Quais são as cores da CASACOR São Paulo 2022?

Cores da Casacor: Conheça as tendências que dão o tom em paredes e tetos da mostra Com o tema Infinito Particular, para celebrar seus 35 anos, a CASACOR São Paulo trouxe sua edição comemorativa para o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade. E, pelo sétimo ano consecutivo, a […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 28 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Cores da Casacor: Conheça as tendências que dão o tom em paredes e tetos da mostra

Com o tema Infinito Particular, para celebrar seus 35 anos, a CASACOR São Paulo trouxe sua edição comemorativa para o Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, um dos mais importantes marcos arquitetônicos da cidade. E, pelo sétimo ano consecutivo, a Coral é parceira da maior e mais completa mostra de arquitetura, design de interiores e paisagismo das Américas. Tinta oficial do evento, está presente em 61 ambientes, mostrando a versatilidade das cores, efeitos e técnicas de pintura em paredes e tetos, do neutro aos tons terrosos e coloridos, das paredes lisas às texturizadas, ripadas ou com formas orgânicas. Confira, abaixo, uma seleção de ambientes da mostra, fonte de inspiração para os mais variados estilos.

Sem dúvida o ambiente mais colorido dessa edição da mostra é a Casa Coral, projetado pelo arquiteto Marcelo Salum, que se inspirou na vida dos designers Attilio Baschera e Gregório Kramer para fazer um ambiente com muita decoração afetiva, que contam a história da dupla por meio de objetos e, principalmente, as estampas inesquecíveis criadas por eles, cheias de brasilidade, tecidos que aparecem em cortinas, sofás e almofadas. De volta à moda, os arcos lembram a arquitetura da saudosa loja Larmod fundada pelos homenageados. Assim como a obra de Attilio e Gregório foi baseada em cores, Salum apostou nelas para compor a Casa Coral, um espaço de cerca de 250 m2 que reproduz uma casa com atelier, lavabo, sala de estar e sala de jantar. O arquiteto escolheu os seguintes tons para o espaço: Melodia Suave (A Cor do Ano do ColourFutures 2022), Mistério de Oceano, Conto Infantil, Desfile de Carnaval e Calor do Fogo.

Quais são as cores da CASACOR São Paulo 2022?

Casa Coral por Marcelo Salum (crédito João Paulo Oliveira)

Com o conceito de sempre trazer cores, vida e alegria para as pessoas, outro arquiteto que ousa na combinação de tons é Sig Bergamin, nome consagrado na história da CASACOR. Em seu Artsy Lounge, essa sua marca registrada de harmonizar cores aparece em tonalidades especiais de laranja e azul, que criam contraste com o padrão de pau ferro presente na marcenaria. Nas cores da Casacor, estão elas, Maravilhas Gregas, Licor de Laranja, Ouro e Preto, tintas que contrastam com o piso de mármore com paginação nada óbvia e com a paleta dos móveis, objetos e vasos de flores imponentes.

CONFIRA: CASACOR SÃO PAULO 2022: ALEXANDRE GEDEON E HUGO SCHWARTZ ASSINAM “RAÍZES”, REFÚGIO IDÍLICO E INTIMISTA INSPIRADO EM HABITAÇÕES PROVISÓRIAS DE ALTO PADRÃO.

Quais são as cores da CASACOR São Paulo 2022?

Artsy Loung, de Sig Bergamin (crédito João Paulo Oliveira)

No Bar Caracol de Pedro Luiz de Marqui, as cores na parede e piso são o Cinza Médio e o Concreto. Conceitos como distorção, brutalidade, miragem e vibração norteiam o projeto. Verde escuro, cinza, rosa e roxo compõem a paleta do espaço, que tem, ainda, toques de metalizados para trazer um clima futurista. É nesse ambiente que o projeto Cores do Mundo desembarcou na CASACOR São Paulo. Com o apoio da Tintas Coral e da ONG Estou Refugiado, o artista-plástico congolês Lavi Kasongo, que fugiu do seu país em função da guerra, criou um painel de 22 metros intitulado “Alma Colorida da Cidade”. A dupla do Plantar Ideias, Luciana Pitombo e Felipe Stracci, que assina a praça em frente ao bar, também participou dessa ação.

Quais são as cores da CASACOR São Paulo 2022?

