Conheça as principais tendências em revestimentos para 2022

A Expo Revestir, maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, aconteceu na última semana, de 7 a 11 de março, e tive o privilégio de estar completamente mergulhada nesse universo. Além dos estandes de marcas parceiras, pude circular bastante pela feira e aproveitei para reunir as principais principais tendências da Expo Revestir 2022. […]

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 12 março 2022 Lilian Revestindo a Casa
Compartilhe:

A Expo Revestir, maior feira de revestimentos e acabamentos da América Latina, aconteceu na última semana, de 7 a 11 de março, e tive o privilégio de estar completamente mergulhada nesse universo. Além dos estandes de marcas parceiras, pude circular bastante pela feira e aproveitei para reunir as principais principais tendências da Expo Revestir 2022. Confira um apanhado dos lançamentos e destaques a seguir! 

 

Inspiração da natureza 

principais tendências da Expo Revestir 2022

Piso Mandacaru, da Akafloor (Foto: Akafloor / Divulgação)

A natureza já se provou uma fonte infinita de inspiração para as marcas de revestimentos. O sucesso duradouro de pisos e chapas de madeira parece ter levado os fabricantes a buscarem referências cada vez mais interessantes e vinculadas ao meio ambiente. É o caso do Mandacaru, principal aposta da Akafloor, inspirado na caatinga brasileira e em sua principal planta. 

principais tendências da Expo Revestir 2022

Grey Sky e Sand da Eucatex aplicados em armário de dormitório (Foto: Eucatex / Divulgação)

Já a Eucatex e a Duratex, além dos clássicos padrões amadeirados, trouxeram para a Revestir dois lançamentos com as cores mais vistas na feira: o verde e o azul. Enquanto a primeira elegeu o céu como inspiração para o Grey Sky, meu favorito como embaixadora, a segunda apostou no Verde Floresta.

CONFIRA:  EXPO REVESTIR 2022: PRINCIPAIS LANÇAMENTOS 

 

Verde Floresta, da Duratex (Foto: Duratex / Divulgação)

Uma opção para quem ama pedras naturais, mas busca uma solução mais sustentável, é apostar nos porcelanatos. Confesso que fiquei encantada com a linha Ceppo di Gre da Roca, que retrata com precisão a pedra italiana, incluindo os grandes seixos e sedimentos minerais incrustados em sua superfície.

Ceppo di Gre, da Roca Cerâmica (Foto: Roca / Divulgação)

 

Rochas exóticas

Mármore Paraná Milano Macchiato, da Gramarcal (Foto: Gramarcal / Divulgação)

Seguindo a linha de conexão com a natureza, o uso de pedras naturais já se provou tendência lá em 2020. De lá para cá, passamos de meia dúzia de granitos e mármores importados para dezenas de rochas exóticas na Revestir, incluindo, pedras nacionais. 

É o caso da pedra Paraná Milano Macchiato, da Gramarcal, que apresenta uma base branca com veios em tons de verde, dourado, cinza e marrom. Caracterizada como exótica, é produzida na região metropolitana de Curitiba e é uma peça considerada exclusiva. 

Cuba da Basigran esculpida em pedra natural (Foto: Basigran / Divulgação)

A Brasigran também marcou presença na feira com lançamentos em revestimentos e mobiliários de rochas naturais. Vale lembrar que no caso de bancadas, cubas, pisos de banheiros e cozinhas, é mais indicado o uso do mármore dolomítico, que apresenta maior resistência. 

 

Reconexão com a casa 

Bricks da Coleção Senses, da Portinari (Foto: Portinari / Divulgação)

 

Em um ano onde o Comfy Decor foi levantado como a principal tendência, os lançamentos de revestimentos não poderiam estar mais alinhados ao autocuidado e bem-estar. A coleção Senses da Portinari, por exemplo, traz um olhar acolhedor e fluído aos ambientes.

Amei os bricks no formato 10 x 40 cm, com relevos delicados, suaves e curvas convidativas, que envolvem todos os nossos sentidos. Esta mesma serenidade é encontrada no padrão Sand, da Eucatex, com um fundo mais rosado e sutil. A Deca também visou o autocuidado ao lançar a cuba Slim de apoio, com um design mais harmonioso e delicado. 

principais tendências da Expo Revestir 2022

Cuba Slim de apoio da Deca (Foto: Deca / Divulgação)

 

Marmorizados coloridos

Linha Atlantis, da Villagres (Foto: Villagres / Divulgação)

Já comentei aqui no Revestindo a Casa como os marmorizados coloridos ganharam destaque entre as novidades em revestimentos e isso ficou ainda mais claro na Revestir. Para quem não sabe, tratam-se de peças que reproduzem com perfeição os veios marcados e o ar elegante do mármore, por um custo geralmente menor que a pedra natural e todos os benefícios de um porcelanato. 

