Você sabia que a indústria da construção civil é responsável pelo consumo de cerca de 75% dos recursos naturais do planeta? Como se não bastasse, a quantidade de lixo proveniente de uma obra é imensa. O tapume é um bom exemplo do que vai parar na caçamba assim que é encerrada uma construção ou reforma.
Se você não tem ideia do que estou falando, o tapume é aquela chapa responsável por separar a sua obra do espaço público. Ela é essencial para evitar multas, uma vez que é proibido estocar materiais de construção na calçada. Além disso, aumenta a segurança dos materiais e ferramentas utilizados, dificultando o acesso, caso alguém esteja interessado em furtá-los.
CONFIRA: REAPROVEITAR É PRECISO!
Os tapumes podem ser feitos dos mais variados materiais, como madeirite, metal e alumínio. Há também quem improvise para economizar um pouquinho! Mas uma coisa é certa: assim como ele é extremamente essencial durante a construção ou reforma, no minuto em que ela acaba, é descartado na caçamba mais próxima, na pressa de limpar a bagunça do pós-obra.
Segundo a ABRECON (Associação Brasileira para Reciclagem de Resíduos da Construção Civil e Demolição), o Brasil desperdiça 8 bilhões de reais ao ano por não reciclar os materiais adequadamente. Pensando nisso, a Eternit ampliou o seu portfólio de placas cimentícias e criou uma opção reutilizável para o canteiro de obras.
A nova chapa cimentícia possui 4 mm de espessura e é produzida com a tecnologia CRFS – Cimento Reforçado com Fio Sintético, com 5 anos de garantia. “Após meses de testes rigorosos, chegamos a um produto resistente a intempéries, pragas e microorganismos, a impactos e ao fogo”, explica Rafael Mardson, gerente de Marketing e Divisão Técnica da Eternit. “Ser reutilizável dá seguimento aos nossos esforços para a construção de um portfólio cada vez mais sustentável”, complementa.
Esta é uma excelente opção para construtoras, que emendam uma obra na outra. Mas se você é uma pessoa física e quer tornar sua obra mais sustentável, por que não? Depois, você pode doar o tapume para outra obra ou mesmo promover diferentes aplicações, como construções provisórias e abrigos temporários. “O acabamento de cimento ainda garante a pronta utilização ou rápida aplicação de pinturas ou vernizes”, esclarece Rafael.
Gostou da novidade? Se quiserem, posso trazer cada vez mais ideias sustentáveis por aqui!