Rodapé EVA: o que é, vantagens e desvantagens

Em uma obra, a lista de materiais de construção é infinita! Quando, finalmente, chegamos aos rodapés, é natural que o orçamento esteja apertado e seja necessário levar em consideração opções mais econômicas, como o EVA.  Antes de tudo, vale lembrar que o rodapé é uma peça colocada no ponto de encontro entre a parede e […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 29 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Rodapé EVA: o que é, vantagens e desvantagens

O rodapé de EVA é colado sobre a parede com cola específica ou fita adesiva (Foto: Meu Rodapé / Divulgação)

Em uma obra, a lista de materiais de construção é infinita! Quando, finalmente, chegamos aos rodapés, é natural que o orçamento esteja apertado e seja necessário levar em consideração opções mais econômicas, como o EVA. 

Antes de tudo, vale lembrar que o rodapé é uma peça colocada no ponto de encontro entre a parede e o piso. Além da função principal de dar acabamento, ele protege a parede contra a umidade, em eventuais derramamentos de água ou na limpeza com água corrente; e contra atritos mecânicos, como pontapés, pancadas e riscos. 

Os rodapés sobrepostos são os mais comuns, instalados após a parede estar pronta, criando uma saliência. Eles podem ser parafusados, pregados ou colados à estrutura. O rodapé de EVA pertence ao último grupo, sendo que há no mercado modelos autocolantes, super práticos. 

Material 

EVA é a sigla para Etílico Vinílico de Acetato. Trata-se de uma borracha super versátil, com muitas aplicações na indústria. Os rodapés fabricados neste material são resistentes, flexíveis, não tóxicos e laváveis.

As réguas podem possuir diversos tamanhos. O modelo padrão tem, em média, 7 cm de altura. Mas isso não deve ser tomado como regra! A altura pode e deve ser definida conforme o estilo do projeto e o gosto do morador. Para um resultado mais clássico e tradicional, prefira modelos altos, até 10 cm. Uma grande vantagem neste caso é que o rodapé poderá disfarçar os pontos elétricos. 

As cores também variam, mas o modelo comum é branco. Isso não impede que ele seja pintado da mesma cor da parede, para um acabamento mais clean. 

Rodapé EVA: o que é, vantagens e desvantagens

O rodapé de EVA facilita a aplicação em paredes curvas (Foto: Madeira Madeira / Divulgação)

Vantagens e desvantagens

SAIBA MAIS: RODAPÉ: O QUE É, PARA QUE SERVE E MODELOS MAIS COMUNS

Entre as principais vantagens do rodapé de EVA, está o preço, bastante competitivo quando comparado a outros materiais econômicos, como o poliestireno. Além disso, ele é fácil de manusear, limpar, instalar, apresenta alta durabilidade e resistência em áreas internas e externas. Por ser flexível e maleável, é uma excelente alternativa para paredes curvas e ambientes orgânicos. 

Particularmente, o acabamento não é o meu favorito, é uma boa escolha se o cliente visa a economia em detrimento da estética. Outra desvantagem é a dificuldade de encontrar os produtos no Brasil, já que poucas marcas o fabricam. Apesar de firme, algumas batidas e impactos mais fortes feitos com móveis, vassouras ou outros objetos podem danificar o rodapé de EVA. 

Lembre-se que ele é indicado apenas para áreas secas. Não coloque em áreas externas ou molhadas.

Instalação

Primeiro, tire todas as medidas das paredes para realizar os cortes. Não esqueça de levar em consideração os locais onde deverão ser feitas emendas. Passe o adesivo de contato transparente nos dois pedaços de EVA que servirão para a emenda, deixe a cola secar e junte os dois. Assim, elas ficam quase imperceptíveis. 

No caso dos modelos que requerem cola específica, passe a cola na parede e também no rodapé. Comece a aplicação pelos cantos e depois cole os meios, dando suaves batidas para fixar o produto. 

Para retirar, corte através do selante e da pintura na parte superior ou lateral do rodapé utilizando um estilete.

Limpeza

Com ou sem pintura, o rodapé de EVA é simples de ser limpo. Para fazer isso, as descrições dos produtos geralmente sugerem esponja, água e sabão ou detergente neutro. Siga sempre as orientações do fabricante!

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 29 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais