Tipos de vaso sanitário: quais são e como escolher

O banheiro é sempre um desafio à parte na hora da reforma ou obra. Além da escolha dos revestimentos, que sempre abordamos por aqui, este ambiente requer um conhecimento técnico profundo para não errar na compra de louças e metais. Um item que ainda gera bastante dúvida é o vaso sanitário.  Além da questão estética, […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 21 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Tipos de vaso sanitário: quais são e como escolher

Projeto do escritório Macaxá Arquitetura com vaso sanitário com caixa acoplada (Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação)

O banheiro é sempre um desafio à parte na hora da reforma ou obra. Além da escolha dos revestimentos, que sempre abordamos por aqui, este ambiente requer um conhecimento técnico profundo para não errar na compra de louças e metais. Um item que ainda gera bastante dúvida é o vaso sanitário. 

Além da questão estética, a escolha de um vaso sanitário está relacionada à economia de água e ao espaço disponível para sua instalação no ambiente. Considerados estes pontos principais, podemos partir para a escolha de cores, acabamentos, design e marcas. 

Hoje, encontramos no mercado quatro modelos principais de bacia sanitária:

 

Convencional

Tipos de vaso sanitário: quais são e como escolher

Projeto do SP Estúdio com bacia sanitária convencional (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

 

Um dos modelos mais comuns em casas e apartamentos antigos, este vaso sanitário é separado da válvula de descarga, instalada na parede. Esta configuração é a que possui maior desperdício de água, além de uma manutenção trabalhosa, uma vez que o reparo pode envolver a quebra da parede. 

São ideais para banheiros pequenos, pois são modelos mais compactos, o que acaba sendo ótimo em relação ao espaço disponível. A vazão de água mais intensa, que pode chegar a 14 litros, também facilita a eliminação de dejetos, diminuindo o estresse com entupimentos. 

Hoje, é comum encontrar bacias convencionais com tecnologia duo na válvula de descarga, na qual você pode escolher entre uma vazão menor ou maior de água, diminuindo o desperdício de água. 

CONFIRA: COMO USAR TORNEIRAS COLORIDAS NO BANHEIRO

 

Bacia suspensa 

Tipos de vaso sanitário: quais são e como escolher

Projeto do Studio Julliana Camargo com bacia sanitária suspensa preta (Foto: Divulgação / Evelyn Muller)

 

A bacia suspensa é, na realidade, um dos tipos de vaso convencional com acionamento por válvula. A principal diferença é que, ao invés de estar apoiada no chão, ela fica presa à parede, o que lhe confere um visual mais moderno. 

Apesar da estética interessante, este não é o principal motivo pelo qual a bacia suspensa foi criada. Ela serve à uma necessidade técnica, quando a saída de água e esgoto é horizontal. Isso acontece em subsolos ou locais onde o banheiro está abaixo do nível da rede de coleta de esgoto, de forma que os dejetos precisam ser enviados para cima ou para o lado. 

 

Caixa acoplada

Tipos de vaso sanitário: quais são e como escolher

Projeto do escritório Macaxá Arquitetura com vaso sanitário com caixa acoplada (Foto: Gisele Rampazzo / Divulgação)

 

Mais moderno que o modelo convencional, o vaso sanitário com caixa acoplada tem sido a principal escolha para os projetos contemporâneos. Ele possui um sistema de reservatório atrás da bacia, o que diminui o desperdício de água, uma vez que apenas a água armazenada ali é usada na descarga.

Alguns modelos também possuem acionamento duplo de descarga, permitindo que o morador escolha entre uma vazão de água maior (6 litros) ou menor (3 litros). Essa tecnologia permite uma redução de até 60% no consumo de água. Outra grande vantagem deste modelo é que a manutenção ocorre de maneira mais fácil, já que a caixa permanece fora da parede.

Entre as desvantagens, vale destacar o maior comprometimento de espaço, o que pode dificultar a circulação em banheiros e lavabos muito pequenos. Além disso, por ser um modelo mais moderno, o custo é mais alto do que o modelo convencional. 

 

Sistema a vácuo

Tipos de vaso sanitário: quais são e como escolher

Projeto do arquiteto Gustavo Passalini com vaso sanitário a vácuo (Foto: Divulgação / Denilson Machado, MCA Estúdio | Produção: Studio Jefferson Stünner)

Se a sua prioridade é sustentabilidade, invista no vaso sanitário a vácuo. Este modelo possui um sistema de pressão, em que os dejetos são aspirado e levados ao esgoto com somente 1,2 litros de água. 

A instalação requer mão de obra especializada, já que todo o sistema precisa ser avaliado e colocado corretamente, para que os canos consigam suportar a pressão. Além disso, o material da bacia precisa ser mais resistente, razão pela qual ela é mais cara do que todas as anteriores. 

O que mais levar em consideração? 

Decidido o modelo, é hora de se atentar às especificidades de cada peça. As dimensões tendem a ser padrão, com comprimento mínimo de 70 cm e uma altura de aproximadamente 40 cm. Para garantir conforto ao usuário, é recomendado um espaço minímo de 60 cm entre a bacia e a parede, para acomodar as pernas em frente ao vaso. 

Outro ponto delicado é a escolha do fabricante. Opte por nomes de referência no setor, como Deca, Roca, Incepa, entre outros. Isso irá garantir uma maior qualidade e garantia do produto, principalmente, contra rachaduras, vazamentos e transtornos chatos, mas comuns com vasos sanitários. 

Embora a cor branca seja a mais comum, também existem vasos sanitários em outras tonalidades, sendo a preta uma das mais queridinhas nos últimos tempos. Basta pensar o que funciona para o estilo do seu projeto! 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 21 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais