Com exclusividade para a CASACOR São Paulo 2022, Gustavo Martins assina ambiente carregado de história e referências pessoais

Loft UM revela a rica bagagem do arquiteto e homenageia a linguagem visual do icônico Conjunto Nacional, onde a 35º edição da mostra acontece. Dono de um olhar apurado e de uma bagagem repleta de potentes referências visuais, Gustavo Martins acaba de assinar um ambiente inédito onde ele próprio ocupa o lugar de morador. Não […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 05 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Loft UM revela a rica bagagem do arquiteto e homenageia a linguagem visual do icônico Conjunto Nacional, onde a 35º edição da mostra acontece.


Dono de um olhar apurado e de uma bagagem repleta de potentes referências visuais, Gustavo Martins acaba de assinar um ambiente inédito onde ele próprio ocupa o lugar de morador. Não por acaso o projeto, desenvolvido sob-medida para a 35º edição da CASACOR São Paulo, revela em cada detalhe as vivências, gostos, afinidades e particularidades do arquiteto.

Tudo no ambiente — desde a distribuição dos espaços até a iluminação e a curadoria afiada de obras de arte — revela a identidade Gustavo. “Para esta edição da CASACOR eu criei algo completamente diferente do que costumo fazer e decidi me colocar como o personagem protagonista do projeto. Além de ser nova para mim, esta proposta dialoga com o tema do evento: Infinito Particular”.

Com exclusividade para a CASACOR São Paulo 2022, Gustavo Martins assina Loft Um, ambiente carregado de história e referências pessoaisO espaço de 67m² foi batizado de “Loft UM”, nome que faz referência a um sentido de unidade e individualidade. “Projetei um ambiente cheio de significados, que reflete o morar de um indivíduo em busca de manifestar sua identidade. O loft é, também, um local que esbanja a sensação de proteção e pertencimento”, pontua Gustavo.

CONFIRA: CASACOR SÃO PAULO 2022: ALEXANDRE GEDEON E HUGO SCHWARTZ ASSINAM “RAÍZES”, REFÚGIO IDÍLICO E INTIMISTA INSPIRADO EM HABITAÇÕES PROVISÓRIAS DE ALTO PADRÃO.

Esteta convicto, o arquiteto optou desenhar um espaço que enaltece a composição arquietônica do Conjunto Nacional, onde a CASACOR será sediada em 2022. O prédio foi projetado por David Libeskind na década de 50 e até hoje é reconhecido como um dos primeiros edifícios modernos multifuncionais construídos na capital paulista.

Com exclusividade para a CASACOR São Paulo 2022, Gustavo Martins assina Loft Um, ambiente carregado de história e referências pessoais

Gustavo não revestiu nenhuma coluna do Conjunto Nacional e tampouco forrou a laje do edifício. Muito pelo contrário. Ele decidiu manter os elementos aparentes e desenhar situações capazes de evidenciar a história do prédio, considerado uma verdadeira joia paulistana. É que, para o arquiteto, morar com história tem imenso valor.

Pensando em reforçar ainda mais a potência arquitetônica do Conjunto Nacional, Gustavo optou por incluir, no “Loft UM”, uma curadoria estrelada de mobiliários. Muitas das peças foram desenhadas na atualidade, mas ainda sim carregam a essência do modernismo e dialogam com a narrativa visual do prédio. É o caso da Poltrona Pierre, de Thiago Curioni (a peça será lançada na própria mostra), e do Sofá Abapo de Roberta Baqueri, ambas criações que engrandecem o apelo estético do edifício. “Eu fiz questão que toda curadoria de mobiliario fosse bem pensada para trazer referências atuais, mas sem perder o DNA do modernissmo”, diz Gustavo.

Com exclusividade para a CASACOR São Paulo 2022, Gustavo Martins assina Loft Um, ambiente carregado de história e referências pessoais

Com exclusividade para a CASACOR São Paulo 2022, Gustavo Martins assina Loft Um, ambiente carregado de história e referências pessoais

A jornada visual do loft é costurada por uma paleta de cores onde o tom do concreto contrasta com a marcenaria de matiz mais fechada e com a parede em pedra basaltina, elementos que evocam a beleza dos mobiliários modernistas.
Carregado de história e personalidade, o “Loft UM” é um espaço que prima pela conexão íntima entre morador e criador que são, essencialmente, um só.

 

SERVIÇO CASACOR SÃO PAULO 2022:

05 de julho a 11 de setembro de 2022 

Terça a sábado e feriados, das 12h às 21h

Domingo, das 12h às 20h

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 05 julho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais