12 ideias de revestimentos para meia-parede

Como o próprio nome já diz, a meia-parede consiste em dividir a parede ao meio com diferentes revestimentos. Esta divisão horizontal valoriza a amplitude do ambiente e tem feito sucesso em apartamentos pequenos, seja em salas, cozinhas, quartos ou banheiros.  No geral, a altura recomendada para uma meia-parede é de 1,10 contando a partir do […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 24 março 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:
Ideias de revestimentos para meia-parede

Projeto da arquiteta Flávia Lauzana tem meia-parede pintada com as cores Mousse de Goiaba e Terra Roxa, da Suvinil (Foto: Divulgação / Mariana Orsi / Produção fotográfica: Mayra Navarro)

Como o próprio nome já diz, a meia-parede consiste em dividir a parede ao meio com diferentes revestimentos. Esta divisão horizontal valoriza a amplitude do ambiente e tem feito sucesso em apartamentos pequenos, seja em salas, cozinhas, quartos ou banheiros. 

No geral, a altura recomendada para uma meia-parede é de 1,10 contando a partir do solo. No entanto, esta medida pode variar conforme o gosto pessoal: há quem divida o pé-direito literalmente ao meio ou quem suba até mais um pouco o horizonte. 

Independente da medida, a meia-parede é uma tendência que veio para ficar, com toda a sua versatilidade. Embora sua forma mais comum seja a pintura, já tenho visto muitos projetos adotando outros revestimentos para meias-paredes. A seguir, separei 12 ambientes com diferentes opções para você escolher o que mais se identifica! 

 

  1. Pintura

A pintura é o revestimento mais clássico em meias-paredes. A designer de interiores Flávia Lauzana apostou no uso de tons terrosos, que aquecem a sala e harmonizam com os objetos decorativos feitos de materiais naturais. 

Ideias de revestimentos para meia-parede

Os tons terrosos combinam com as peças de cerâmica, vasos de barro e plantas (Foto: Divulgação / Mariana Orsi / Produção fotográfica: Mayra Navarro)

CONFIRA: CONHEÇA AS PRINCIPAIS TENDÊNCIAS EM REVESTIMENTOS PARA 2022

 

  1. Porcelanato

Simulando uma caixa, no projeto da arquiteta Amanda Miranda, as paredes e o teto da área social foram revestidos com painéis de madeira. O revestimento encontra uma meia-parede feita com recortes do porcelanato aplicado no piso. O resultado é contemporâneo e aconchegante. 

Ideias de revestimentos para meia-parede

Projeto da arquiteta Amanda Miranda tem meia-parede com recortes de porcelanato (Foto: Lilia Mendel / Divulgação)

 

  1. Concreto

As combinações mais comuns de meia-parede envolvem pintura, mas isso não é regra. A arquiteta Thaisa Bohrer, por exemplo, utilizou um ripado de concreto e frisos de madeira para criar esta meia-parede em um apartamento de 87 m². A escolha dos revestimentos valorizou a amplitude na sala de jantar. 

Ideias de revestimentos para meia-parede

Projeto da arquiteta Thaisa Bohrer com meia-parede de ripado de concreto e outra metade com frisos de madeira (Foto: Fellipe Lima/ Divulgação)

 

  1. Boiserie

Localizado próximo ao Parque Burle Marx, este apartamento de 150 m² traz a natureza para dentro com as paredes pintadas na cor Floresta Úmida, da Suvinil. O toque especial fica por conta das meias-paredes com boiseries, compradas prontas na Leroy Merlin. Enquanto na sala de jantar, a boiserie domina a parte superior da parede; na sala de estar, fica abaixo da pintura verde. 

No projeto da Josh. Atelier., a sala de jantar ganhou meia-parede com boiseries na parte superior (Foto: Eduardo Vizioli / Divulgação)

Os moradores brincaram com a cor, ora pintando a metade superior, ora a inferior das paredes (Foto: Eduardo Vizioli / Divulgação)

 

  1. Cerâmica 

Este projeto do escritório FGMF explora diferentes materiais e suas texturas. No banheiro, a tradicional combinação preto e branco prova mais uma vez que não tem erro: a meia-parede foi revestida com o Mineral Black, da Portobello. No restante, cerâmica Liverpool, também da Portobello.

Projeto do escritório FGMF com meia-parede revestida com o Mineral Black e outra metade com cerâmica Liverpool, ambos da Portobello (Foto: Victor Affaro / Editora Globo)

 

  1. Madeira

Neste projeto, a arquiteta Amanda Miranda lançou mão de soluções pontuais, como a mesa de jantar projetada em estilo “canto alemão” para deixar mais espaço livre para circulação. O banco é uma extensão da meia-parede, revestida com melamina no padrão de madeira freijó. 

Projeto da arquiteta Amanda Miranda tem meia-parede de melamina no padrão freijó (Foto: Lilia Mendel / Divulgação)

 

  1. Tecidos

Mais comum em quartos, as meia-paredes estofadas são perfeitas como cabeceiras. O tecido mais utilizado é o veludo, como neste projeto do escritório Liv’n Arquitetura. O tom nude combinado à roupa de cama rosa deu um toque aconchegante ao ambiente. 

Projeto do escritório Liv’n Arquitetura tem meia-parede estofada que funciona como cabeceira de veludo (Foto: Guilherme Pucci / Divulgação)

 

  1. Pastilhas

O Voilà Studio apostou em dois tons diferentes das mesmas pastilhas hexagonais neste banheiro, criando a sensação de meia-parede no banheiro. O tom sobre tom traz ainda mais identidade ao ambiente.

Projeto do Voilá Studio tem meia-parede com as mesmas pastilhas, em cores diferentes (Foto: Roberta Gewehr / Divulgação)

 

  1. Azulejos

O apartamento do arquiteto Rogério Gurgel imprime um toque rústico com muita personalidade. O banheiro, quase todo verde, tem meias-paredes revestidas de azulejos na área da pia e da banheira, com o restante da parede mal acabada e pintada de tinta acrílica brilhante. Aplicar o mesmo tom em diferentes revestimentos é uma forma não-convencional de criar meias-paredes.

Ideias de revestimentos para meia-parede

Projeto do arquiteto Rogério Gurgel tem meia-parede de azulejos e outra metade rústica com pintura acrílica (Foto: Fran Parente / Divulgação)

Ideias de revestimentos para meia-parede

O mesmo padrão de meia-parede se repete na área da pia (Foto: Fran Parente / Divulgação)

 

  1. Granilite

Não existia revestimento mais perfeito para este apartamento de 180 m², em um prédio dos anos 1940, que o granilite. O projeto do Estúdio Minke aplicou o granilite queimado no piso e em meia-parede do lavabo, complementando-o com uma tinta em tom mais claro de rosa. 

Projeto do Estúdio Minke com meia-parede em granilite rosa queimado (Foto: Maíra Acayaba / Editora Globo)

 

  1. Terraço

Este banheiro assinado pelo escritório KC Design Studio faz parte de uma casa de veraneio com vista para o mar em Taiwan. O projeto combina diferentes tons de rosa, com meia-parede de terrazzo. Tem algo mais Pinterest que isso? 

Projeto do escritório KC Design Studio com meia-parede em terrazo, combinada a tons de rosa (Foto: Divulgação)

 

  1. Papel de parede

O uso de papel de parede não costuma ser recomendado em áreas molháveis, como banheiros e cozinhas. Uma forma de driblar a regra é aplicar uma versão resistente à água apenas na metade superior da parede. Foi a solução encontrada pelo escritório Allida and Miller para reforçar o estilo retrô neste banheiro com banheira e lustre antigo. 

Projeto do escritório Allida and Miller aplica papel de parede na metade superior e azulejo de metro abaixo (Foto: Divulgação)

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 24 março 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais