Em um país tropical como o Brasil, a chegada do inverno desperta maior preocupação com relação ao conforto térmico. Afinal, passamos a maior parte do ano nos adaptando ao calor, com pisos frios, ar-condicionados e climatizadores, já estamos craques! Com as baixas temperaturas, já não é bem assim.
Ao contrário do que possa parecer por este movimento típico brasileiro, conforto térmico não tem a ver com a época do ano, muito pelo contrário! Nada mais é do que se sentir confortável com a temperatura interna da casa ou apartamento, independente do clima externo.
A temperatura térmica ideal varia conforme a localização ou o gosto individual, mas no geral gira em torno de 21 a 24 ºC. Garantir esta circunstância dentro de casa é muito mais simples durante a obra ou a reforma, do que depois com a casa pronta, e a escolha do piso é uma das principais estratégias para isso!
Pensando nisso, selecionei 4 opções para quem deseja garantir o conforto térmico do lar o ano todo!
Madeira
CONFIRA: CONFORTO TÉRMICO: O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO NA ESCOLHA DOS REVESTIMENTOS
Entre os materiais naturais, a madeira é disparada a que mais oferece conforto térmico em termos de piso. Não à toa, ela foi por muito tempo a principal opção para casas de campo e de praia, já que é capaz de estabilizar sua temperatura tanto em regiões frias, como quentes.
Cada peça tem cores, tonalidades e veios únicos. Como existe uma grande diversidade de madeiras na natureza, há tipos que terão mais variações de tons e outros que serão mais uniformes. Este aspecto natural traz maior aconchego e acolhimento, “aquecendo” visualmente o projeto.
Vinílico
Com um custo melhor do que a madeira, o piso vinílico é feito de cloreto de vinila ou PVC. No mercado, é possível encontrar diversas opções de cores e texturas, com destaque para os amadeirados.
Assim como o laminado, que trarei a seguir, ele é considerado um piso térmico, ou seja, sua temperatura não varia conforme o exterior. Mesmo em dias muito quentes ou frios, o piso vinílico fica estável e confortável para pisar. Para quem ama andar descalço ou tem crianças que engatinham e brincam pelo chão, vale a pena o investimento.
Laminado
Já o piso laminado é composto por diversas camadas de derivados de madeira, em larguras e comprimentos variados. Ele é coberto por uma resina melamínica e também dispõe de diversas cores, acabamentos e estampas. Por ser instalado sobre uma manta, garante mais conforto térmico ao ambiente.
Porcelanato aquecido
Se você está buscando conforto térmico no inverno ou em regiões frias, uma alternativa pode ser o piso aquecido, também conhecido como piso radiante. Ele consiste em um sistema de aquecimento instalado sob o piso para controlar a temperatura do ambiente.
Existem dois modelos de pisos aquecidos, que variam conforme o tamanho da casa: os hidráulicos e elétricos. No primeiro sistema, o aquecimento ocorre através de uma tubulação disposta embaixo do contrapiso, por onde passa a água aquecida a gás. No modelo elétrico, o aquecimento é feito por cabos calefatores (resistências elétricas) em forma de serpentina ou através de mantas de aquecimento, também instaladas embaixo do contrapiso.
O porcelanato é o mais indicado para este tipo de instalação, por apresentar uma alta condutividade térmica, transferindo o calor de forma eficiente de um cabo de aquecimento para a superfície do piso. Sem dúvida, esta é uma opção mais cara que a demais, mas é uma solução para quem deseja a praticidade e elegância do piso frio, com mais conforto térmico.