Ao comprar ou pesquisar pisos para sua casa, é possível que você tenha se deparado com alguns índices, números que à primeira vista podem não fazer muito sentido, mas são de fundamental importância para acertar na escolha. Um dos mais importantes quando falamos em revestimentos é o coeficiente de atrito.
O coeficiente de atrito é o parâmetro utilizado para medir a resistência do revestimento ao escorregamento. A lógica é simples: quanto maior o atrito, menor o escorregamento. Assim, conseguimos dividir os pisos conforme o risco que eles apresentam a acidentes quando molhados.
Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), um piso antiderrapante é aquele que apresenta coeficiente de atrito maior ou igual a 0,4. Esta informação deve ser encontrada na descrição do produto.
No geral, dividimos os revestimentos da seguinte maneira:
- Pisos com coeficiente de atrito < 0,4: recomendados para instalações normais, que não demandam maiores cuidados com segurança;
- Pisos com coeficiente de atrito entre 0,4 a 0,7: recomendados para locais onde se requer resistência ao escorregamento;
- Pisos com coeficiente de atrito > 0,7: recomendados para locais onde o risco de escorregamento é muito intenso.
CONFIRA: PAGINAÇÃO: O QUE É E QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS PARA PISOS E PAREDES
Agora que você já consegue definir em que grupo o piso se encaixa, é necessário avaliar se ele é ideal para o uso planejado. Para isso, você precisa saber se estamos tratando de uma área molhada ou molhável.
- Áreas molhadas: ambientes onde a condição de uso ou a exposição a intempéries naturais poderão resultar na formação de uma lâmina de água. Este é o caso de banheiros com chuveiro, mais especificamente, dentro da área do box; áreas externas descobertas; lavanderias abertas; entre outros.
Se você tem o hábito de lavar alguns ambientes com grande quantidade de água, também é melhor considerá-los uma área molhada.
- Áreas molháveis: recebem respingos de água devido ao uso do ambiente ou à exposição a intempéries naturais, mas não o suficiente para acumular grande quantidade de água. É o caso de lavabos; área próxima à bancada do banheiro, da cozinha ou da lavanderia.
Caso você verifique que o ambiente em questão é uma área molhada ou molhável interna, provavelmente, o piso indicado deve ter um coeficiente de atrito entre 0,4 e 0,7. Isso porque, dentro desta categoria, ele já apresenta certa resistência ao escorregamento, mas também não é uma superfície super rugosa que pode incomodar ao toque ou acumular muita sujeira.
CONFIRA: O QUE É TRANSIÇÃO DE PISO E QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS
Os pisos com coeficiente menor que 0,4 são indicados apenas para áreas internas que tem pouco ou nenhum contato com água. É o caso de salas, quartos e escritórios. Apesar de secas, as escadas são um ponto de dúvida na maioria dos projetos: eu prefiro pecar pelo excesso e especificar um piso antiderrapante, por se tratar de uma zona que já representa naturalmente um risco à segurança.
Já os pisos com coeficiente de atrito maior que 0,7 são recomendados apenas para locais onde o risco de escorregamento é muito intenso, como rampas, degraus externos, áreas externas e próximo à piscina. No geral, são superfícies mais rugosas, que tendem a dar um pouco mais de trabalho na limpeza, mas compensam pela segurança oferecida.