Confira dicas do uso de vínilico no teto
O piso vinílico já se estabeleceu no mercado por ser um revestimento com excelente custo-benefício, principalmente, para quem busca uma alternativa à madeira. Feito de cloreto de vinila ou PVC, ele é menos poroso que a madeira natural, além de apresentar conforto acústico e térmico.
Disponível em diversas cores e texturas, nos últimos tempos, tenho visto o revestimento vinílico ganhar uma nova superfície: o teto. A tendência de usar vinilico no teto foi levantada lá na Expo Revestir 2020 e, desde então, utilizada em projetos das mais variadas estéticas.
Para a instalação do vinilico no teto, é necessário que o piso vinílico seja do modelo colado e que a laje passe por uma avaliação similar à aplicada aos contrapisos. Isso porque qualquer irregularidade ou umidade poderá comprometer a estética do vinílico, levando até ao descolamento.
Se você é um entusiasta de forros de madeira, vale a pena conferir esta aplicação. A seguir, separei 5 exemplos muito bacanas para você se inspirar!
- Este imóvel da década de 1950 ganhou vida nova com a reforma da arquiteta Dudi Duarte. Para combinar com os tons de rosa e azul escolhidos pelos moradores, ela sugeriu a aplicação do piso vinílico também no teto, trazendo elegância e sofisticação com custo mais baixo.
CONFIRA: PISO VINÍLICO AUTOCOLANTE: O QUE É E COMO INSTALAR
2. No projeto do escritório Entre Design Studio, o piso frio foi a melhor solução para os pets. Para aquecer o ambiente, o piso vinílico que imita madeira foi aplicado no teto. O resultado foi um cômodo cheio de minimalismo, aconchegante e com muita personalidade.
3. Nesta casa, reformada pelo escritório Triptyque Architecture, todos os detalhes foram escolhidos para deixar a casa muito aconchegante, inclusive os materiais e os acabamentos. No pavimento inferior, o teto foi revestido com material vinílico que imita madeira. No piso, a madeira aparece em sua versão natural, completando a estética e integrando o ambiente.
4. Na área gourmet desta casa em Maceió, o escritório Doma Arquitetura aplicou o vinílico bege na área gourmet. O revestimento contrasta com as vigas de madeira e as paredes de tijolinhos expostos.