Painel do artista plástico congolês Lavi Kasongo (divulgação CASACOR)

Projetado por Wesley Lemos, o estúdio de 37m² AMORphous marca a estreia do arquiteto e designer baiano na edição paulistana. O espaço foi pensado para um casal que ama arte contemporânea, design brasileiro e literatura. A paleta de cores prioriza os tons terrosos, do marrom ao tom de areia, é fortemente destacada pela forma orgânica AMORphous que foi projetada nas paredes e teto com a cor Pote de Argila, contrastando com a neutra Pelicano. Destaque para o revestimento do piso Travertino Nacional no estado natural e firme, que cria um ambiente fluido, que inclui rodapé alto de 40 cm e se transforma em banco e aparador. Amor, ancestralidade e beleza são traduzidos nas formas, texturas e objetos do ambiente, com lançamento de uma linha de móveis assinada pelo arquiteto e designer nordestino. O projeto reflete a interlocução com o design arte erudito e popular que caracteriza o trabalho de seu escritório.

Quais são as cores da CASACOR São Paulo 2022?

Estúdio AMORphous, de Wesley Lemos (crédito João Paulo Oliveira)

Baño Tulum, projetado por Joe Filho Arquitetos, se divide em duas partes – uma antessala e as cabines reservadas para uso dos visitantes –, onde a leveza dos materiais deixa o ambiente ainda mais acolhedor. Como o próprio nome do espaço dá a dica, a cidade mexicana famosa por sua beleza natural é a inspiração dos estreantes na CASACOR São Paulo Joe Filho e Talitha Cassettari. A entrada em formato de arcos e a paleta neutra, com nuances de bege e areia, remetem ao cenário magnífico das praias de Tulum. Os revestimentos seguem a mesma composição cromática, marcada ainda pela presença da pedra madeira amarela bruta natural, capaz de emanar uma estética rústico-chique, como denominam os arquitetos. Combinando com esses materiais, a Textura Design, da Coral, remete à areia e às texturas naturais desse cenário paradisíaco de Tulum. Branco Europeu e Pinheiro Natalino foram as cores da Casacor escolhidas por eles.

Quais são as cores da CASACOR São Paulo 2022?

Baño Tulum, por Joe Filho Arquitetos (crédito João Paulo Oliveira)

A Casa Eté assinada pelo escritório Todos Arquitetura, dos sócios Maurício Arruda e Fábio Mota, conta com área social ampla com sala, cozinha, jantar, home office e varanda, além da suíte completa. Ela revela aspectos dos lares genuinamente brasileiros, com elementos arquitetônicos e decorativos que remetem diretamente às casas do interior que muitos de nós temos na memória, com toda a sua informalidade, cores, diversidade e soluções. Destaque para o Sunken Sofa. Recurso muito utilizado nos anos 1970, no qual o sofá fica rebaixado, possibilitando uma experiência mais imersiva, informal e acolhedora, é um dos pontos principais do ambiente, influenciando em outros diversos aspectos arquitetônicos. Esta é uma casa 100% design brasileiro, incluído móveis, iluminação, tapetes e tecidos. Nas paredes e tetos, foram utilizadas as cores Bronze Palm Springs e a refrescante Melão Verde.

CONFIRA: COM EXCLUSIVIDADE PARA A CASACOR SÃO PAULO 2022, GUSTAVO MARTINS ASSINA AMBIENTE CARREGADO DE HISTÓRIA E REFERÊNCIAS PESSOAIS

Quais são as cores da CASACOR São Paulo 2022?

Casa Eté, do Todos Arquitetura (crédito Salvador Cordaro)

Quer ver mais ambientes inspiradores? Para compartilhar toda a criatividade dos profissionais consagrados e novos talentos apresentados nos ambientes projetados para o evento, a Tintas Coral se uniu ao Pinterest, plataforma de inspiração. Visite o perfil da Tintas Coral e acesse a pasta Coral na CASACOR. A Tintas Coral também instalou Pin Codes – códigos QR próprios do Pinterest – em ambientes da CASACOR São Paulo 2022 para o acesso rápido à pasta com mais referências separadas por tons e espaços específicos.

 

SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2022

Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073.

Quando: de 05 de julho a 11 de setembro de 2022 Horário de funcionamento:

Terça a Sábado das 12h às 22h

Domingos e Feriados das 11h às 21h

Bilheteria digital: https://casacor.byinti.com

Sobre a AkzoNobel

Fornecemos tintas e revestimentos sustentáveis e inovadores nos quais nossos clientes, comunidades – incluindo o meio ambiente – demandam cada vez mais. É por isso que tudo o que fazemos começa com Pessoas. Planeta. Pintura. Nosso portfólio de marcas de classe mundial – como Coral, International, Sikkens e Interpon – tem a confiança de clientes em todo o mundo. Atuamos em mais de 150 países e buscamos nos tornar líderes globais da indústria. É o que você esperaria de uma empresa de tintas pioneira que está comprometida com metas baseadas na ciência e tomando medidas genuínas para enfrentar os desafios globalmente relevantes e proteger as futuras gerações. Para obter mais informações, visite www.akzonobel.com. © 2022 Akzo Nobel N.V. Todos os direitos reservados.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 28 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais