22 banheiros retrôs para se inspirar

Esqueça a ideia de que banheiros retrôs são banheiros antigos! O estilo retrô caracteriza-se por uma releitura de itens decorativos das décadas anteriores, com destaque para as décadas de 60, 70 e 80.  Por se tratar de uma releitura, estes revestimentos inspirados no passado são combinados a elementos modernos e atuais, compondo um ambiente repleto […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 03 agosto 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Esqueça a ideia de que banheiros retrôs são banheiros antigos! O estilo retrô caracteriza-se por uma releitura de itens decorativos das décadas anteriores, com destaque para as décadas de 60, 70 e 80. 

Por se tratar de uma releitura, estes revestimentos inspirados no passado são combinados a elementos modernos e atuais, compondo um ambiente repleto de personalidade e muito distante de antigo. 

Dentre as principais características do estilo retrô, estão a mistura de cores, estampas geométricas e florais, diferentes materiais e texturas. A seguir, confira 22 banheiros retrôs para se inspirar! 

 

  1. O Estúdio Minke foi responsável por reformar este banheiro. O morador queria cores refrescantes. Para isso, um dos ambientes, o banheiro, foi revestido com cerâmicas rosas.

Foto: Pedro Napolitano Prata / Divulgação

 

  1. Apesar da busca por uma renovação total, o escritório Dobra Arquitetura procurarou remeter, de alguma forma, a elementos antigos, em harmonia com a época do apartamento. É o caso do ladrilho hidráulico, escolhido para o piso. 

Foto: Dentro Fotografia / Divulgação

  1. Cada detalhe foi desenhado pelo arquiteto Henrique Ortis, que inseriu também a história dos moradores no décor, como a placa de carro com uma história cheia de afeto; os vidros antigos de farmácia garimpados e a cuba metálica que era um sonho deles. 

Foto: Luiz Franco / Divulgação

  1. As torneiras pretas se destacam na composição com a pia dupla esculpida em mármore de carrara. Projeto da arquiteta Renata Gaia e do escritório Vapor Arquitetura, de Fabrizio Lenci. 

Foto: Lufe Gomes / Divulgação

  1. A cor branca domina no banheiro, que possui pastilhas hexagonais brancas. O destaque fica para a banheira de época. Projeto da arquiteta Ana Angrimani. 

Foto: Julia Ribeiro / Divulgação

CONFIRA: 23 IDEIAS DE BANCADAS DE MÁRMORE PARA COZINHAS E BANHEIROS

  1. A arquiteta Lívia Haliski escolheu metais que foram banhados a cobre e uma bancada de granito preto, para destacar a composição dos azulejos brancos. O piso ganhou pastilhas hexagonais pretas.

Foto: Cacá Bratke / Editora Globo

  1. Uma boa dica para obter banheiros retrôs, é optar por peças que trazem esse toque. O arquiteto André de Freitas encontrou os exemplares que imitam peças portuguesas em um cemitério de azulejos.

Foto: André de Freitas / Divulgação

 

  1. O azulejo branco com paginação cruzada e as cantoneiras cerâmicas trouxeram um clima retrô para o banheiro dessa suíte, projetada pelo arquiteto André de Freitas. 

Foto: André de Freitas / Divulgação

 

  1. Na reforma deste pequeno lavabo, o escritório Estúdio Minke colocou ladrilhos hidráulicos rosas no piso para levar um pouco de cor ao espaço. Um vasinho, também rosa, fica na bancada para criar uma composição charmosa.

Foto: Divulgação

 

  1. As paredes pintadas de rosa claro ganham destaque com a iluminação do letreiro em neón rosa. O piso de tacos de madeira, em paginação espinha-de-peixe, garante o toque retrô ao projeto das arquitetas arquitetas Julia Arieta e Drielly Nunes. 

Foto: Julia Ribeiro / Divulgação

 

  1. O banheiro da influencer Magá Moura é repleto de cores. Azulejos rosas revestem metade da parede em torno do ofurô. Para finalizar o decór, uma flamingo rosa efeita o gancho da janela. 

Foto: Julia Rodrigues / Editora Globo

 

  1. No estúdio de fotografia de Fernanda Bozza, a arquiteta Renata Gaia apostou no uso de rosa na pintura meia parede, na porta colorida e no chão, com os ladrilhos hidráulicos que lembram caquinhos. 

Foto: Lufe Gomes / Divulgação

  1. O designer de interiores Gabriel Valdivieso deixou o banheiro todo rosa: o piso é de pastilhas cerâmicas hexagonais e as paredes de azulejos. A cuba de piso dá o toque retrô que faltava. 

Foto: Fran Parente / Divulgação

  1. A parede, onde está a pia, foi revestida com textura de granilite no tom rosa, que vai até o teto. A cuba, também rosada, completa a composição delicada e com pegada madura. Projeto do escritório Studio 92.

Foto: Mariana Orsi / Divulgação

  1. Na reforma coordenada pelo Estúdio Raunaimer, a casa da década de 1960 multiplicou suas influências de banheiros retrôs. É o caso da bancada de granilite combinada ao papel de parede azul e espelhos dourados. 

Foto: Mayra Azzi / Editora Globo

  1. A pia com desenho clássico indica o tom retrô do banheiro, complementado pelo piso e meia-parede com revestimento cerâmico. Projeto do Estúdio Raunaimer.

Foto: Mayra Azzi / Editora Globo

 

  1. O desenho de raios e o tom ouro dos ladrilhos hidráulicos enchem de luz o banheiro desta suíte com banheira. Projeto dos arquitetos Regina Strumpf e Rogério Gurgel. 

Foto: Victor Affaro / Editora Globo

  1. Os azulejos de cerâmica colorida 15 x 15 cm já existiam no banheiro deste apê em São Paulo, reformado pelo escritório Stuchi & Leite. 

Foto: Mayra Acayaba / Editora Globo

CONFIRA: 10 BANHEIROS COM ESPELHOS ORGÂNICOS PARA SE INSPIRAR

  1. A sala de banho com revestimento de ladrilho hidráulico e banheira originais deste apartamento em São Paulo incorporou a identidade da moradora na decoração, realizada pelo Garimporio.

Foto: Marco Antonio / Editora Globo

 

  1. No banheiro de Lígia Baleeiro, o uso de azulejo de metrô e os metais dourados garantiu a atmosfera dos anos 1950, junto à cômoda de madeira, que substitui o uso dos tradicionais gabinetes abaixo da pia.

Foto: Lufe Gomes / Editora Globo

  1. Com reforma orquestrada pela designer de interiores Marcella Bacelar, o sótão da influencidora digital Jade Seba tem estilo industrial, com esquadrias formando o box, aparador da pia retrô, metais dourados e uma claraboia estratégica para garantir bastante luz natural. 

Foto: MCA Estudio/ Divulgação

  1. O banheiro da suíte teve as janelas restauradas, e ladrilhos hidráulicos azuis foram aplicados no piso e na meia parede. Projeto do Studio 92 Arquitetura. 

Foto: Mariana Orsi / Divulgação

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 03 agosto 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais