Revestimentos 3D: o que levar em consideração na hora da escolha

Não aguenta mais encarar aquela parede branca da sala sem saber como preenchê-la? Ou está cansado da fachada neutra e sem graça da sua casa? Os revestimentos 3D podem ser uma excelente opção! Tratam-se de placas com formas tridimensionais, que formam grandes painéis em relevo, transformando completamente qualquer ambiente.   Apesar de os revestimentos rústicos de pedra também […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 13 janeiro 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

O Rockface branco é o famoso e versátil tijolinho. Apresentado em peças individuais, ele permite diversas paginações (Foto: SmartTexturise / Divulgação)

Não aguenta mais encarar aquela parede branca da sala sem saber como preenchê-la? Ou está cansado da fachada neutra e sem graça da sua casa? Os revestimentos 3D podem ser uma excelente opção! Tratam-se de placas com formas tridimensionais, que formam grandes painéis em relevo, transformando completamente qualquer ambiente.  

Apesar de os revestimentos rústicos de pedra também serem considerados revestimentos 3D, costumamos usar esta nomenclatura para revestimentos sintéticos, com uma pegada mais moderna. A maioria dos revestimentos 3D existentes no mercado são de gesso, um material bastante sensível à umidade e aos impactos físicos.  

CONFIRA: REVESTIMENTOS RÚSTICOS: CONHEÇA OPÇÕES SUSTENTÁVEIS E PRÁTICAS

Para aplicações em áreas externas e molhadas, é fundamental escolher um revestimento mais resistente. Nos Estados Unidos, vemos uma diversidade de revestimentos 3D sintéticos similares à pedra natural. Aqui no Brasil, a Smart Texturise trabalha com um produto com tecnologia desenvolvida com base nestes produtos importados, resultando em um composto de polímeros e cargas minerais, e trazendo um aspecto extremamente parecido com o da pedra natural.  

Os Miniblocks são peças individuais em três tamanhos diferentes, formando um mosaico sutil e moderno. Para esta parede interna, foi escolhida a cor branca (Foto: Smart Texturise / Divulgação)

 “As principais vantagens deste produto são sua durabilidade e resistência; a leveza das peças; a praticidade e facilidade de instalação – o que afeta diretamente o custo final levando em consideração a mão de obra especializada que a pedra natural exige; e a possibilidade de aplicação em áreas externas”, afirma Raíssa Ribeiro, analista de produtos da Espaço Smart. Além disso, essa é uma alternativa mais sustentável, à medida que substitui a extração da pedra natural, reduzindo o impacto ambiental. 

O catálogo conta com opções para todos os gostos. Para quem prefere padrões geométricos, o Tetris é o mais indicado. A Linha Trend traz os revestimentos em forma de placas de 0,5 m², que podem ser instalados em áreas externas. Já a Linha Slim, para áreas internas, conta com peças individuais e aplicação simples, que pode ser feita pelo próprio morador.  

O Tetris compõe um harmonioso mosaico de retângulos e quadrados em alto e baixo relevo. Aproveitando esta estética geométrica e moderna, o produto branco foi aplicado nesta sala de TV (Foto: Smart Texturise/Divulgação)

 

O tamanho da parede é um fator que deve ser levado em consideração para um resultado satisfatório. Se você utilizar um padrão de pequena escala em uma parede enorme, por exemplo, o efeito será pesado e cansativo. No caso contrário, você sequer irá conseguir enxergar o desenho formado pelo painel.  

“Indicamos a utilização de revestimentos com padrões na horizontal quando se quer dar uma amplitude ao espaço, e na vertical quando se deseja valorizar o pé-direito”, sugere Raíssa. “Outra dica é trabalhar com uma iluminação focal, para ressaltar ainda mais os volumes e texturas, além do brilho da pedra natural que o nosso produto possui”, complementa.  

Os revestimentos da linha Slim, como o Rockface Pérola, são colados e podem ser instalados com selantes neutros, como o PU adesivo. Eles não necessitam de acabamento, uma vez que são produtos finos e maciços (Foto: Smart Texturise / Divulgação)

 

 

 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 13 janeiro 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais