Um dos revestimentos mais utilizados na construção brasileira, o porcelanato é feito a partir de uma mistura de argilas, feldspatos, quartzos e outros materiais, submetida a uma temperatura de mais de 1300 ºC em seu processo de fabricação. O resultado é uma peça compacta, rígida e homogênea, que leva um corte totalmente reto, perfeita para pisos.
Em termos de absorção e resistência, é considerado um dos melhores materiais que existe para a sua casa, sendo possível utilizá-lo tanto em áreas internas, como externas. Essa mesma baixa absorção é o que faz do material um dos mais fáceis de limpar, pois permite o uso de água em abundância, o que pode ser danoso e causar manchas em outros materiais.
Se esta foi a sua escolha para revestir a casa ou o apartamento, o pós-obra não será dos piores, mas ainda requer alguns cuidados para garantir a durabilidade e aparência perfeita do revestimento após a construção.
Durante a obra
Como sempre digo para vocês, o melhor cenário é sempre o da prevenção. Uma das maiores dificuldades no pós-obra do porcelanato é a retirada do rejunte que, por erro de aplicação, extravasa para a peça.
CONFIRA: PORCELANATO RIPADO: CONHEÇA AS VANTAGENS E DESVANTAGENS DO REVESTIMENTO
Para evitar este problema, oriente o profissional responsável pelo assentamento para tomar cuidado com a quantidade de rejunte aplicada, já removendo o excesso durante a aplicação. Assim que ele finalizar, você já pode varrer com uma vassoura macia, retirando as sobras que porventura estiverem sobre o piso.
Para uma limpeza mais elaborada, é necessário esperar o período de cura do rejunte, de no mínimo 3 dias.
Retirada de entulhos
Antes de se dedicar à limpeza do porcelanato, é fundamental que a obra esteja sem entulhos. Cada tipo de resíduo deve ser encaminhado ao seu destino específico, a fim de atender aos requisitos ambientalmente corretos e legais, previstos na legislação vigente. Existem empresas especializadas nisso e o engenheiro civil responsável pela obra pode ajudá-lo nesta etapa.
Limpeza do porcelanato
É chegada a hora de retirar a camada branca de sujeira sobre o porcelanato. Este resíduo deixado após uma reforma ou construção é de origem epóxi, presente na argamassa e na tinta, por exemplo. Para retirá-lo, pode ser necessário o uso de produtos ácidos ou alcalinos, destinados justamente ao pós-obra.
CONFIRA: PORCELANATO ACETINADO: O QUE É, COMO ESCOLHER, QUANDO É INDICADO, VANTAGENS E DESVANTAGENS
Caso opte por fazer você mesmo, fique atento às recomendações do fabricante e à diluição, pois, caso sejam aplicados de forma errada, puros ou não sejam específicos para porcelanato, eles podem queimar a superfície.
Comece pela limpeza seca, retirando o excesso de pó e a sujeira grossa com a ajuda de um aspirador. Só depois, entre com o processo de limpeza molhado, evitando que o ambiente fique com a sujeira incrustada, marca de terra ou barro, que podem dificultar ainda mais a faxina. Outra dica é começar pela área mais afastada até a entrada da casa.
Para evitar prejuízos ao revestimento, não use cerdas ou esponjas de aço, que são abrasivas e podem riscar o porcelanato. Caso ainda permaneçam pingos de tinta ou argamassa, utilize um solvente diluído em água e passe-o com pano nas áreas manchadas. Com essa primeira limpeza, o porcelanato adquire seu brilho característico e pode ser mais facilmente mantido com limpezas diárias mais simples.
Dependendo do grau de sujeira do pós-obra, o mais recomendado é contratar uma empresa especializada neste tipo de serviço. Alguns produtos químicos, especialmente da linha profissional, funcionarem de maneira completa e eficiente, pode ser necessário o uso de maquinário, como uma enceradeira.
Limpeza de rejunte
Para um resultado impecável no pós-obra do porcelanato, é necessário fazer também a limpeza do rejunte. Existem algumas misturas caseiras que podem ajudar na limpeza pós-obra, como por exemplo o vinagre e o bicarbonato de sódio. O ideal é deixar a solução agir por 20 minutos e depois esfregar com uma escova.
Esta técnica exige atenção redobrada com porcelanatos, que podem manchar em contato com vinagre de álcool. Por isso, teste em uma pequena parte antes, de forma a não comprometer o visual da peça.
Pensando na manutenção do rejunte, é recomendado aplicar um selador uma vez por ano, evitando, assim, que a sujeira grude.