Se em 2021, tivemos um portfólio com opções mais neutras e aconchegantes, a cautela parece ter ficado para trás. Além dos padrões tradicionais que nunca saem de moda, como o Calacata, a Roca Cerâmica desenvolveu algumas linhas com cores vibrantes, como o Marble Noveau.  

Hope Blue, da Helena Porcelanato (Foto: Helena Porcelanato / Divulgação)

O azul também é o principal destaque entre os lançamentos da Villagres, no porcelanato da linha Atlantis, e na coleção 2022 da Helena Porcelanato, com o modelo Hope Blue, da linha Marmo. 

Coleção Jaipur, da Lurca (Foto: Lurca / Divulgação)

 

Memória afetiva 

Coleção Jaipur, da Lurca (Foto: Lurca / Divulgação)

 

Uma das tendências da Expo Revestir 2022 muito interessante é um tipo diferente de retrô, completamente vinculado às memórias afetivas. Na decoração, temos visto a força do feito à mão, com cestarias, tapeçarias e peças artesanais. No universo dos revestimentos, isso se reflete em estampas e texturas que contam histórias. 

É o caso da nova coleção de azulejos da Lurca, Jaipur, inspirada na região noroeste da Índia. Ou então, das texturas e relevos criados a partir de técnicas artísticas especiais no modelo Perseu, 45 x 90 cm, da Eliane. 

Perseu, da Eliane Revestimentos (Foto: Eliane / Divulgação)

Outras tendências da Expo Revestir 2022 que também foram destaques são as estampas florais, como a estampa Nostalgia da Incepa. 

Nostalgia, da Incepa, aplicado na cabeceira da cama (Foto: Incepa / Divulgação)

 

Flerte com a moda 

principais tendências da Expo Revestir 2022

Coleção assinada por Isabela Capeto, para a Ceusa (Foto: Ceusa / Divulgação)

 

Não é de hoje que moda e decoração flertam entre si. Nesta Revestir, ficou claro como os estonados e o tie dye são tendências que ultrapassam o vestuário, alcançando o mercado de revestimentos. Mas o grande destaque neste sentido, sem dúvida, foi a coleção de porcelanatos assinada pela estilista Isabela Capeto, para a Ceusa. 

Os lançamentos celebram o artesanal, a cor e a valorização da cultura brasileira. Inspirada em uma viagem à região do Cariri, no Ceará, a estilista desenvolveu as tonalidades e o espírito das peças, que parecem ser uma extensão das araras com suas roupas. Uma experiência completamente diferente do esperado! 

 

Grandes formatos e espessuras milimétricas

As lastras continuam sendo as queridinhas da Expo Revestir em 2022. Tratam-se de peças de porcelanato de grandíssimo formato, que ultrapassam 120 x 240 cm, e com uma espessura muito reduzida, que varia entre 6 e 9 mm. A Portobello foi a primeira marca a lançar uma lastra no Brasil, com placas de 300 x 100 cm. 

As lastras favorecem a integração e a amplitude visual, porque demandam menos emendas. São ideais para mesas, portas, bancadas, painéis de parede e ambientes integrados. 

 

Mais é tudo! 

principais tendências da Expo Revestir 2022

Parede revestida com porcelanato em super formato da Portinari (Foto: Portinari / Divulgação)

 

Se você chegou até aqui, percebeu que o “menos é mais” deu lugar ao “mais é tudo”. No mercado de revestimentos, vemos cada vez mais peças repletas de personalidade, com destaque para estampas e cores vibrantes. Com a popularização dos super formatos, estes padrões ganham ainda mais destaque quando ambientados. 

Se antes a preferência era por revestimentos mais claros e discretos, a fim de compor uma base neutra para a decoração, hoje, pisos, paredes e até tetos ganham destaque com os mais inusitados revestimentos.

Lilian Revestindo a Casa
Calendario 12 março 2022 Lilian Revestindo a Casa

Leia também

Siga-nos no instagram

@revestindoacasa

Lilian Santos

Lilian Santos

CEO do Revestindo a Casa

Sou formada em Design de Interiores e Marketing, e especialista em revestimentos. Durante muitos anos, trabalhei em empresas especializadas do segmento e compartilho todos os segredos deste universo por aqui. Ainda ministro cursos, palestras e consultorias sobre o assunto, além de integrar o time de colunistas da Casa Vogue.

Ver mais