Como lavar tapetes e carpetes

Você sabia que os tapetes podem ter quatro vezes mais bactérias que um banheiro? Eu te desafio a não pensar nisso na próxima vez que adiar a lavagem do seu! Sei que esta é uma peça delicada e que requer alguns cuidados na higienização, mas é fundamental aspirá-la uma vez por semana e lavá-la pelo […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Como lavar tapetes e carpetes

Tapete Amazonia do Studio SuperLimão para Santa Monica Tapetes (Foto: Rafael Renzo / Divulgação)

Você sabia que os tapetes podem ter quatro vezes mais bactérias que um banheiro? Eu te desafio a não pensar nisso na próxima vez que adiar a lavagem do seu! Sei que esta é uma peça delicada e que requer alguns cuidados na higienização, mas é fundamental aspirá-la uma vez por semana e lavá-la pelo menos a cada um ano e meio. 

Como aspirar o tapete

Com a chegada do inverno, muitas famílias têm o costume de retirar os tapetes do armário para aquecer os ambientes. Contudo, o acúmulo de poeira nestes tecidos é uma das principais causas de alergias respiratórias dentro de casa, que pode ser facilmente resolvida com a aspiração semanal. 

O ideal é utilizar um aspirador de pó na velocidade média, sempre seguindo o sentido dos fios, a fim de evitar que enrosque ou desfie. O uso da vassoura para retirada do pó, apesar de ainda empregado, é desaconselhado, pois apenas levanta a poeira, que tende a se acumular em outra superfície – não resolvendo o problema! 

Como lavar tapetes e carpetes

Tapete Sisal Mandacaru em bege, da By Kamy (Foto: Tiago Cappi / Divulgação)

Como remover manchas 

Não tem como evitar! Se você costuma receber muitas pessoas em casa, tem filhos ou pets, uma hora ou outra, algum líquido provocará manchas no tapete. Pode ser uma taça de vinho, o xixi do cachorro ou um copo de refrigerante, na maioria dos casos, o estrago é remediável. 

CONFIRA: 3 COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE COMPRAR O SEU TAPETE

O primeiro passo é utilizar um pano branco e limpo ou toalha de papel para absorver imediatamente o líquido, enxugando-o de fora para dentro. Mas atenção: em hipótese alguma esfregue a mancha, o que pode espalhar a sujeira. Limpe sempre dando batidinhas e absorvendo a sujeira, sugando a maior parte de líquido possível. 

A primeira regra para a conservação de tapetes é não utilizar produtos químicos ao tentar retirar manchas. Duas misturas caseiras são as favoritas na hora de retirar manchas, desodorizar e limpar superficialmente tapetes com segurança. A primeira delas é de 1 copo de água para 1 de vinagre. Molhe um pano, torça bem e passe no tapete ou carpete. 

A segunda é espalhar uma pasta com bicarbonato de sódio e um pouco de água sobre a superfície manchada e aguardar de 10 a 30 minutos. Para finalizar, retire o excesso já seco com um aspirador de pó ou escova.

Como lavar tapetes e carpetes

Tapete preto e branco geométrico da Botteh Handmade Rugs (Foto: Botteh Handmade Rugs / Divulgação)

Como lavar tapetes e carpetes 

Se posso te dar uma dica de amiga é: esqueça a ideia de fazer isso em casa! As máquinas residenciais possuem um sistema de rotação que danifica fibras delicadas, o que é o caso da maioria dos tapetes. Além disso, grande parte dos tecidos exigem uma lavagem a seco, melhor executada em lavanderias especializadas. 

Fibras naturais, como o algodão e o sisal, são lavadas manualmente. Eles podem até parecer inofensivo, mas tendem a soltar tinta e podem manchar na lavagem caseira. Além disso, pentear e amaciar as fibras são cuidados que garantem maior vida útil a eles. 

A seda e o xantungue devem ser lavados a seco. Depois, o tapete é colocado sobre um tablado em uma estufa para secar, nunca pendurado. Este processo evita os desbotamentos causados pelo sol, as dobras indesejadas e o encolhimento do material. 

No caso dos persas, todo cuidado é pouco! A lã de carneiro, quando manuseada de forma incorreta, pode manchar, enrugar e até rasgar. As lavanderias costumam utilizar xampus especiais à base de ingredientes naturais que impedem a migração da tinta. A lavagem é artesanal e, quando necessário, realizam também a restauração dos nós. 

Já os carpetes pedem um procedimento diferente: uma máquina a vapor ejeta o produto de limpeza diluído em água, eliminando ácaros, fungos, bactérias, sujeiras e odores. A secagem é feita também por um equipamento próprio, que deixa o tapete pronto para uso em duas horas. No método 100% a seco, escovas especiais aplicam os compostos químicos, que são absorvidos imediatamente.

O investimento na lavagem de tapetes e carpetes pode parecer caro, mas compensa. Afinal, este gasto dificilmente ocorrerá mais de uma vez ao ano e, se bem conservado, seu tapete sobreviverá a várias gerações! 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 20 junho 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais