Já ouviu falar em cantoneira? Cantoneiras nada mais é do que um acabamento utilizado em pisos, paredes, pilastras, escadas e móveis para fazer o arremate dos ângulos. Além da estética, sua principal função é proteger as quinas e os revestimentos, impedindo o desgaste por batidas ou tráfego intenso de pessoas.
A cantoneira para paredes, pilastras e escadas é aplicada na quina. Elas podem ser encontradas em duas versões: sobrepor e embutir. A cantoneira de sobrepor ou cantoneira em L é aplicada com colas específicas depois do assentamento dos revestimentos. Já a cantoneira de embutir, que pode ser sextavada ou arredondada, é colocada durante o assentamento, com a aplicação de colas específicas na lingueta da cantoneira.
Já a cantoneira para pisos é utilizada, principalmente, para proporcionar um melhor acabamento visual. Diferente da cantoneira de parede, que envolve a quina, esta estrutura é encaixada entre a parede e o piso, garantindo uma transição mais harmônica. Para isso, é fundamental escolher com sabedoria o material e a cor da cantoneira, de preferência, similar ao revestimento.
Confira a seguir os principais tipos de cantoneiras!
Cantoneira de alumínio
Modelo mais conhecido do mercado, a cantoneira de alumínio é muito utilizada em paredes e escadas, principalmente, de espaços comerciais. Por ser uma opção simples, discreta e econômica, pode ser uma opção para projetos modernos, minimalistas ou contemporâneos.
CONFIRA: CONSTRUÇÃO A SECO: CONHEÇA O MÉTODO, PRINCIPAIS TIPOS E VANTAGENS
Um dos seus principais diferenciais é que, por se tratar de um material muito trabalhado na serralheria, essas cantoneiras podem servir como suporte para prateleiras e ganchos para pendurar plantas.
Cantoneira de ferro
A cantoneira de ferro possui um design mais cru, o que combina com decorações rústicas e industriais. Antigamente, costumávamos ver muito este acabamento em móveis de madeira, para protegê-los de eventuais pancadas ou evitar que cedessem com o tempo. Por se tratar de um material mais caro, sua aplicação é recomendada apenas quando uma grande resistência for necessária.
Cantoneira de madeira
A cantoneira de madeira é muito comum em pisos, mas também pode ser utilizada nas paredes. É uma peça ideal para quem busca uma decoração clássica e elegante. Assim como na cantoneira de alumínio, é muito comum vermos este tipo de cantoneira servir de suporte para prateleiras, tornando-se um elemento decorativo.
Mas o principal uso da cantoneira de madeira está no acabamento de portas feitas no mesmo material, garantindo um visual único à estrutura.
Cantoneira de PVC
Muito popular devido ao menor custo, a cantoneira de PVC é uma opção interessante para quem busca uma versatilidade de cores. Outra vantagem é que trata-se de um material mais fácil de limpar, quando comparado aos demais.
A cantoneira de PVC é muito utilizada em quinas de escadas, já que pode ser texturizada para agregar uma função antiderrapante, evitando que acidentes graves aconteçam.
Filetes metálicos
Basicamente, os filetes metálicos são acabamentos longilíneos em metal que ajudam a personalizar os espaços. Nos últimos anos, temos visto cada vez mais o seu uso em pisos e paredes na função de cantoneiras mais discretas e esteticamente agradáveis.
Os filetes metálicos podem ser aplicados em pisos, paredes, fachadas, escadas, piscinas, nichos, meia parede e rodapés, garantindo uma transição suave entre revestimentos. Assim como as demais cantoneiras, também protegem bordas e quinas e fazem detalhes em pisos e paredes.