As pedras naturais são uma tendência que veio para ficar! Entre as queridinhas dos brasileiros está a pedra moledo. Trata-se de um granitóide nacional, portanto, sua aparência rústica se assemelha muito a um granito. Composta basicamente de feldspato e quartzo, apresenta excelente durabilidade e baixa manutenção, motivo pelo qual é muito aplicada em muros e fachadas.
Sua aparência rústica e porosa, super alinhada com as referências à natureza que vemos nos projetos atuais, é ideal para aplicação em áreas externas, cascatas, jardins, mas também confere um aspecto interessante a banheiros, salas, casas de campo e até lareiras.
Parte de sua graça está nos blocos de diferentes tamanhos e tonalidades, que criam uma composição única. No geral, apresenta uma mistura de bege claro com marrom, havendo algumas tonalidades mais escuras. Quanto ao rendimento, uma carga de 7 toneladas de pedra bruta costuma render em média 30 m², o que depende do aproveitamento de cada profissional.
Compra e assentamento
A pedra moledo pode ser comercializada de diversas formas. A mais comum é a pedra bruta, vendida em blocos. Neste caso, é responsabilidade da mão de obra fazer a abertura do material e instalá-lo na parede.
CONFIRA: CONHEÇA AS PRINCIPAIS PEDRAS NATURAIS UTILIZADAS COMO REVESTIMENTO
Quando aberta, a pedra moledo possui uma espessura média de 8 cm. Levando isso em consideração, é necessário um vão de 12 cm livre na parede para acomodar o material, junto a areia e ao cimento. Antes da instalação, é fundamental preparar a parede com cimento chapiscado, dessa forma, o material não irá se desprender da parede.
Vale ressaltar que este é um breve resumo da instalação e nada substitui a necessidade de uma mão de obra qualificada, especialmente quando tratamos de pedras naturais.
A pedra moledo também é comercializada já com uma das faces serradas, facilitando o assentamento. Há no mercado, opções que passam por processos artesanais de corte e beneficiamento, a fim de conferir um aspecto desgastado à rocha.
Outra opção interessante é o piso rústico. Também conhecida como lajinha ou laje, este modelo traz a peça beneficiada em um formato de piso, para facilitar o aproveitamento na instalação. Por ser antiaderente, é ideal para jardins, áreas de lazer e calçadas, com um custo baixo e rendimento elevado.
Manutenção
Quando bem instalada, a pedra moledo requer pouquíssima manutenção. No pós-obra, será necessário retirar os resíduos de pó do cimento com um banho de ácido, que também deve ser realizado por um profissional para não queimar o material.
No dia a dia, a limpeza pode ser feita com água e sabão neutro. Para pisos externos e fachadas, recomenda-se o uso de esfregões e vassouras de cerdas macias, juntamente com detergente neutro diluído em água, quando começar a ficar encardida.
Sustentabilidade
Hoje em dia, sua extração é feita em pontos isolados do estado de São Paulo. Como qualquer pedra natural, na hora da compra, é fundamental se certificar que o fabricante em questão garante uma extração sustentável da rocha e um beneficiamento artesanal da pedra, que lhe confere um acabamento único.