Cantoneira: o que é, para que serve e quais os principais tipos

Já ouviu falar em cantoneira? Cantoneiras nada mais é do que um acabamento utilizado em pisos, paredes, pilastras, escadas e móveis para fazer o arremate dos ângulos. Além da estética, sua principal função é proteger as quinas e os revestimentos, impedindo o desgaste por batidas ou tráfego intenso de pessoas.    A cantoneira para paredes, […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 12 outubro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Já ouviu falar em cantoneira? Cantoneiras nada mais é do que um acabamento utilizado em pisos, paredes, pilastras, escadas e móveis para fazer o arremate dos ângulos. Além da estética, sua principal função é proteger as quinas e os revestimentos, impedindo o desgaste por batidas ou tráfego intenso de pessoas. 

Cantoneiras: o que é, para que serve e quais os principais tipos

Cantoneira de alumínio em formato de prisma para um acabamento moderno da parede (Foto: Atrim Global / Reprodução)

 

A cantoneira para paredes, pilastras e escadas é aplicada na quina. Elas podem ser encontradas em duas versões: sobrepor e embutir. A cantoneira de sobrepor ou cantoneira em L é aplicada com colas específicas depois do assentamento dos revestimentos. Já a cantoneira de embutir, que pode ser sextavada ou arredondada, é colocada durante o assentamento, com a aplicação de colas específicas na lingueta da cantoneira. 

Já a cantoneira para pisos é utilizada, principalmente, para proporcionar um melhor acabamento visual. Diferente da cantoneira de parede, que envolve a quina, esta estrutura é encaixada entre a parede e o piso, garantindo uma transição mais harmônica. Para isso, é fundamental escolher com sabedoria o material e a cor da cantoneira, de preferência, similar ao revestimento. 

Confira a seguir os principais tipos de cantoneiras! 

Cantoneira de alumínio

Cantoneira: o que é, para que serve e quais os principais tipos

As cantoneiras de alumínio são as mais aplicadas em ambientes comerciais (Foto: Harmonia Decorações e Acabamentos / Divulgação)

Modelo mais conhecido do mercado, a cantoneira de alumínio é muito utilizada em paredes e escadas, principalmente, de espaços comerciais. Por ser uma opção simples, discreta e econômica, pode ser uma opção para projetos modernos, minimalistas ou contemporâneos. 

CONFIRA: CONSTRUÇÃO A SECO: CONHEÇA O MÉTODO, PRINCIPAIS TIPOS E VANTAGENS

Um dos seus principais diferenciais é que, por se tratar de um material muito trabalhado na serralheria, essas cantoneiras podem servir como suporte para prateleiras e ganchos para pendurar plantas. 

Cantoneira de ferro

Cantoneiras: o que é, para que serve e quais os principais tipos

As cantoneiras de ferro combinam com decorações rústicas (Foto: Engenho São Paulo / Divulgação)

A cantoneira de ferro possui um design mais cru, o que combina com decorações rústicas e industriais. Antigamente, costumávamos ver muito este acabamento em móveis de madeira, para protegê-los de eventuais pancadas ou evitar que cedessem com o tempo. Por se tratar de um material mais caro, sua aplicação é recomendada apenas quando uma grande resistência for necessária. 

Cantoneira de madeira

Cantoneiras: o que é, para que serve e quais os principais tipos

As cantoneiras de madeira são ótimas para fazer a transição entre pisos e paredes (Foto: Riscare Arquitetura / Reprodução)

A cantoneira de madeira é muito comum em pisos, mas também pode ser utilizada nas paredes. É uma peça ideal para quem busca uma decoração clássica e elegante. Assim como na cantoneira de alumínio, é muito comum vermos este tipo de cantoneira servir de suporte para prateleiras, tornando-se um elemento decorativo. 

Mas o principal uso da cantoneira de madeira está no acabamento de portas feitas no mesmo material, garantindo um visual único à estrutura. 

Cantoneira de PVC

Cantoneiras: o que é, para que serve e quais os principais tipos

As cantoneiras de PVC podem ser fabricadas nas mais variadas cores (Foto: MRF / Divulgação)

Muito popular devido ao menor custo, a cantoneira de PVC é uma opção interessante para quem busca uma versatilidade de cores. Outra vantagem é que trata-se de um material mais fácil de limpar, quando comparado aos demais. 

A cantoneira de PVC é muito utilizada em quinas de escadas, já que pode ser texturizada para agregar uma função antiderrapante, evitando que acidentes graves aconteçam. 

Filetes metálicos

Cantoneiras: o que é, para que serve e quais os principais tipos

Os filetes metálicos são muito utilizados na transição entre duas peças cerâmicas, mas também podem servir de cantoneiras (Foto: Portobello Shop Palmas / Divulgação)

Basicamente, os filetes metálicos são acabamentos longilíneos em metal que ajudam a personalizar os espaços. Nos últimos anos, temos visto cada vez mais o seu uso em pisos e paredes na função de cantoneiras mais discretas e esteticamente agradáveis. 

Os filetes metálicos podem ser aplicados em pisos, paredes, fachadas, escadas, piscinas, nichos, meia parede e rodapés, garantindo uma transição suave entre revestimentos. Assim como as demais cantoneiras, também protegem bordas e quinas e fazem detalhes em pisos e paredes.

 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 12 outubro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais