Enquanto a maioria das pessoas prefere jogar seguro e escolher uma base neutra para seus projetos, há quem reconheça o poder de um piso colorido! Quando utilizado da maneira correta, ele pode ditar o tom da decoração, entregando charme e muita personalidade.
A seguir, separei 17 ambientes para todos os gostos, desde composições vibrantes a outras sutis para se jogar sem medo no universo das cores!
- A influenciadora Magá Moura assina a reforma do seu próprio apartamento, repleto de personalidade. Para combinar com a paleta de cores viva, o piso de cimento queimado rosa foi o escolhido em todo o imóvel.
CONFIRA: PAGINAÇÃO: O QUE É E QUAIS OS PRINCIPAIS TIPOS PARA PISOS E PAREDES
- O banheiro reformado pelo Estúdio Minke usa o piso de granilite verde para compor com o teto pintado em uma tonalidade mais clara.
- As pastilhas cerâmicas rosadas contrastam com os metais pretos do banheiro, levando um toque moderno e de originalidade ao ambiente. Projeto das arquitetas Nabila Sukrieh e Camila Stump, sócias no Estúdio Minke.
- No interior de São Paulo, a casa projetada pelo escritório Vão Arquitetura usa os ladrilhos com detalhes amarelos para criar um pátio, que conecta o jardim interno com o resto do plano aberto.
- Esse apartamento projetado pela arquiteta Selma de Sá Moreira transporta os moradores da cidade para o campo. Os ladrilhos do tipo florão dão o tom rústico à varanda gourmet, completa por um jardim vertical.
- O piso de epóxi amarelo, também conhecido como porcelanato líquido ou piso monolítico, dita o tom de todo o projeto do escritório Pascali Semerdjian. Sem rejuntes, a cor ganha ainda mais destaque na decoração.
CONFIRA: 14 IDEIAS DE REVESTIMENTOS COM REJUNTES COLORIDOS
- O ladrilho azul sólido ajudou a compor o clima de casa do interior neste apartamento em Brasília. Instalado apenas na entrada, ele é o contraste perfeito para a serralheria amarela. Projeto de Clarice Semerene.
- O designer de interiores Mikel Irastorza não tem medo de ousar quando o assunto é cores estampas e misturas. Os azulejos modernistas são originais do seu apê em Barcelona, e garantem um mix de estilo contemporâneo e vintage à composição.
- Também em uma pegada mais vintage, o projeto do escritório SP Estúdio traz o piso hexagonal estampado como destaque no hall de entrada. A paginação foi feita com recortes no piso de madeira, criando um efeito único.
- Em uma proposta similar, mas cor de rosa, a arquiteta Renata Gaia optou por “contornar” a área de banho com ladrilho hidráulico que pode ser molhado. O piso de madeira demarca onde a água não deve ultrapassar.
- Para quebrar a seriedade do cimento queimado das paredes e a rusticidade da madeira do móvel de gabinete, os arquitetos Mona Singal e Rafael Zalc escolheram ladrilhos hidráulicos rosas e com grafismos para o piso.
- Neste apartamento no edifício Copan, em São Paulo, o designer de interiores Gabriel Valdivieso deixou o banheiro todo rosa: o piso é de pastilhas cerâmicas hexagonais e as paredes de azulejos.
- Se você tem em casa um piso de cerâmica já sem brilho, com vários arranhões, e quer dar novos ares ao ambiente, uma alternativa é utilizar tinta epóxi. Essa foi a escolha de Paulo Biacchi ao reformar a cozinha da Liniker, que recebeu a cor Saibro, da Luxens, no piso, e nas paredes, Terracota, da Suvinil.
- No projeto das arquitetas Ana Cristina Tavares e Claudia Krakowiak Bitran, o piso, a bancada, o nicho do box e a borda da banheira ganharam acabamento em pedra Silestone em rosa choque.
- Um piso colorido não precisa necessariamente ser vibrante. O projeto do Estúdio Minke utilizou ladrilhos hidráulicos em azul marinho para a cozinha. O resultado é sutil, mas repleto de personalidade.
- Uma maneira elegante de utilizar cores no piso é apostar nos porcelanatos marmorizados. O Rosso Lepanto da Roca Cerâmica é mais puxado para o vermelho, mas há opções também de verde e azul.
- Os minerais do granilite eleito casam perfeitamente com os detalhes planejados pelo escritório Hût Architecture.