Rodapé EVA: o que é, vantagens e desvantagens

Em uma obra, a lista de materiais de construção é infinita! Quando, finalmente, chegamos aos rodapés, é natural que o orçamento esteja apertado e seja necessário levar em consideração opções mais econômicas, como o EVA.  Antes de tudo, vale lembrar que o rodapé é uma peça colocada no ponto de encontro entre a parede e […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 29 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Rodapé EVA: o que é, vantagens e desvantagens

O rodapé de EVA é colado sobre a parede com cola específica ou fita adesiva (Foto: Meu Rodapé / Divulgação)

Em uma obra, a lista de materiais de construção é infinita! Quando, finalmente, chegamos aos rodapés, é natural que o orçamento esteja apertado e seja necessário levar em consideração opções mais econômicas, como o EVA. 

Antes de tudo, vale lembrar que o rodapé é uma peça colocada no ponto de encontro entre a parede e o piso. Além da função principal de dar acabamento, ele protege a parede contra a umidade, em eventuais derramamentos de água ou na limpeza com água corrente; e contra atritos mecânicos, como pontapés, pancadas e riscos. 

Os rodapés sobrepostos são os mais comuns, instalados após a parede estar pronta, criando uma saliência. Eles podem ser parafusados, pregados ou colados à estrutura. O rodapé de EVA pertence ao último grupo, sendo que há no mercado modelos autocolantes, super práticos. 

Material 

EVA é a sigla para Etílico Vinílico de Acetato. Trata-se de uma borracha super versátil, com muitas aplicações na indústria. Os rodapés fabricados neste material são resistentes, flexíveis, não tóxicos e laváveis.

As réguas podem possuir diversos tamanhos. O modelo padrão tem, em média, 7 cm de altura. Mas isso não deve ser tomado como regra! A altura pode e deve ser definida conforme o estilo do projeto e o gosto do morador. Para um resultado mais clássico e tradicional, prefira modelos altos, até 10 cm. Uma grande vantagem neste caso é que o rodapé poderá disfarçar os pontos elétricos. 

As cores também variam, mas o modelo comum é branco. Isso não impede que ele seja pintado da mesma cor da parede, para um acabamento mais clean. 

Rodapé EVA: o que é, vantagens e desvantagens

O rodapé de EVA facilita a aplicação em paredes curvas (Foto: Madeira Madeira / Divulgação)

Vantagens e desvantagens

SAIBA MAIS: RODAPÉ: O QUE É, PARA QUE SERVE E MODELOS MAIS COMUNS

Entre as principais vantagens do rodapé de EVA, está o preço, bastante competitivo quando comparado a outros materiais econômicos, como o poliestireno. Além disso, ele é fácil de manusear, limpar, instalar, apresenta alta durabilidade e resistência em áreas internas e externas. Por ser flexível e maleável, é uma excelente alternativa para paredes curvas e ambientes orgânicos. 

Particularmente, o acabamento não é o meu favorito, é uma boa escolha se o cliente visa a economia em detrimento da estética. Outra desvantagem é a dificuldade de encontrar os produtos no Brasil, já que poucas marcas o fabricam. Apesar de firme, algumas batidas e impactos mais fortes feitos com móveis, vassouras ou outros objetos podem danificar o rodapé de EVA. 

Instalação

Primeiro, tire todas as medidas das paredes para realizar os cortes. Não esqueça de levar em consideração os locais onde deverão ser feitas emendas. Passe o adesivo de contato transparente nos dois pedaços de EVA que servirão para a emenda, deixe a cola secar e junte os dois. Assim, elas ficam quase imperceptíveis. 

No caso dos modelos que requerem cola específica, passe a cola na parede e também no rodapé. Comece a aplicação pelos cantos e depois cole os meios, dando suaves batidas para fixar o produto. 

Para retirar, corte através do selante e da pintura na parte superior ou lateral do rodapé utilizando um estilete.

Limpeza

Com ou sem pintura, o rodapé de EVA é simples de ser limpo. Para fazer isso, as descrições dos produtos geralmente sugerem esponja, água e sabão ou detergente neutro. Também é importante lembrar que, sendo em área externa ou não, não é recomendado o uso de lavadoras de alta pressão. Siga sempre as orientações do fabricante!

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 29 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais