Revestimentos para fachadas: o que levar em consideração na escolha

Sempre digo que a escolha dos revestimentos é uma das principais decisões em uma obra, e isso não exclui a fachada! Afinal, ela é a primeira impressão de quem entra na casa. Por isso, é fundamental que o revestimento escolhido esteja alinhado ao estilo da decoração. Não faz sentido, por exemplo, dar um tom moderno […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 15 fevereiro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

No projeto do escritório Sidney Quintela Architecture, a fachada é um muxarabi de madeira (Foto: Divulgação / Gabriela Daltro)

Sempre digo que a escolha dos revestimentos é uma das principais decisões em uma obra, e isso não exclui a fachada! Afinal, ela é a primeira impressão de quem entra na casa. Por isso, é fundamental que o revestimento escolhido esteja alinhado ao estilo da decoração. Não faz sentido, por exemplo, dar um tom moderno aos ambientes internos e criar uma fachada rústica de tijolinhos. Isso acontece com frequência quando a reforma fica concentrada apenas no interior da casa. 

CONFIRA: REVESTIMENTOS RÚSTICOS: CONHEÇA OPÇÕES SUSTENTÁVEIS E PRÁTICAS

Se você já está considerando mudar o revestimento da fachada ou está elaborando um projeto do zero, além do estilo, é fundamental levar em consideração algumas questões técnicas. Como a fachada está em um ambiente externo, o revestimento ali aplicado precisa ser durável e resistente à insolação e à umidade. O clima do local irá influenciar diretamente na escolha: na praia, por exemplo, os materiais tendem a receber uma umidade maior do que na cidade, então, revestimentos com maior absorção podem ser um problema. 

Outro ponto é em relação ao conforto no interior da residência. Sabemos que fachadas de pedras aquecem o ambiente, enquanto brises de madeira podem favorecer a ventilação. Tendo em vista a estética, a segurança e as prioridades de cada morador, fica mais fácil escolher entre os diversos revestimentos disponíveis para fachadas.

Confira alguns deles a seguir! 

  1. Tijolinhos

Tijolos de demolição revestem a fachada desta casa projetada pelo escritório Seferin (Foto: Edu Castello / Casa e Jardim / Reprodução)

Um clássico que nunca sai de moda, os tijolinhos podem aparecer na fachada em sua versão tradicional cerâmica ou pintados. Graças a essa versatilidade, atendem desde projetos contemporâneos, industriais a rústicos. É fundamental alertar o seu cliente que este é um revestimento que pode encardir com facilidade. Por isso, a limpeza deve ser feita regularmente com lavadoras de alta pressão.

 

  1. Pedras

Projetada pelos escritórios Rua 141 Arquitetura e Zalc Arquitetura, essa casa possui parte da fachada revestida com pedras (Foto: Fran Parente / Divulgação)

As pedras naturais são outra boa pedida de revestimentos para fachadas. No geral, são aplicadas em sua textura natural, sem polimento, conferindo um aspecto mais rústico ao projeto. É uma excelente opção para regiões mais frias, onde é necessário levar em consideração o conforto térmico da casa. As pedras mais comuns para fachadas são Miracema, São Tomé, Caxambu e Pedra-Madeira. 

 

  1. Madeira

Nesta casa de praia na Bahia, projetada pelo arquiteto Sidney Quintela, há um predomínio de madeira na fachada (Foto: Xico Diniz / Divulgação)

Este é um revestimento muito comum nas áreas litorâneas. A madeira natural, quando bem impermeabilizada e envernizada, consegue resistir melhor à maresia do que a maioria dos materiais. A única questão é que ela exige uma manutenção constante, justamente para impedir o apodrecimento e até o ataque de pragas, como cupins. 

 

  1. Porcelanato 

A fachada de porcelanato pode reproduzir pedras (Foto: Biancogres / Divulgação)

Sua aplicação em fachadas ainda é recente, mas os porcelanatos prometem dominar esta área também. Com uma durabilidade superior, eles são ultrarresistentes ao impacto, à oxidação e à ação do tempo. Além disso, são muito versáteis por reproduzirem a estética de outros revestimentos, como madeira, pedras, mármores e cimentícios, por exemplo. 

 

  1. Cimentícios

Fachada revestida com revestimento cimentício 3D (Foto: Palazzo / Divulgação)

 

O revestimento cimentício vem ganhando cada vez mais espaço na arquitetura, em grande parte, pelo sucesso dos 3D. Também conhecido como concreto arquitetônico, o cimentício também pode simular o concreto aparente, em uma pegada bem industrial. Este revestimento não retém tanto calor, ideal para áreas externas. 

CONFIRA: REVESTIMENTOS 3D: O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA HORA DA ESCOLHA

 

  1. Cimento queimado

Casa projetada pelo arquiteto Isay Weinfeld tem parte da fachada em cimento queimado (Foto: Nelson Kon / Casa e Jardim / Reprodução)

O próprio cimento queimado é um revestimento resistente e versátil, que pode ser usado em qualquer parede da casa. O material é resistente e de fácil limpeza, mas exige uma mão de obra qualificada para um resultado impecável.

 

  1. Tinta 
Pintura como revestimento para fachada em casa com design moderno

Projeto do arquiteto paisagista Luiz Cardoso tem fachada pintada em preto e branco (Foto: Luiz Cardoso / Divulgação)

 

Não existe escolha mais comum de revestimentos para fachadas do que a pintura. A razão para isso é o custo inferior da tinta e da mão de obra para aplicá-la, quando comparada aos demais revestimentos. Por outro lado, é um material que fica muito exposto às intempéries climáticas e exige manutenção frequente. 

As tintas mais recomendadas para fachadas são acrílica, silicone e silicato. Evite usar tintas internas ou brilhantes: o ideal é sempre escolher tintas feitas especialmente para ambientes externos, pois elas são mais resistentes aos raios UV e à chuva.

Estas informações ajudaram a decidir o revestimento para a sua fachada? 

 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 15 fevereiro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais