Na hora de projetar a cozinha, além da escolha dos revestimentos, uma etapa fundamental é o desenho dos armários. Além da estética, é necessário levar em consideração os hábitos dos moradores ao cozinhar e a necessidade de armazenamento para garantir uma marcenaria funcional.
Independente do projeto, é fundamental que os armários estejam ao alcance de quem está cozinhando ou lavando louça, por exemplo. Na hora de definir onde o móvel vai ficar, leve em consideração a posição da geladeira, do fogão e da bancada, de forma que o cliente não precise percorrrer toda a cozinha para preparar uma refeição simples.
Quanto às medidas, os armários baixos, que normalmente ficam embaixo da pia, devem ter 60 cm de profundidade, com base de alvenaria de 5 a 7 cm de altura ou suspensos de 15 a 20 cm do piso. Já os armários altos devem ficar de 50 a 60cm da bancada e ter profundidade de 30 a 40 cm. A altura máxima é de 1,80m.
A seguir, confira 18 soluções diferentes para os armários da cozinha e inspire-se!
- Na cozinha integrada assinada pelo escritório Lilutz Arquitetura, os armários verde menta compõem perfeitamente com a madeira escolhida para a marcenaria de todo o living.
- Os armários azuis com vidro martelado trazem um ar retrô ao projeto da arquiteta Claudia Alionis. O revestimento branco traz o contraponto neutro ao ambiente.
- Tons amadeirados nos armários da cozinha são sempre bem-vindos! No projeto da arquiteta Flávia Theodorovitz eles foram combinados aos armários inferiores pretos, em harmonia com o granito da pia.
- Com uma pegada industrial, a cozinha projetada pelo escritório Beta Arquitetura ganhou muito mármore e vidro, este último usado nos armários superiores, o que proporciona leveza ao bloco de armários.
- No projeto do escritório PB Arquitetura, a claridade proporcionada pela marcenaria laqueada branca foi evidenciada com o uso de revestimentos cerâmicos com arabescos na parede da pia.
- A cozinha projetada pela arquiteta Marcela Wandenkolk estilo provençal, que dialoga com o restante do mobiliário moderno por meio do azul.
CONFIRA: 8 PROJETOS COM BANCADA DE PORCELANATO NA COZINHA
- O escritório Studio 92 Arquitetura projetou a cozinha com armários em tom romântico, que contrasta com a prateleira suspensa preta de serralheria e a madeira do piso.
- Nesta cozinha americana, projetada pelo escritório Lene Arquitetos, balcão, armários e cores dão unidade ao ambiente integrado.
- A arquiteta Marina Carvalho criou uma cozinha cozinha alegre, porém não muito chamativa, usando nos armários uma mescla entre azul bem claro e marinho em composição com as cerâmicas estampadas
- Na cozinha projetada pelo escritório Duda Senna Arquitetura, os armários combinam dois tons: a parte suspensa foi executada com cinza e a inferior com goiaba, cor que harmoniza ainda com o verde das plantas.
- No projeto da designer de interiores Rachel Molinaro, a cozinha recebeu armários cinzas. Os puxadores metálicos remetem aos veios do Corian, que reveste a bancada, a cuba e o frontão.
- No projeto do escritório Studio 92, os armários brancos e azuis bem clarinhos compõem perfeitamente com os ladrilhos hidráulicos no piso.
- No projeto do arquiteto Diego Revollo, os armários da cozinha são simples e discretos, favorecendo a organização do espaço. O destaque fica para o teto e a porta de entrada, pintados em verde água.
- Para somar funcionalidade à cozinha dessa casa de praia, o projeto do escritório Spazio Arquitetura prevê armários com espaço para despensa, louceiro, além de adega climatizada e cervejeira sob o balcão.
- No projeto do escritório Loft87, diferentes volumes entre gabinetes, gavetas e armários maiores multiplicam as opções de espaço de armazenamento. Para dar um respiro ao layout e servir de apoio ao lado do fogão, um nicho central foi embutido na madeira.
CONFIRA: 13 IDEIAS DE COZINHAS COM BANCADAS DE QUARTZO
- No projeto do escritório ACF Arquitetura, para ganhar espaço, as divisórias da marcenaria foram reduzidas, criando uma série de prateleiras, que podem ser cobertas apenas por um vitrô deslizável.
- No projeto do escritório britânico Rise Design Studio, para ter os temperos à mão, os armários mais altos ganharam um nicho estreito, que acomoda apenas itens pequenos como saleiros, dosadores e livros de culinária.
- A combinação de verde e de areia nos armários deixou a cozinha com um visual leve. A ideia da arquiteta Vinícia Brandão foi sair do tradicional sem ousar demais, o que facilitaria uma futura locação do imóvel.