – um tempo parecido com os materiais tradicionais.
Além disso, esse material é impermeável, ou seja, qualquer líquido derramado não corre o risco de se infiltrar no piso e muito menos causar manchas.
CONFIRA: 8 REVESTIMENTOS PARA USAR NO JARDIM: CONHEÇA AS VANTAGENS DE CADA MATERIAL
Fácil limpeza
Por não ter rejuntes, você não precisa esfregar o piso para mantê-lo limpo. A solução tradicional de detergente neutro com água já será o suficiente para manter o chão limpo e higienizado.
Ah, mas vale lembrar que esse material deteriora em contato com produtos abrasivos, então evite lavar o chão com água sanitária ou outros tipos de produtos mais pesados.
Resistência
O porcelanato líquido é preparado para suportar o alto tráfego de pessoas pela casa. Isso faz com que o material dure muito mais tempo em perfeito estado de conservação.
Desvantagens do porcelanato líquido
Como qualquer outro material, o porcelanato líquido apresenta algumas desvantagens que são importantes de considerar antes de utilizá-lo no projeto de reforma. Confira!
Mão de obra especializada
Não é qualquer pessoa que sabe instalar um porcelanato líquido – especialmente os com acabamento em 3D. Isso faz com que o preço de instalação seja bem maior em comparação aos outros materiais tradicionais.
Se você está procurando por soluções econômicas para sua reforma, evite o porcelanato líquido.
Suscetível à riscos
É preciso ter um cuidado especial ao arrastar móveis pela casa ou derrubar objetos pontiagudos, pois eles podem riscar o piso de resina. O ideal é colocar protetores nos móveis para evitar esse tipo de problema.
Risco de amarelamento
Esse tipo de porcelanato não pode ficar em contato com o sol, pois a luz natural pode amarelar a superfície ao longo do tempo. Embora a resina tenha proteção ultravioleta, não é indicado instalar o material em locais com exposição solar direta.
Além disso, ele não pode ser aplicado sobre um piso com umidade, pois a resina não vai colar no solo. Não é qualquer local que pode contar com esse revestimento.
Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens de investir no porcelanato líquido, escolha o melhor melhor material para seu projeto e tenha um projeto maravilhoso!
Essas dicas foram criadas pela equipe da Viva Decora.