Tipos de cuba: quais os principais modelos e como escolher

Cuba: Confira dicas importantes para sua obra! Escolhido o material da bancada, é hora de definir a cuba! O modelo ideal irá valorizar ainda mais o seu ambiente. No mercado, há diferentes modelos, formas e cores disponíveis. Cada uma delas apresenta características técnicas específicas. Entender essas diferenças e o perfil do cliente é imprescindível para […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 30 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Cuba: Confira dicas importantes para sua obra!

Tipos de cuba: quais os principais modelos e como escolher

Projeto do arquiteto Gustavo Passalini  (Foto: Divulgação / Denilson Machado, MCA Estúdio | Produção: Studio Jefferson Stünner)

Escolhido o material da bancada, é hora de definir a cuba! O modelo ideal irá valorizar ainda mais o seu ambiente. No mercado, há diferentes modelos, formas e cores disponíveis. Cada uma delas apresenta características técnicas específicas. Entender essas diferenças e o perfil do cliente é imprescindível para fazer uma escolha mais assertiva. 

Antes de entrar nas especificidades de cada modelo, vale relembrar algumas regras gerais para garantir a funcionalidade no ambiente. Quanto às medidas, a bancada do banheiro deve ter uma profundidade mínima de 50 cm, assim, irá comportar a maioria das cubas. Quanto à largura, reserve uma área de sobra de 40 a 50 cm na bancada em relação à cuba. Já a altura deve ser de 90 cm. 

 

Cuba de apoio

Tipos de cuba: quais os principais modelos e como escolher

Projeto do escritório Kika Tiengo Arquitetura (Foto: Alessandro Gruetzmacher / Divulgação)

 

Esse estilo de cuba é instalado sobre a bancada e conta com uma enorme variedade de modelos e tamanhos. Sua posição de destaque e instalação relativamente simples garante uma liberdade para adotar formatos esculturais. Tamanha versatilidade é a razão pela qual a cuba de apoio é a mais especificada por arquitetos e designers de interiores. 

A variedade de modelos permite encontrar facilmente alguma que se ajuste perfeitamente a qualquer ambiente: de um lavabo pequeno a uma suíte espaçosa. Ela também é uma ótima solução para bancadas de dimensões reduzidas, pois dispensa espaço inferior. 

Como ela fica apoiada na bancada, sugiro investir em um modelo estiloso, com potencial para ser o protagonista do projeto. Hoje, peças com linhas sinuosas ou angulares estão em alta. 

Outro ponto a se levar em consideração é a diferença entre cubas de apoio com mesa para o metal, que possuem um furo para colocar uma torneira, sempre de bica baixa, e aquelas sem mesa para metal, onde é necessário o uso de uma torneira de bica alta ou de parede.

CONFIRA: CONHEÇA OS TIPOS DE CUBAS DISPONÍVEIS PARA BANHEIROS E DICAS DE USO

Cuba de embutir

Tipos de cuba: quais os principais modelos e como escolher

Projeto do escritório SP Studio (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

 

As cubas de embutir ficam completamente embaixo da bancada, fixadas pela parte inferior da pedra. Como são mais profundas é necessário que a bancada tenha o tamanho suficiente para comportá-las. Com a tecnologia correta, é possível fazer cortes na marmoraria para encaixá-la com um bom acabamento na parte superior.

Indicada para quem prefere um visual delicado e clean, ela também disponibiliza mais espaço para produtos e enfeites na bancada. Mas vale lembrar que o espaço interior do armário será reduzido para comportar o corpo da cuba. 

A cuba de embutir pode ser encontrada em modelos quadrados, retangulares, ovais e redondos. Por isso, atente-se com a melhor dimensão para o tamanho da sua bancada.

 

Cuba de sobrepor

Tipos de cuba: quais os principais modelos e como escolher

Projeto do escritório Apartamento 203 (Foto: Júlia Ribeiro / Divulgação)

As cubas de sobrepor são aquelas encaixadas dentro do móvel do banheiro, deixando visível apenas uma pequena borda, mais alta em relação à superfície da pia. Diferente do modelo de embutir, ela ocupa menos espaço no móvel da bancada e são encaixadas pela parte superior da bancada. É perfeita para quem prefere um visual minimalista. 

Além dos modelos brancos de louça mais clássicos, existem diversos tipos de design para as cubas de sobrepor, com cores e materiais diferentes. 

Da mesma forma que ocorre nas cubas de apoio, o uso da torneira deve seguir o modelo escolhido: a bica baixa em modelos com mesa para o metal e bica alta ou de parede para as sem mesa para o metal.

 

Cuba de semi-encaixe

Tipos de cuba: quais os principais modelos e como escolher

Projeto do Studio Canto (Foto: Cris Farhat / Divulgação)

 

Ela fica literalmente encaixada na bancada, com a parte da frente para fora. Moderna, prática e compacta, é ideal para ambientes com bancadas de pouca profundidade. A parte de trás fica fixada e a da frente mais aparente, deixando a cuba em evidência. As laterais da bancada, ficam com uma profundidade menor e isso facilita a circulação e a abertura de portas.

Neste caso, a saia da bancada deve ter no mínimo a mesma altura da borda da cuba para ficar com um bom acabamento e dar suporte para a louça. As cubas de semi-encaixe possuem poucas variações de cores e materiais. Mas atenção: é imprescindível levar essa cuba para a empresa que for fazer a bancada, para ser encaixada com precisão.

 

Cuba suspensa ou lavatório

Tipos de cuba: quais os principais modelos e como escolher

Projeto de escritório londrino (Foto: Elsa Young / Frank Features)

Instalada diretamente na parede, ela é muito prática, pois dispensa o uso de bancada ou gabinete. Costuma ser escolhida para banheiros públicos e também para ambientes pequenos, como lavabos.

Caso a parede seja de drywall é importante avaliar se ela aguenta o peso da bancada suspensa. Esse modelo também é indicado para banheiros que precisam ter acessibilidade, sendo possível encaixar a cadeira de rodas na parte inferior.

 

Cuba esculpida

Projeto de Fernanda Dabbur (Foto: Divulgação)

Chamamos de cuba esculpida aquelas que são produzidas com o mesmo material usado na bancada. São muito especificadas por profissionais pela liberdade criativa que o modelo oferece ao projeto. É possível, por exemplo, executá-la em pedras ornamentais, sintéticas ou porcelanatos que reproduzem diversos tipos de materiais.

Com isso, é possível desenvolver um ambiente personalizado e adequado para as dimensões do espaço. Nesse estilo, ainda é possível esconder o ralo e criar diversos desenhos que atendam às necessidades e à estética do projeto. E uma grande vantagem é que de acordo com o material aplicado, é possível revestir pisos e paredes com o mesmo material.

 

Tanque de chão

Projeto do arquiteto GAM Arquitetos (Foto: Rodrigo Melo / Divulgação)

Nas cubas de pisos, o ponto de esgoto fica no chão, diferente dos outros modelos. Possuem um design mais minimalista e deixam os ambientes mais modernos. Uma grande vantagem é que elas não precisam se apoiar em nenhuma parede, como os outros modelos. Com criatividade, é possível compor ambientes super diferentes. Você está pensando em colocar uma cuba no meio do banheiro? Esse é o tipo ideal!

Um detalhe importante é que é possível usar armários na parte inferior das cubas de pisos. Também vale investir em nichos, armários superiores ou prateleiras, fazendo uma composição harmoniosa. 

Como o ponto de esgoto fica no piso, é importante avisar ao responsável pela mão de obra com antecedência para que a parte hidráulica seja preparada corretamente.

 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 30 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais