Como escolher os revestimentos para área gourmet

Na varanda, integrada à cozinha ou externa, a área gourmet é aquele espaço da casa voltado para receber. Como o próprio nome já diz, este ambiente é estruturado em torno da gastronomia, geralmente, contando com uma churrasqueira ou fogão. Presume-se que ali serão preparadas refeições ou servidos comes e bebes.  CONFIRA: ESPAÇO GOURMET: SAIBA COMO […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 01 abril 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

Projeto do Studio RG Arquitetura com piso de porcelanato Concretíssyma, da Portobello (Foto: André Nazareth / Editora Globo)

Na varanda, integrada à cozinha ou externa, a área gourmet é aquele espaço da casa voltado para receber. Como o próprio nome já diz, este ambiente é estruturado em torno da gastronomia, geralmente, contando com uma churrasqueira ou fogão. Presume-se que ali serão preparadas refeições ou servidos comes e bebes. 

CONFIRA: ESPAÇO GOURMET: SAIBA COMO COZINHA E VARANDA PODEM SE TRANSFORMAR EM AMBIENTES PERFEITOS PARA COZINHAR E RECEBER

Por este uso, que inclui uma circulação intensa de pessoas e um alto risco de manchas por óleo ou bebida, é fundamental escolher bem cada revestimento da área gourmet. Isso inclui desde o piso à parede, churrasqueira e bancada. 

 

Porosidade

O primeiro ponto de atenção aqui é quanto à porosidade do revestimento. Isso significa avaliar a absorção de água de um determinado material. “Mas Lilian, a minha área gourmet não é externa?”. Maravilha, ainda assim, a absorção está diretamente ligada às manchas de gordura, sangue, vinho e o que mais você derrubar na bancada ou no piso. 

Os porcelanatos, e algumas pedras industrializadas (como o Dekton, por exemplo) lideram a lista de materiais menos porosos, e as pedras naturais tendem a ser mais porosas. As demais peças cerâmicas são divididas em Grês, Semi-Grês, Semi-porosos e Porosos. 

 

  • Porcelanatos: baixa absorção – resistência mecânica alta (BI a – de 0 a 0,5 %);
  • Grês: baixa absorção – resistência mecânica alta (BI b – de 0,5 a 3%);
  • Semi-Grês: média absorção – resistência mecânica média (BII a – de 3 a 6%);
  • Semi-Porosos: alta absorção – resistência mecânica baixa (BII b – de 6 a 10%);
  • Porosos: alta absorção – resistência mecânica baixa (BIII – acima de 10%). 

 

Além de ser um aspecto fundamental para áreas molhadas e molháveis ou onde o preparo de alimentos pode ocasionar manchas, a porosidade influencia diretamente na resistência mecânica daquele revestimento. Se você pretende receber muita gente e ter uma ampla circulação de pessoas, é importante escolher um piso menos poroso e mais resistente, evitando futuras trincas. 

Projeto do escritório ACF Arquitetura com revestimentos da Portobello (Foto: Renato Navarro / Editora Globo)

 

Resistência ao escorregamento

Se sua área gourmet é externa ou próxima à piscina, não tem nem o que discutir: você irá precisar de um piso antiderrapante. Segundo a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), esta classificação é definida por um coeficiente de atrito maior ou igual a 0,4. Esta informação deve ser encontrada na descrição do produto. Quanto maior o coeficiente, mais áspero é o piso.

 

  • Pisos com coeficiente de atrito < 0,4: recomendados para instalações normais, que não demandam maiores cuidados com segurança;
  • Pisos com coeficiente de atrito entre 0,4 a 0,7: recomendados para locais onde se requer resistência ao escorregamento;
  • Pisos com coeficiente de atrito > 0,7: recomendados para locais onde o risco de escorregamento é muito intenso, como próximo a piscinas, em rampas, degraus, banheiros e áreas externas. 

 

Esse índice determina o nível de segurança da superfície ao escorregamento quando há presença de líquidos. É aí que entra a questão com áreas gourmets cobertas! Mesmo na ausência de chuva direta, a área gourmet é um ambiente molhável, ou seja, sujeito a respingos de água, bebida e até gotas de chuva vindas da janela. 

Se posso dar um conselho é passar longe de pisos polidos na área gourmet. Com o consumo de bebidas alcoólicas e circulação de mais pessoas, o risco de acidentes é aumentado e não custa nada se precaver. 

 

A seguir, confira os prós e contras de alguns dos materiais mais comuns em áreas gourmet! 

 

Cerâmica

Projeto do Studio Deux combina azulejos cerâmicos de metrô com papel de parede de folhagens (Foto: Divulgação / Júlia Ribeiro)

 

Como mencionei acima, as peças cerâmicas são uma alternativa super viável para a área gourmet, desde que consideremos sua porosidade. É um material com bom custo-benefício e ampla variedade de modelos, cores, texturas, tamanhos e formas. Por ser um material um pouco mais frágil, é recomendado que seja usado apenas em áreas cobertas. Neste contexto, pode durar mais de 20 anos. Para manter o piso ou a parede limpos, basta passar um pano úmido. 

 

Porcelanato

Projeto da arquiteta Cristiane Schiavoni com bancada em porcelanato que imita mármore (Foto: Carlos Piratininga / Divulgação)

 

Assim como no caso da cerâmica, a procura pelo porcelanato cresceu muito nos últimos tempos. Apesar de ser um pouquinho mais caro, é um material muito versátil que pode ser encontrado com acabamentos que imitam pedra, madeira e outros padrões. Uma de suas grandes vantagens é a resistência a manchas de gordura, um problema frequente na área gourmet. Opte por um porcelanato intermediário, fosco, a fim de evitar acidentes em áreas molhadas. 

 

Ladrilho hidraúlico

Projeto assinado por Erica Salguero com ladrilho hidráulico no frontão (Foto: Renato Navarro / Divulgação)

 

Por ser feito à base de cimento, o ladrilho hidráulico também é muito durável e pode ter uma vida útil de até 100 anos quando instalado corretamente. Por ser muito resistente a altas temperaturas, pode ser aplicado na própria churrasqueira, nas paredes ao redor e no piso. Uma coisa é certa: ele não passará despercebido! 

 

Mármore

Projeto do escritório Mais Alma Arquitetura tem mármore travertino navona (Foto: Divulgação / Denilson Machado / MCA Estúdio)

 

Os mármores são considerados um dos materiais mais sofisticados do mercado. Mas a pesquisa de qual tipo utilizar na área gourmet deve ser minuciosa, pois o material apresenta um alto nível de porosidade e acaba absorvendo líquidos e manchando com mais facilidade. Há empresas especializadas em tratamento de mármores e granitos, que podem dar um diagnóstico e aplicar um tratamento específico que ajude na diminuição da porosidade.

 

Granito

Granitos clássicos são resistentes e tem um bom custo-benefício. Ele tem uma aparência mais pigmentada, e está disponível em diversas cores, de neutras a coloridas. Por ser considerado mais “duro” do que o mármore, é mais tolerante a manchas e riscos. É recomendável fazer impermeabilização uma vez por ano para prolongar a durabilidade, principalmente, da bancada. 

 

Pedras naturais

Projeto da arquiteta Thaisa Bohrer com pedras em toda a parede da área gourmet (Foto: Fellipe Lima / Divulgação)

Elas são lindas, não tem como negar! Mas além da porosidade, as pedras naturais aplicadas em áreas externas com incidência de sol tendem a perder o brilho e exigem uma atenção ainda maior com a manutenção. É possível restaurar depois, porém, uma dica é optar por acabamentos mais foscos, como o escovado.

 

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 01 abril 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais