Confira dicas de tinta para fachada do seu imóvel!
As tintas são um excelente artifício para revestir e renovar paredes de maneira rápida, acessível e econômica. Por este motivo, a pintura é de longe o revestimento mais comum para fachadas. Além do custo da tinta ser inferior ao de porcelanatos, cerâmicas e pedras naturais, o custo da mão de obra para aplicação também representa uma economia considerável no orçamento.
Mas, como toda economia na obra, essa escolha cobra seu preço no futuro: como as fachadas estão super expostas às intempéries climáticas, como oscilação de temperatura, chuva e ventos, a tinta exige uma manutenção mais frequente que outros revestimentos. Ainda assim, a conta final costuma compensar, desde que você escolha tipo, cores e acabamentos adequados.
Tipos de tinta para fachada
A tinta mais recomendada para fachada é a acrílica. Feita à base de água, ela possui secagem rápida e é impermeabilizante, protegendo a estrutura de potencial infiltração da água da chuva e facilitando a limpeza.
Uma alternativa que tem ganhado espaço na construção civil é a tinta com silicone. Por ser um repelente à água, este componente confere maior durabilidade à pintura, maior facilidade de limpeza e melhor conservação da construção. Outra opção em alta são as tintas ecológicas, desenvolvidas para reduzir o impacto no meio ambiente.
Acabamentos para fachada
Você já deve ter notado que, além dos tipos de tinta, existem diversos acabamentos: plano, texturizado, brilhante, acetinado, fosco, entre outros. A escolha correta do acabamento pode influenciar na limpeza e manutenção da pintura, principalmente, em paredes externas.
CONFIRA: REVESTIMENTOS PARA FACHADAS: O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA
A pintura plana em fachadas, por exemplo, pode gerar uma aparência suja rapidamente, exigindo maior manutenção. Por este motivo, é comum vermos fachadas texturizadas. Mas a minha dica principal é evitar o acabamento brilhante, optando sempre pelo fosco. Além disso, escolha uma tinta feita especialmente para ambientes externos, pois ela é mais resistente aos raios UV e à chuva.
Cores de tinta
As maiores decepções com a pintura envolvem a escolha da cor. Isso acontece porque, muitas vezes, nos deixamos levar pelas tendências ou preferências pessoais, e não consideramos outras variáveis que influenciarão no resultado final.
No caso da fachada, é fundamental levar em consideração as questões técnicas, como a exposição desta parede externa às intempéries climáticas e ao fenômeno de reflexão da luz natural.
Tons de Off-White
Clássico e atemporal, o branco é uma das cores favoritas para a fachada. Os tons de Off-White aparecem como uma alternativa para quem não quer investir na cor pura, mas prefere tonalidades neutras e claras. Para não refletir excessivamente a luz natural, uma ideia é combinar a tinta a outros revestimentos na fachada, como cerâmicas e pedras naturais.
Cinza
Outra cor neutra, o cinza é um coringa para criar fachadas clássicas e modernas. Como? Basta variar a tonalidade! Os cinzas mais claros tendem a trazer refinamento à casa, enquanto os tons mais escuros conferem um visual mais moderno, sem perder a elegância. Os tons de cimento queimado ou concreto aparente estão super em alta, perfeitos para quem é fã do estilo industrial.
Tons terrosos
Sucesso na decoração de interiores, os tons terrosos também podem ser empregados nas fachadas, fugindo ao senso comum. A combinação entre dois tons pode render um resultado descontraído e dinâmico, enquanto o uso de um único marrom tende a render uma fachada mais sóbria.
CONFIRA: DICAS DE REVESTIMENTOS PARA QUEM VAI REFORMAR UM IMÓVEL ALUGADO
Amarelo
Fugindo da paleta de neutros, o amarelo é a escolha de muitas pessoas para a fachada. Aqui, vale o gosto pessoal: há quem ame, e quem odeie. Do ponto de vista simbólico, o amarelo é uma cor quente, capaz de despertar o acolhimento. Já do ponto de vista técnico, é uma cor que requer menos manutenção que o branco.
Azul
Se o seu sonho é ter uma “casa de bonecas”, a tinta para fachada azul claro é perfeito para trazer um toque de romantismo à fachada. Com janelas e portas brancas, a fachada parecerá saída de um conto de fadas.
Mas se você prefere um estilo moderno, a paleta de azul também pode atendê-lo perfeitamente com tonalidades mais escuras. Essa é a pedida perfeita para quem prefere tons mais sérios e frios, mas não quer recorrer ao preto.