Cheio de bossa, espaço “Somos” harmoniza elegantes móveis planejados com peças assinadas e acabamentos naturais feitos por comunidades brasileiras
Simples e potente em igual medida, “Somos” é o projeto de estreia de Gabriel Fernandes na CASACOR São Paulo. O ambiente de 70m² descortina uma vista emblemática para a Rua Augusta e foi cuidadosamente idealizado para propor diálogos sobre o coletivo. Não por acaso, o arquiteto apostou no uso de revestimentos e materiais (desde tear manual até cerâmicas) feitos artesanalmente por comunidades brasileiras. “Nossa intenção é dar voz a bons projetos e, principalmente, valorizar o que é verdadeiramente nosso”, pontua Gabriel.
Um dos grandes destaques do espaço “Somos” é o projeto primoroso de móveis planejados e revestimentos de madeira assinado pela Simonetto. Highlights incluem o revestimento ripado curvo (tom “Veredas”), que envolve todo o espaço e imprime boas doses de aconchego ao décor. Outro detalhe digno de menção é o aparador no tom “Damasco”, também desenvolvido pela Simonetto, marca presente em 18 estados e referência no setor moveleiro há 35 anos.
Todos os móveis e revestimentos desenvolvidos pela Simonetto surgem protagonizados por tons exclusivos que fazem parte da recém-lançada coleção “Olhares”.
O uso de cores neutras no espaço, aliás, foi proposital: a ideia do arquiteto era justamente desenhar um pano de fundo harmonioso para reforçar a potência dos mobiliários e obras de arte.
A seleção estrelada de móveis é digna de menção. Gabriel optou por uma curadoria que combina itens contemporâneos com peças vintage, e objetos de high design com mobiliários mais ordinários. A ideia? Reverenciar um Brasil heterogêneo, miscigenado, e cheio de influências distintas.
Cada canto do ambiente é ocupado por peças de impacto e significado. No living, há poltronas produzidas pelo Liceu de Artes e Ofícios, lindamente arrematadas com acabamento em jacarandá e revestimento de tear manual produzido no Muquém, em Minas Gerais. A poltrona Kid, de Zanine Caldas, surge revestida em lâmina de palha natural com o linho do Buriti feita pela associação de mulheres Artecoop, no Maranhão. No bar, as poltronas do designer Carlos Motta contracenam com as mesas desenvolvidas exclusivamente por Nicole Tomazi e Sérgio Cabral. A cozinha, por sua vez, abriga cadeiras desenhadas na década de 50 pelo mestre Zanine Caldas, e repaginadas com tecido de algodão tingido manualmente por Maibe Maroccolo.
Além de mobiliários que reverenciam grandes nomes do design nacional, o ambiente também carrega uma curadoria poderosa de obras de arte assinadas por talentos como Marcelo Oséas, Sandra Vaiano, Christus Nóbrega, Adrianna Eu e Denilson Machado.
Para presentear os visitantes com uma irresistível sensação de aconchego, Gabriel optou por incluir um projeto luminotécnico afiado de Maneco Quinderé e paisagismo assinado por Renata Tilli.
Esteta nato e dono de um olhar sensível, arquiteto também reforça que não existe um único ítem de maior importância dentro do espaço. Todos brilham igualmente, já que a ideia central do projeto “Somos” é reforçar a coletividade e atribuir o mesmo valor a tudo e a todos — como deve ser.
SERVIÇO CASACOR SÃO PAULO 2022:
05 de julho a 11 de setembro de 2022
Terça a sábado e feriados, das 12h às 21h
Domingo, das 12h às 20h
Conjunto Nacional, Avenida Paulista