A decoração de banheiro industrial é moderna, urbana, atemporal e muito original. Inspirado nos lofts nova-iorquinos de 1950, este estilo possui uma série de elementos marcantes, dentre os quais se destaca o cimento queimado.
Mas cuidado: apesar de amplamente utilizado, o cimento queimado monolítico (que não possui juntas) não é tão indicado para banheiros, por se tratar de um material muito poroso. A alternativa é apostar em porcelanatos e cerâmicos que reproduzem o acabamento.
Além do porcelanato que imita cimento queimado, o concreto aparente é uma opção para paredes de banheiros industriais. A exposição da estrutura, incluindo vigas e até encanamentos, ou o uso de chapas de concreto são excelentes saídas.
Revestimentos mais urbanos e despojados, como os azulejos de metrô, também são boas referências para quem busca adotar o estilo. A serralheria sob medida, outro recurso que casa bem com a linguagem industrial, exige mais atenção para não enferrujar.
CONFIRA: 06 DICAS PARA TER UM PROJETO COM ESTILO INDUSTRIAL EM AMBIENTES INSPIRADORES
- No projeto do arquiteto Beto Magalhães, as torneiras pretas, combinadas com o cimento da parede, conferem um toque industrial cheio de personalidade.
- Neste banheiro projetado pelo escritório UP3 Arquitetura, a porta de correr de ferro galvanizado com vidro miniboreal agrega uma estética industrial. Na bancada, o interior da cuba traz quartzito e a parte externa leva granito.
- No banheiro projetado pelo escritório Jobim Carlevaro Arquiteto, o concreto impermeabilizado reveste as paredes, protagonizando o estilo industrial.
- O arquiteto Kiko Castello Branco, do escritório Soek Arquitetura, tirou proveito do metal para alcançar a linguagem industrial. O cobre aparece na cuba e o latão na torneira com estrutura à mostra.
- No projeto de Consuelo Jorge, a pia e a bacia, pretos para combinar com os revestimentos, são separadas virtualmente por um perfilado de alumínio no qual foi inserido uma fita LED.
- A arquiteta Júlia Guadix, do escritório Liv’n Arquitetura, deixou as chapas de concreto na parede do banheiro, como boa solução para quebrar o predomínio do branco da bancada de mármore Espírito Santo.
- Sóbrio, este banheiro criado pelo arquiteto Gustavo Neves revela um mix de materiais brutos: granito preto nas paredes e no piso, louças pretas e redondas, bancada de platina black, latão e aço inox polido.
- Este pequeno lavabo, projetado pelo Studio Drop, aposta em uma paleta de cores marcada por preto e cinza para criar um espaço descontraído e com um ar industrial.
- No banheiro projetado pelo arquiteto Henrique Ortis, a placa de carro tem uma história cheia de afeto; os vidros antigos de farmácia foram garimpados na feira do Bixiga e a cuba metálica em forma de balde era um sonho antigo dos moradores.
- O piso de porcelanato é a melhor escolha para banheiros. As paredes mantiveram o acabamento de concreto aparente e dá um ar mais descolado ao projeto do arquiteto Rodra Cunha.
- No banheiro projetado pelo escritório Arquideias, a marcenaria colorida traz leveza à composição, onde predomina cinza e metais pretos.
- Acabamentos modernos com uma pegada geométrica também encontram espaço no estilo industrial. É o caso deste banheiro projetado por Renata Gaia, com metais pretos e espelho redondo.
CLIMA: 22 BANHEIROS RETRÔS PARA SE INSPIRAR
- O granilite também pode ser uma opção para criar banheiros industriais, especialmente quando a peça tem um fundo acinzentado. No projeto do arquiteto Rafael Zalc, a bancada e a bacia são pretas.
- Os revestimentos cinza dominam o banheiro projetado por . Os armários ripados em preto são uma excelente opção para trabalhar a marcenaria sem fugir do estilo industrial.
- O escritório Fingers Design, sob o comando da retail designer Valentina Falk, propôs um visual leve e industrial, marcado pelo uso da pastilha hexagonal, em contraste com a esquadria de aço inox preta do boxe.
- As placas de concreto foram a aposta do escritório Piacesi Arquitetos Associados para trazer um estilo industrial ao banheiro, sem abrir mão da atmosfera elegante.
- Os tons mais escuros também predominam neste banheiro, com bancada de ardósia cinza e bacia preta. Projeto da arquiteta Sandra Sayeg.
- Os tons de verde alegram este banheiro industrial projetado por Matheus Iltchechen. No piso, foi instalado um porcelanato grande que lembra cimento queimado. A decoração ganha força com o reuso de uma porta de ferro antiga, transformada em porta para o box.
- Neste banheiro com estilo industrial, as torneiras foram finalizadas com tubulações aparentes, que além de pontuarem cor no espaço, adicionam mais uma boa dose de descontração. Projeto do escritório Drops Arquitetura.